domingo, 30 de janeiro de 2011

Penacova – Zona de Turismo : um pouco da história deste conhecido cartaz…


Quem não conhece este cartaz de Penacova? Mas quem conhece, hoje, algo sobre o seu percurso? E mais uma vez nos surge o nome de Oliveira Cabral. Este escritor, jornalista e pedagogo ( 1890-1974) foi, como sabemos, um “ Amigo de Penacova” que, não sendo penacovense, nesta vila passou algumas das suas férias. A ele se deve a criação nos anos 40/50 do grupo “ Amigos de Penacova”  que daria origem à Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova. Ora, por essa altura, Oliveira Cabral publicou um pequeno caderno de promoção turística intitulado “ Algumas Palavras sobre Penacova”, onde precisamente aparece este curioso cartaz, reproduzido em miniatura, a par duma gravura feita sobre o quadro de Eugénio Moreira “ A Ferreirinha ou a Gioconda de Penacova”, cujo original se encontra no Museu Soares dos Reis.  Ainda sobre o cartaz, o livro de Varela Pécurto “ Penacova” também o reproduz. Resta-nos saber quem foi realmente o seu autor, dado que a assinatura não é legivel. Alguém, desse lado, sabe algo sobre isso? Por Penacova, e só por Penacova, achamos que seria interessante obter essa informação...

4 comentários:

  1. O artista deste cartaz foi António Fernando dos Santos, que assinava as suas obras com tóssan, conforme se pode ve no canto inferior direito. Era pintor, ilustrador, decorador e gráfico. Viveu em Coimbra alguns anos, onde se destacou fazendo caricaturas de estudantes para a Queima das Fitas.
    Nelson Correia Borges

    ResponderEliminar
  2. Em nome dos nossos leitores, muito obrigado Sr. Prof. Nelson Correia Borges

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, sempre tive curiosidade em saber!!

    ResponderEliminar
  4. Sobre o autor deste famoso e ímpar cartaz de Penacova, os esclarecimentos
    do Sr. Prof. Nelson Correia Borges são 100% correctos. De facto, por alturas de umas Festas da Vila de Penacova, este cartaz foi feito pelo grande caricaturista e pintor Tóssan que, nos princípios dos anos 50 ,passou por Coimbra. Este cartaz, refira-se já agora, foi feito por iniciativa e a pedido de Rui de Carvalho Castro Pita, grande amigo do referido Tóssan.
    Pedro Castro Pita - 23.Set.2011.

    ResponderEliminar