09 dezembro 2010

Jornal "Comarca de Arganil" (1901-2009) vai regressar no próximo ano


O 1º ( 1901 ) e o último (2009) números

A primeira edição da “Comarca de Arganil”  data de 1 de Janeiro de 1901. O Jornal de Penacova surgirá uns meses depois,  no dia 1 de Setembro. O proprietário e editor responsável pela publicação “Comarca de Arganil” foi A. José Rodrigues e  Eugénio Moreira o fundador.
 
" Todas as causas justas têm nele um defensor desinteressado; todos os oprimidos, um campeão; todos os necessitados, um solicitador; todos os beneméritos, uma tuba da fama; todos os desvalidos, um protector infatigável”-escrevia-se no primeiro número.

Em 2009 " A Comarca de Arganil " suspendeu a publicação. Agora, segundo notícias recentes, este jornal centenário irá aparecer de novo.

Escreve o Diário As Beiras:

"Com o objetivo de retomar a publicação do jornal “A Comarca de Arganil”, suspenso em junho de 2009, os outorgantes José Dias Coimbra, Fernando Manuel Dias, Armando Dinis Cosme, António Carvalhais da Costa, Jorge Moreira Pereira, Mário Simões do Vale, António Lopes Machado, Pedro Pereira Alves, Mário Carlos Pereira e Nuno Miguel Gomes procederam à instituição da “Fundação Memória da Beira Serra – A Comarca de Arganil”, sendo que, em finais de dezembro, vai sair uma edição especial do jornal e, a partir de fevereiro de 2011, vai começar a estar nas bancas semanalmente."

Sendo um jornal de referência na região e onde muitas notícias do concelho, principalmente da Casconha foram sendo gravadas ao longo de muitos anos, é com agrado que acolhemos esta notícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário