15 setembro 2010

O novo ano lectivo...um texto do Notícias de Penacova ( 1932 )

Neste arranque do ano lectivo, trazemos aqui um texto publicado no jornal NP de 17 de Setembro de 1932, na rubrica Tribuna do Professorado. Nesse tempo as aulas só começavam em Outubro, como muitos de nós sabemos. Comentários? Deixamo-los para os leitores ...
______________________________________________

2 comentários:

  1. David, que texto mais lindo, feliz de quem o escreveu, a bondade é a semente a ser cultivada para fazer-se homens de bem e consequentementeuma sociedade melhor, mais justa, digna. Parabéns pela sua pesquisa, continue sua missão de educador, estás num caminho brilhante!!

    ResponderEliminar
  2. Depois de tanto tempo, desde setembro, sinto pena a não ver mais nenhum comentário, emocionei-me novamente ao ler o texto e penso que apesar do tempo passado, muita coisa não mudou, vejo muito desses traços aqui no Brasil ainda, onde se não incentiva o respeito à figura do professor, mas a intimidação e até o desrespeito o que é pior, porém os pais enxergam a escola como educadora responsável até pela formação emocional e moral, esquecendo o verdadeiro papel da família, falo isso a nível de Brasil. É uma pena, torço pela perseverança e abnegação dessa figura incontestavelmente missionária, a de professor.

    ResponderEliminar