sexta-feira, 25 de março de 2011

Penacova: autarcas promovem acção de sensibilização junto dos proprietários e produtores florestais

Penacova: autarcas promovem acção de sensibilização junto dos proprietários e produtores florestais
Terça, 22 Março 2011 18:29 Amicor /  Correio de Coimbra   
O município de Penacova, em colaboração com a Junta de Freguesia de Friúmes, promoveu no passado dia 12 de Março de 2011, uma acção de sensibilização para proprietários e produtores florestais.
Esta acção teve como objectivo, informar todos os participantes sobre as acções que irão ser desenvolvidas na Freguesia de Friúmes, mais concretamente na área ardida. Estas acções serão realizadas ao abrigo de uma candidatura apresentada pelo município de Penacova ao PRODER, relativa à Estabilização de Emergência Após Incêndio. De salientar que serão intervencionados 20 km de rede viária florestal, para regularização e consolidação da superfície dos caminhos, limpeza e desobstrução de valetas e construção de valetas onde necessário.
Para além disso, o projecto contempla acções de limpeza e desobstrução de aquedutos, limpeza de linhas de água, bem como a aplicação de resíduos orgânicos com o objectivo de reduzir o impacto das chuvas e consequente erosão, aumentar a rugosidade superficial e assim a retenção de sedimentos, manter a humidade do solo e reduzir a evaporação e, aumentar o teor de matéria orgânica no solo e conservar a estrutura superficial do solo.
Estiveram ainda presentes técnicos do Grupo Portucel Soporcel, que partilharam a experiência florestal do Grupo na gestão sustentável dos espaços, fazendo referência às melhores técnicas de preparação de terreno a utilizar, quais as melhores plantas, a importância da adubação e, manutenção dos espaços.
O município de Penacova convidou ainda um técnico da Autoridade Florestal Nacional para fazer uma breve abordagem às Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), o qual fez referência aos objectivos da ZIF, sua delimitação, elaboração dos planos de gestão florestal e planos específicos de intervenção florestal, vantagens em aderir bem como responsabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário