16 fevereiro 2024

Caso da “serial killer” Luiza de Jesus vai ter documentário na RTP2

ANTE-ESTREIA DECORREU ONTEM EM LISBOA


O caso Luiza de Jesus, que tem relação directa com o nosso concelho, mais precisamente com a aldeia de Gavinhos, continua a ser tema de estudo, motivo de questionamento e matéria para a produção literária, teatral e audiovisual.

A ante-estreia teve lugar no Teatro A Barraca

Assistimos ontem, no cineteatro A Barraca (Lisboa) à ante-estreia do documentário “Luiza de Jesus”, um trabalho da produtora A Clara Amarela Films, realizado por Ricardo Clara Couto, que será muito em breve estreado no Canal 2 da RTP.

A seguir à projecção do filme/documentário numa das salas daquele teatro do Largo de Santos, o numeroso público presente teve oportunidade de dialogar com os principais intervenientes neste trabalho que tem a participação especial (voz) de Maria do Céu Guerra.

O documentário que recorre à animação 3D é intercalado com diversas intervenções desde a historiadora da Universidade de Coimbra, Maria Antónia Lopes, passando pela jornalista que no Expresso (2016) tratou o assunto, Anabela Natário, até à autora do romance histórico “A Assassina da Roda”, Rute Serra, que em 7 de Março de 2020 esteve em Penacova para apresentar este seu livro.
Recorde-se que Luíza de Jesus ia buscar crianças de tenra idade à Roda dos Expostos, gerida pela Misericórdia de Coimbra, matando-os a seguir, presumivelmente para se aproveitar do enxoval e dos 600 réis que eram atribuídos em troca da amamentação e criação até aos 7 anos. Corria o ano de 1772. Encontraram-se os cadáveres de trinta e três bebés. Confessou ter garrotado vinte e oito por suas próprias mãos! Foi condenada à morte. Atenazada pelas ruas de Lisboa, cortaram-lhe as mãos em vida, foi garrotada e queimada.

[Veja AQUI algumas das publicações do Penacova Online sobre o caso Luiza de Jesus]
 

Imagens da apresentação do livro "A Assassina da Roda" em Penacova (2020)

Note-se que a “história da última mulher executada em Portugal”, acusada de ter cometido “o mais horrendo dos crimes: o massacre de inocentes”, deu origem ao romance histórico “A Assassina da Roda” tendo como autora Rute Serra, publicado pela Editora Guerra & Paz.

Por sua vez, a autora adaptou a obra para o palco. O monólogo encenado e interpretado por Maria Henrique, teve como título 'Luiza de Jesus - A assassina da roda' e esteve em cena no Teatro da Trindade INATEL de 29 Abril a 30 de Maio de 2021.

Também o TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra) apresentou em Maio de 2023 uma criação colectiva com direção de Cristina Valente (dramaturgia de Ana Sousa, Catarina Martins, Cristina Valente, Daniela Proença, Kelly Veloso, Si Masseno e Tatiana Almeida, sendo a interpretação de Ana Sousa, Catarina Martins, Daniela Proença, Kelly Veloso, Si Masseno e Tatiana Almeida) com o título “33 – Seis Faces de Luísa”. Saliente-se que este trabalho, baseado na história da ‘serial killer’ portuguesa, natural de Figueira do Lorvão, foi igualmente apresentado em Penacova no dia 13 de Junho de 2023.

Segue-se agora, como referido acima, o excelente documentário a passar por estes dias na RTP2. Fique atento. Recomendamos vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário