segunda-feira, 25 de julho de 2016

Luís Reis Torgal distinguido com Medalha de Mérito Científico

O Professor Doutor Luís Reis Torgal foi distinguido recentemente com a Medalha de Mérito Científico, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A cerimónia teve lugar no dia 4 de Julho, integrada no Encontro Ciência 2016 que se realizou em Lisboa.
O galardão foi  atribuído a 12 investigadores portugueses considerando as suas “elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever”, e sobretudo “por se terem distinguido por um valioso e excepcional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”. Além de Reis Torgal a Medalha de Mérito Científico foi atribuída às seguintes personalidades: Arsélio Pato de Carvalho - Neurociência, Carlos Bernardo - engenharia de Polímeros,  Claudina Pousada – Área da Genómica, João Lopes Baptista -  ciência dos Materiais , João Sentieiro - Robótica,  Miriam Halpern Pereira  -  História , Nuno Portas - Arquitectura , Odete Santos Ferreira - investigação sobre SIDA e Pedro Guedes de Oliveira - Eletroencefalografia. Luís Reis Torgal distinguiu-se na sua carreira de historiador “com contribuições significativas para a investigação em história contemporânea.”
Profundamente ligado ao concelho de Penacova, podemos ler na página electrónica do Município uma breve resenha do seu percurso académico: “Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pertenceu ao Instituto de História e Teoria das Ideias, tendo dirigido, entre outras publicações, a Revista de História das Ideias e a revista Estudos do Século XX. Coordenador de investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), de que foi fundador, e membro de numerosas sociedades científicas, Reis Torgal, dedica-se, enquanto historiador a vários temas do séc. XX português, destacando-se o Estado Novo e a República. Autor de inúmeras publicações, foi vencedor do Prémio Joaquim de Carvalho da Imprensa da Universidade de Coimbra pela obra Estados Novos, Estado Novo e Prémio de História Contemporânea da Academia Portuguesa de História pela Fotobiografia António José de Almeida e a República, editada em parceria com o município de Penacova."
Felicitamos o Professor Doutor Luís Reis Torgal por esta Honrosa Distinção e regozijamo-nos com mais este importante reconhecimento  do seu trabalho de investigador e historiador.


Fontes:



Sem comentários:

Enviar um comentário