29 março 2011

Alto Concelho celebrou Dia da Árvore e chegada da Primavera

TRAVANCA DO MONDEGO
No passado domingo, dia 27 de Março, a Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, comemorou a chegada da Primavera.
No Parque Padre António O. Veiga e Costa, as crianças começaram por se divertir com alguns jogos e actividades.
Passou-se depois à plantação de algumas árvores de fruto, onde familiares e amigos fizeram questão de acompanhar os mais novos.
 Numa tarde em que a “homenageada” Primavera teimou em não aparecer, pois a chuva ameaçava a qualquer instante, o final da tarde terminou com um lanche.
A Junta de Freguesia pretendeu assim proporcionar um dia ao ar livre, juntando crianças e adultos, num momento de confraternização e amizade entre todos os presentes.
( do site da Junta de Freguesia)
 S. PEDRO DE ALVA
São Pedro de alva presenciou um dia diferente. Um projecto, que teve inicio numa conversa entre amigos e através do desagrado, por não ser possível no passado observar os fontanários em torno da vila, a Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva e a Junta de Freguesia apadrinharam o dia da árvore e permitiram aos alunos a participação na plantação de freixos, oferecidos pelo Dr. Carlos Fonseca, Biólogo na Universidade de Aveiro.
A Junta de Freguesia, através dos seus serviços e com o contributo dos seus colaboradores efectuou a limpeza dos espaços tornando possível vislumbrar os velhos fontanários, que no passado foram muito úteis.
A Professora Matilde da biblioteca da escola é uma das pessoas entusiastas deste projecto. Está a ser preparado um conjunto de sessões de escrita apelando à criatividade dos intervenientes e serão premiados os melhores trabalhos. Estão também a ser reunidas as condições necessárias para que os trabalhos sejam editados num livro em conjunto com uma síntese sobre a origem e o valor dos fontanários, assim como do valor do freixo na região. ( Paulo Cunha Dinis)

Sem comentários:

Enviar um comentário