13 janeiro 2017

Lorvão no Feminino de Janeiro a Maio

As Santas Rainhas Teresa e Sancha, "mulheres à frente do seu tempo"  foram "fonte de inspiração" para a elaboração do programa "Serões no Mosteiro" - refere uma nota de imprensa enviada às redacções dos órgãos de comunicação social da região. O cartaz que publicamos aponta para uma iniciativa conjunta da Paróquia de Lorvão e do Município de Penacova. Passamos a transcrever na íntegra o texto da referida comunicação que hoje recebemos: 

Lorvão  acolhe serões no Mosteiro

O Mosteiro de Lorvão custodia, há mais de sete séculos, as preciosas relíquias dos corpos das Santas Rainhas Teresa e Sancha de Portugal. Nelas buscou-se a fonte de inspiração para um conjunto de cinco serões que o Mosteiro de Lorvão nos convoca nas últimas sextas-feiras de Janeiro a Maio. Mulheres à frente do seu tempo, as Santas Rainhas sintetizam, em poliédricas dimensões, o génio feminino.
Ainda recentemente recordou-nos o Papa Francisco: “a Igreja é uma mulher, não é ‘o’ Igreja, é a esposa de Jesus Cristo. [...] Não existe Igreja sem esta dimensão feminina, porque ela mesma é feminina” (1.11.2016).
Neste horizonte se inscreve a constelação de reflexões que nestas noites brilharão no mosteiro lorvanense. No desejo de delinear mais expressivamente o rosto feminino da Igreja, a Paróquia de Lorvão, com o patrocínio oficial do Município de Penacova e com o apoio de diversas entidades culturais locais e diocesanas, convidou cinco mulheres que aportarão o seu testemunho pessoal nas mais variadas dimensões: familiar, profissional, política, social, artística e, claro, religiosa.
Como a hagiografia de Teresa de Portugal nos relata, o equilíbrio exigente entre a vida profissional, a vida familiar, a participação social e política é tarefa própria para os heróis das virtudes. Na centúria de 1200 e nos nossos dias. Sobre tudo isto, falaremos nestas noites.

PROGRAMA

27 de Janeiro de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Família”
Convidada: Margarida Miranda | professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Apresentação oficial do filme promocional do Mosteiro de Lorvão
Momento musical: Coro Essence Voices

24 de Fevereiro de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Política e no Trabalho”
Convidada: Zita Seabra | ex-deputada, empresária editorial
Momento musical: João Henriques (órgão) e instrumentos de sopro (Filarmónica Boa Vontade Lorvanense)

31 de Março de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Sociedade”
Convidada: Isabel Jonet | presidente do Banco Alimentar contra a Fome
Momento musical: João Henriques (órgão)

28 de Abril de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Igreja”
Convidada: Inês Vasconcelos | assistente na Capelania Hospital do CHUC
Momento musical: Escola Diocesana de Música Sacra

26 de Maio de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Cultura”
Convidada: Teresa Salgueiro | cantora
Momento musical: Escola de Música de São Teotónio



Sem comentários:

Enviar um comentário