12 fevereiro 2012

Partido Social Democrata iniciou em Lorvão visita às freguesias do concelho


COMUNICADO À IMPRENSA
11-02-2012
 
A Comissão Política da Secção de Penacova do PSD iniciou ontem, dia 11 de Fevereiro de 2011, na Freguesia de Lorvão, um conjunto de visitas a todas as freguesias do Concelho.
O objectivo é descentralizar as reuniões, procurando aproveita-las, para tomar contacto com as realidades e necessidades locais. Pretende-se assim conhecer de mais de perto os problemas com que as nossas populações se confrontam, com o intuito de elaborar propostas que contribuam para a sua resolução.

Nesta visita à Freguesia de Lorvão, em que estiveram presentes os vereadores eleitos pelo PSD assim como o deputado Maurício Marques, foi possível verificar as seguintes situações, relativamente às quais foi manifesta a preocupação dos cidadãos contactados:

·         Degradação do pavimento da Estrada Roxo/Aveleira e dos arruamentos da Aveleira, Roxo e S. Mamede afectados pelas obras de saneamento e renovação da rede de águas terminadas em 2006;

·         Degradação do centro histórico de Lorvão;

·         Não concretização da mudança da Extensão de Saúde de Lorvão para as novas instalações entretanto criadas, cujas obras ficaram concluídas em Outubro de 2011;

·         A intenção da construção da mini-hídrica na Foz do Caneiro;

·         Necessidade de construção do Centro Escolar da Aveleira, conforme consta da Carta Educativa do Concelho;

·         Falta de coberta nas redes de telemóvel (Vodafone, Optimus e TMN) nomeadamente na Aveleira e no Roxo;

·         Execução da rede de drenagem de águas residuais em Chelo.

Na visita à Freguesia de Lorvão, foi possível constatar também  a concretização do projecto deixado pelo anterior executivo no que refere à construção do Centro Escolar de Lorvão, cujo projecto ficou concluído no início de 2009. É com regozijo que o PSD Penacova assiste agora à concretização de um  projecto para que tanto se empenhou.

Não pode deixar  também de ser enaltecido o investimento efectuado entre 2005-2009 (executivo PSD) na cobertura de rede de saneamento e melhoria da rede de abastecimento de águas na freguesia. Entre 2005 e 2009 concretizou-se uma cobertura de mais de 75% da população abrangida por rede pública de saneamento básico, tendo sido construídas cinco novas ETAR’s na Freguesia. A Freguesia de Lorvão ficou assim na linha da frente, a nível nacional, na cobertura por rede de drenagem de águas residuais. Apresentando-se Lorvão como um exemplo a seguir neste domínio.

Dos problemas verificados mereceu muito especial atenção a acelerada degradação do Centro Histórico da vila de Lorvão, zona urbana de relevante interesse não só pelo enquadramento com o Mosteiro mas também pela singularidade de algum edificado. O PSD Penacova entende que deve ser desenvolvida uma estratégia com vista à recuperação daquela zona da Vila de Lorvão. Entende que deve ser delineada uma intervenção a médio\longo prazo com vista à consolidação de Lorvão como Centro Histórico com potencial  de atracção turística à escala Nacional e internacional. A este respeito, não pode deixar de ser referido que os últimos dois anos foram completamente perdidos na atenção dispensada pela Câmara Municipal de Penacova ao valor patrimonial e turístico de Lorvão. Mas intervenções urgente que o Município deve desenvolver com vista a evitar o colapso ou degradação irreversível de algum edificado, nomeadamente devem ser articuladas com os particulares obras de emergência, que a Câmara Municipal deve apoiar financeiramente.

Mereceu atenção também o estado deplorável a que o Município deixou chegar a Estrada Aveleira/Roxo e os arruamentos principais de S. Mamede, Aveleira e Roxo, não entendendo a demora na intervenção naquelas infra-estruturas rodoviárias, exigindo-se por isso, secundando a posição já tomada pelos autarcas da Freguesia, uma rápida intervenção do Município.

Da visita, que foi acompanhada pelo Sr. Deputado Maurício Marques, ficou mais uma vez a transmissão do empenho, por parte deste responsável político, no sentido de evitar a construção da Mini-Hcidrica da Foz do Caneiro, deixando a todos mensagens de esperança de que esta obra, lançada pelo Governo do Engº Sócrates e que a tanto mal sujeitaria o Rio Mondego, jamais se concretizará.

O PSD Penacova iniciou assim uma atitude política que se pretende seja uma fazer política, através do contacto com a população e proximidade com os seus problemas. Envolvendo os responsáveis do partido num debate intenso e construtivo sobre os problemas concretos das pessoas, centrando as atenções naquilo que interessa aos cidadãos e que contribui para a melhoria das suas condições de vida.

O PSD Penacova tem como referência de debate, relativamente ao concelho, os factores de competitividade da nossa terra, aquilo que nos possa diferenciar e que possa ser transformado em riqueza. Continuamos a afirmar que não é a imitação do que se passa noutros concelhos, a repetição das mesmas iniciativas desenvolvidas noutros locais que contribui para a nossa riqueza colectiva. É necessária inovação! Estas visitas às Freguesias servem como aprofundamento de conhecimento e geração de debate, imprescindíveis para a construção de alternativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário