quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização ( International Literacy Day)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) celebra, hoje o Dia Internacional da Alfabetização. O Dia, criado em 1967, tem o objectivo de "despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso em matéria de educação e desenvolvimento".

Para este ano, a ideia é destacar o papel e a importância da alfabetização para a participação, a cidadania e o desenvolvimento. É importante ressaltar que, atualmente, estar alfabetizado significa não só soletrar palavras ou rabiscar o nome. Uma pessoa alfabetizada deve saber ler, escrever, compreender e transmitir suas ideias por escrito.

Segundo a Unicef, no mundo, 776 milhões de adultos são analfabetos e 75 milhões de crianças estão descolarizadas. O analfabetismo está relacionado com a pobreza e as desigualdades sociais.
SAIBA +:
http://www.reading.org/General/Conferences/InternationalLiteracyDay.aspx
http://www.unesco.org.uk/international_literacy_day

1 comentário:

  1. Enquanto não olharmos o próximo como irmão, a humanidade como sua própria família, estaremos pagando o preço da ignorância nas piores demonstrações da inferioridade do ser. É um trabalho de formiguinha, nada fácil ou leve, mas possível, começando até nas escolha de nossos governantes por exemplo.

    ResponderEliminar