sábado, 12 de março de 2011

Centenário da República: as Festas da Árvore...também em Penacova


Cartaz alusivo à Festa
da Árvore na Amadora

No dia 15 de Março de 1914, realizou-se em muitas escolas do nosso concelho a Festa da Árvore. Em S. Pedro de Alva terá sido no dia 8 pelo facto de nesse dia haver a repetição de  eleições locais.
Na escola do sexo feminino de Penacova, na Avenida 5 de Outubro, teve lugar uma sessão solene, presidida pelo Dr. Rodolfo Pedro da Silva. Também usou da palavra o Dr. Alberto de Castro, advogado, bem como César Queirós em nome de António Casimiro. Também o “jovem” Júlio Miguel Rodrigues, realçou a importância da árvore. Depois da cerimónia na escola, plantou-se uma árvore na Av. 5 de Outubro , outra no largo da capela de Sto António e outra junto ao Mirante, onde decorreu um lanche.
A Filarmónica Penacovense abrilhantou os festejos e constitui-se mesmo para o efeito uma Tuna formada pelos senhores António Montenegro, António Casimiro, Joaquim Cabral, António Cabral, Alves Coimbra, António Mendes Cabral, José Alberto dos Santos, António Assunção e Mário Viseu.
No jornal publicado na semana seguinte, as professoras da vila farão um agradecimento público. Eram elas: Laurinda da Glória Pinto da Cunha, Virgínia dos Santos Malva e Maria Eduarda da Encarnação.
 A República e o culto da Árvore

A implantação da República a 5 de Outubro de 1910 trouxe à sociedade portuguesa um conjunto de novos valores e símbolos.Entre estes destaca-se o culto da árvore. Por outro lado, com a introdução do ensino laico, a disciplina de religião e moral foi substituída por uma cadeira de educação cívica, em que a natureza e a floresta eram centrais.Ao culto da árvore associam-se a realização de manifestações cívico-pedagógicas designadas de Festas da Árvore. A "simbologia da árvore" tem também "muito a ver com a simbologia maçónica", segundo Maria Cândida Proença, veja-se a relação com as "árvores da liberdade", da "religiosidade cívica que acompanhou a Revolução Francesa"."É uma simbologia do renascer e do ressurgir, com um significado que vai da prosperidade, à riqueza, à justiça".

Sem comentários:

Enviar um comentário