quinta-feira, 26 de maio de 2016

Penacovense recordado na Lápide Memorial do Regimento de Infantaria 5 nas Caldas da Rainha

Vai fazer no próximo dia 10 de Junho três anos que foi inaugurado em Penacova um Memorial em homenagem aos Combatentes na Guerra do Ultramar na sequência da criação da Associação dos Combatentes, em 2011. Numa pesquisa sobre este tema cruzámo-nos com uma referência  a este soldado penacovense morto em combate em 1961.


"Albino da Silva Martins, Soldado Atirador n.º 921/60, natural de Boas Eiras, da freguesia e concelho de Penacova, mobilizado pelo Regimento de Infantaria 5 para servir na Região Militar de Angola, integrado na Companhia de Caçadores 116 do Batalhão de Caçadores 114.Tombou em combate no dia 16 de Agosto de 1961. Está sepultado na campa 3-3 do talhão militar no cemitério de Sassa, em Angola.
O seu nome consta numa Lápide Memorial no Regimento de Infantaria 5 - Caldas da Rainha (agora «Escola de Sargentos do Exército»), com os seguintes dizeres: «PRESTA HOMENAGEM AOS HERÓIS DO R.I.5. CAÍDOS EM DEFESA DA PÁTRIA».


Embarcou no NTT "Niassa" – largado de Alcântara (Cais da Rocha do Conde de Óbidos) no domingo 28 de Maio de 1961 e acostado ao porto de Luanda às 08:00h da 6ªfeira, 9 de Junho de 1961  – e fez parte do terceiro grande contingente de tropas destinadas a reforço da guarnição normal da Região Militar de Angola."


No talhão militar deste cemitério de Sassa está
sepultado na campa 3-3 Albino Martins
(foto recente)
Conseguimos apurar que estão sepultados em Bissau: Adelino Costa, Adosindo Brito e Manuel Benardes; em Nampula, Carlos Neves; em Teixeira de Sousa, Floriano Silva; em Mariano Machado (sep. perp.), Leonel Rosas; nas freguesias de naturalidade: Arménio Alves, Fernando Pinto, Henrique Cabral, José Carvalho, Manuel Vilas e Manuel Tomé.


______________________

Em breve no Penacova Online: Tenente Coronel Almeida Brito primeira vítima mortal do míssil STRELLA


Sem comentários:

Enviar um comentário