quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Miro: Grupo de Escoteiros em Formação adquiriu Estatuto Oficial

Nasce um novo Grupo de Escoteiros da
Associação dos Escoteiros de Portugal

No passado dia 5 de Dezembro o Grupo nº 239 de Miro-Penacova da Associação dos Escoteiros de Portugal, realizou a sua cerimónia de Abertura Oficial na presença do Escoteiro Chefe Nacional Adjunto Jorge Lucas, que fez a entrega da bandeira oficial do novo Grupo ao Escoteiro Chefe de Grupo João Nogueira, assim como do Escoteiro Chefe Regional Abílio Matos, que oficializou a nomeação dos novos dirigentes do Grupo e restantes jovens escoteiros. Ainda nesta comitiva, esteve presente o Chefe Regional Adjunto Henrique Magueija e outros membros da Chefia Nacional e Regional que, no momento, ocupavam os cargos de Chefes de Grupos – Delfim Carreira e José Araújo - para nos acolher nesta nova família.
Esperando não nos esquecermos de ninguém, e desde já pedindo desculpas, a cerimónia contou com a presença de vários elementos representantes dos poderes locais, Câmara Municipal de Penacova, Juntas de Freguesia de Friúmes, Travanca do Mondego, Bombeiros Voluntários de Penacova e de várias instituições locais, tal como de companheiros da Associação dos Escoteiros de Portugal, de vários pontos do país e da FAEP – Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal. Contamos ainda com a delegação que representou o Agrupamento 1079 de Penacova do Corpo Nacional de Escutas, encabeçado pelo seu Escoteiro Chefe de Agrupamento Fernando Oliveira que nos deixou também uma mensagem do Senhor Padre D. Rodolfo Leite da Paróquia de Penacova que não pode estar presente.
Nesta cerimónia fizeram o Compromisso de Honra cerca de 30 elementos do novo Grupo, foi uma cerimónia algo improvisada, no sentido de que o tempo nos pregou uma grande partida, mas conseguimos manter todos os presentes acomodados na sala de reuniões do Complexo Turístico da Serra da Atalhada que desde já agradecemos a colaboração. Com o nosso lenço branco cru e castanho - feito de linho das velas do moinho e da barca serrana que caracterizam o nosso concelho - estamos assim prontos para caminhar em montes e vales, navegar pelos nossos rios e viajar pelo vento…tal como prova o nosso grito de Grupo que ontem ecoou na Serra da Atalhada.
Os dirigentes e elementos do Grupo 239 de Miro-Penacova agradecem todo o carinho e ajuda com que foram acalorados durante toda a cerimónia, e mesmo os que não conseguiram estar presentes mas nos desejaram “boa caça”, e em particular aos nossos padrinhos do Grupo 74 de Góis – pela Chefe de Grupo Sandra Marques - que nos ajudaram nesta longa caminhada.
ECG João Nogueira

1 comentário:

  1. "Sempre alerta!!! Trabalho maravilhoso dos escoteiros, num mundo onde há tanta necessidade de valores corretos e responsabilidade para com a vida e a sociedade. Sou feliz por ser "mãe escoteira", e pena estar tão longe pois faria bons pratos para seus acampamentos como faço para os daqui. Felicidade a todos, daqui do Brasil.

    ResponderEliminar