sábado, julho 20, 2024

Medalhas de Honra Municipal 2024 (1): Alfredo Santos Fonseca


Nota biográfica que acompanhou a projecção de um pequeno vídeo:

"Nasceu a 31 de Maio de 1944. Começou por ser alfaiate e aos 17 anos já trabalhava por conta própria. A sua actividade profissional em S. Pedro de Alva alargou-se à venda de máquinas de costura e aos seguros e, mais tarde, já com empresa própria, aos móveis e electrodomésticos.

Entregou-se à vida autárquica e foi presidente de Junta de Freguesia durante 3 mandatos: 1980 a 1983; 1983 a 1985 e de 1994 a 1997, ficando ligado à actividade autárquica mais de trinta anos.

São deste período obras marcantes para S. Pedro de Alva o saneamento básico, a Escola Básica Integrada, a s ede da Junta de Freguesia, Jardim de Infância, o Vimieiro, e várias acessibilidades por toda a freguesia.

Em 2007 assume a direcção da Casa do Povo de S. Pedro de Alva, onde se manteve até 2014. Fica ligado à ampliação e requalificação das instalações daquela instituição.

Ao longo dos anos entregou-se à escrita e é autor de mais de uma dezena de publicações sobre os mais variados temas: a guerra colonial, a diáspora, costumes, tradições e histórias de S. Pedro de Alva e das terras de Mondalva."


Palavras proferidas pelo homenageado: 

"Quando se trabalha voluntária e afincadamente em prol do bem comum, fazemo-lo sem ser em vista a qualquer reconhecimento. O bom trato do povo que sempre acreditou em mim foi suficiente para me motivar a fazer cada vez mais e melhor, se possível, pela minha querida S. Pedro de Alva.

Em 1981 começou a minha longa caminhada autárquica:três e meio (por minha opção) mandatos de Secretário, um de membro da Assembleia, três de Presidente da Junta, e um de Presidente da Assembleia de Freguesia. Nesta longa caminhada que não foi interrompida pela alterações políticas alcançadas com o 25 de Abril de 74, reuni uma vontade férrea de me sacrificar até ao extremo para satisfazer os anseios e carências daquele bom povo que vivia miseravelmente, quase sem dar por isso, com falta de alguns meios de comunicação rodoviária entre a povoação do cavaleiro e a sede de freguesia, Laborins-Hombres, Hombres-Vimieiro -Paradela, Vimieiro-Friúmes, arruamentos dentro das povoações, sem asfalto ou calçada, água ao domicílio, electricidade em parte da freguesia, saneamento básico na vila, criação e construção da EB 2,3 para garantir o ensino do Segundo Ciclo até ao 9º ano, uma magnífica sede da Junta de Freguesia, com Pré-primária anexa, etc, etc, estendeu-se ao longo de 32 anos onde dediquei os melhores anos da minha vida, entre os 27 e os 59 anos, ao progresso da minha freguesia.

As soluções destas carências não seriam possíveis sem o apoio incondicional de ex-presidentes da Câmara do meu tempo que foram o Dr Joaquim Leitão Couto, já de saudosa memória, e o Eng.º Manuel Estácio Flórido a quem São Pedro de Alva muito deve.

Quem conheceu S. Pedro de Alva nesse tempo e a vê hoje notará uma grande diferença, também porque os executivos que me sucederam souberam pegar nos indícios que lhes deixei e têm prosseguido com o desenvolvimento da freguesia, pelo que são merecedores da minha estima, respeito e consideração.

Pouco depois de me libertar das lides autárquicas, reformei-me, entreguei os bens aos meus filhos e passei a gastar a maior parte do meu tempo a escrever. Até este momento já escrevi e publiquei onze livros cujos textos têm por missão registar e perpectuar para a história acontecimentos e pessoas que foram autores do vasto património que hoje desfrutamos e que na falta destes registos cairiam no esquecimento. Entendo que esta actividade a que voluntariamente me entreguei se reveste de grande significado, pois quem não respeita o passado não merece ter futuro.

Resta-me humilde e modestamente “agradecer quem teve o ensejo de agraciar este “Zé Ninguém" que cerca de metade da sua vida dedicou em benefício do bem comum e do progresso da freguesia de S. Pedro de Alva.

Muito obrigado a todos os proponentes deste galardão com especial destaque para o senhor Presidente da Câmara e seus Vereadores por terem reconhecido e avaliado esta pequena árvore com ela ainda de pé, sim, porque depois de tombada, já é mais fácil a sua avaliação...

Esta valiosa medalha que com muito agrado e respeito recebo, porque me foi entregue pelo município, peço licença ou autorização para a repartir pela minha família aqui presente a quem tantas vezes faltei com o devido carinho e apoio por andar a resolver os problemas da freguesia.

Não pedi nem esperava esta distinção, mas se me foi atribuída, aceito-a com muito agrado porque transforma este dia num dos mais felizes da minha vida.

A todos o meu muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário