08 janeiro 2017

Corpos Sociais da Confraria da Lampreia para o triénio 2017-2020 iniciaram funções

Os Corpos Sociais da Confraria da Lampreia, para o triénio 2007-2020, eleitos no passado dia 2 de Dezembro, tomaram posse no dia 7 de Janeiro. A cerimónia, bem como a reunião que se seguiu, decorreu numa sessão aberta ao público, para a qual foram convidados os administradores dos principais blogues penacovenses.
Depois da tomada de posse e da distribuição de pelouros, o Presidente da Direcção, Luís Pais Amante, apresentou “As Linhas Orientadoras da Actividade a prosseguir pela Confraria", bem como o “Código de Conduta”, documentos que já haviam sido objecto de discussão e foram agora formalmente ratificados. 
A Confraria define como “Objectivos Genéricos”: implementar o código de conduta dos membros da Direcção, garantir a sustentabilidade da Confraria, rejuvenescer o quadro confrádico,  incrementar a imagem e a visibilidade e envolver os confrades. Relativamente ao Código de Conduta, foi salientada a extrema importância da “imagem, atenção, apresentação, inovação e acerto das medidas preconizadas” e reafirmado que a “Missão” dos confrades, é, em última análise, “elevar a Confraria, os seus Eventos, Penacova e os Penacovenses.”
Do vasto conjunto de “objectivos específicos” apresentados pela Direcção, salientaríamos a intenção de  celebrar um Protocolo com a Câmara Municipal  “para colaboração genérica, em prol do concelho, e específica, de funcionamento recíproco”. Foi também equacionada a necessidade de um novo espaço-sede,  com  carácter polivalente, de modo  a possibilitar a realização de diversas actividades e conferir  maior visibilidade à Confraria e às suas causas. Pretende-se ainda, propor “novos Confrades Amigos, nomeadamente, as Juntas de Freguesia ribeirinhas do concelho” e “nomear como Confrades de Honra, elementos fundadores da Confraria que lhe tenham prestado serviços relevantes“. No campo das Relações Públicas e Comunicação, decidiu-se reactivar a curto prazo, o “site” da Confraria e o mais breve possível, lançar um blogue e marcar presença noutras redes sociais.

No entanto, a  prioridade das prioridades, no entender de Luís Pais Amante, e de todos os membros presentes, é a criação do  Museu da Lampreia. Uma ideia que já vem de 2008. Onde, como? Ainda não é possível determinar, mas Penacova não se pode atrasar, tem que ser pioneira, não se pode deixar ultrapassar, reafirmou o presidente da Direcção. Espaço autónomo, secção de um futuro Museu Municipal? Questões que ficam em aberto. Também foi abordada a ideia de criação de um Centro Interpretativo.  Sobre este assunto, o Arquitecto Fábio Nogueira, recordou que o Plano de Acção  de Regeneração Urbana de Penacova – PARU – prevê a instalação de um Centro Fluvial de Investigação e Vigilância Ambiental, propósito que vem ao encontro desta preocupação.
Após o almoço, decorreu mais um espaço de reflexão e de recolha de sugestões para o Plano de Actividades a ser elaborado oportunamente. Foi de novo sublinhada a questão do Museu da Lampreia, estrutura que, seja qual for o modo de concretização, deverá contar sempre com a supervisão da Confraria.
Outras ideias surgiram: assinalar o Dia da Confraria, coincidindo, por exemplo, com a data da escritura; lançar meses temáticos (além da lampreia, míscaros, doçaria conventual); organizar cursos /workshops de Micologia; dotar a Confraria de uma biblioteca especializada e promover a educação ambiental e a consciência ecológica, centrada num melhor conhecimento desta espécie, ultrapassando o debate geralmente focado apenas no consumo. Falta ainda referir a realização, em data a definir mas ainda este mês e para assinalar o início da época da lampreia, de um evento musical  de Fado de Coimbra nos Claustros do Mosteiro de Lorvão, que poderá vir a ser designado por “Serenata à Lampreia”. Foi também decidido que no próximo dia 20 os novos corpos sociais se deslocarão à Câmara Municipal para apresentação de cumprimentos ao Executivo.

Recorte do Jornal Nova Esperança de 31 de Agosto de 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário