domingo, 29 de janeiro de 2017

Coro Essence Voices resgatou Kalenda de Sta Teresa perdida na(s) ruína(s) do mosteiro

Pároco de Lorvão, Padre João Paulo Fernandes, dando início
ao 1º Serão no Mosteiro
Fernanda Veiga, Vereadora da Cultura


Decorreu no dia 27 o primeiro encontro dos “Serões no Mosteiro de Lorvão no Feminino”. Desta vez, subordinado ao tema “A Mulher na Família”, com a presença de Margarida Miranda, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Uma conversa em família, moderada pelo Padre Nuno Fileno.


Margarida Miranda, versando o tema da Mulher na Família


No programa deste serão, constava também a apresentação oficial do filme promocional do Mosteiro de Lorvão e a actuação do Coro Essence Voices (com direcção musical de Carla Pais),  acompanhado pelo organista João Henriques.
Este momento musical teve uma particularidade muito especial: reviver neste espaço, onde durante muitos anos se terá feito ouvir, a Kalenda de Sta Teresa. De acordo com a explicação do Padre Pedro Miranda,Vigário Geral da Diocese, esta peça musical, de autor desconhecido, foi encontrada  no meio do espólio do mosteiro. Agora, passados muitos anos foi possível fazer-se ouvir de novo. A Kalenda seria uma oração cantada em latim, que fazia o anúncio (no dia anterior) da festa litúrgica de determinado santo. Com influências da ópera italiana, a peça pareceu-nos muito interessante. Mais um apontamento cultural a sublinhar.



Elementos do Coro Essence Voices
No dia 24 de Fevereiro  o tema será “A Mulher na Política e no Trabalho”, com a presença de Zita Seabra, ex-deputada e empresária editorial.


 “No desejo de delinear mais expressivamente o rosto feminino da Igreja, a Paróquia de Lorvão, com o patrocínio oficial do Município de Penacova e com o apoio de diversas entidades culturais locais e diocesanas, convidou cinco mulheres que aportarão o seu testemunho pessoal nas mais variadas dimensões: familiar, profissional, política, social, artística e, claro, religiosa.”


Fotos de Vitor Carlos Silva Pereira e David Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário