12 março 2020

Ainda a apresentação em Penacova do livro “A Assassina da Roda” noticiada n' “A Comarca de Arganil"


Com a devida vénia, publicamos o artigo de A Comarca de Arganil de 12 de Março de 2020, assinado por José Travassos de Vasconcelos:

“Rute Alexandra de Carvalho Serra é oriunda de Coja e no passado sábado, dia 7, lançou o livro intitulado “A Assassina da Roda – A História da última mulher executada em Portugal”, na Biblioteca Municipal de Penacova, com a presença de muitos cojenses, familiares da escritora, entre eles o Padre António Borges de Carvalho.
O livro relata um caso que remonta ao ano de 1772, em que Luísa de Jesus, de 27 anos de idade [lapso da notícia de A Voz de S. Pedro de Alva, pois teria 23], casada, praticou crimes horrorosos em Coimbra, onde se descobriu que foram de tal natureza que eles ocupam um dos primeiros lugares na criminologia em Portugal, sendo a última mulher executada em Portugal.
Como se lê num escrito da altura, lido pelo apresentador do livro, Prof. David de Almeida, “Luísa de Jesus residia em Coimbra [era natural de Gavinhos -Figueira de Lorvão, que na altura pertencia ao Termo de Coimbra] e tinha por costume ir à Roda buscar recém-nascidos com o pretexto de se encarregar da sua criação. Depois, em sua casa, ou no olival de Montarroio, matava as crianças, esquartejando-as, asfixiando-as ou enforcando-as e assim conseguiu eliminar 33. Ao confessar os crimes cometidos, declarou, porém, ter morto 28 e não 33. Passada busca a casa, foram encontrados dentro de um pote de barro, não muito oculto, crânios, ossos e pedaços dos pequeninos cadáveres em completo estado de putrefação. O fétido dentro da casa era horroroso, parecendo incrível que alguém ali pudesse residir. A monstra ia buscar as crianças para poder receber a espórtula de 600 réis, 1 côvado de baeta e 1 berço por cada uma. O julgamento efectuou-se em Lisboa, onde cumpriu a pena por sentença da Relação, sendo atenazada pelas ruas públicas, cortadas as mãos em vida, garrotada e queimada em 1 de Julho de 1772.”
É esta a história verídica que Rute Serra passou para as páginas de um livro, lançado já em Lisboa, pela Guerra e Paz Editoras, um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos, que refere “aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova”.

Depois do Vice-Presidente da Câmara, João Azadinho, ter elogiado não só a escolha daquele espaço para o relançamento do livro, como a presença de alunos da Escola de Artes e do Grupo de Teatro de Penacova, que veio enriquecer o momento, foi então a vez do Prof. David de Almeida falar sobre o livro, que após desenvolver parte da história,  focou que “na parte final do romance ficamos a saber que o irmão de Luísa de Jesus terá assistido à execução e terá trazido as cinzas numa “cista” para a Serra de Gavinhos…onde foram espalhadas ao vento, ao mesmo vento que durante séculos  fez rodar as velas dos moinhos ainda hoje ali existentes.”
Para a autora do livro, Rute Serra, foi uma grande honra estar ali num espaço emblemático de Penacova, tanto mais estando rodeada da familiares vindos de Coja, e porque este lançamento tem um significado muito especial, por ser o concelho de Luísa de Jesus, mas também por ser um concelho com uma riqueza patrimonial inexcedível, citando o amor que tinha por Penacova Vitorino Nemésio, que “se inspirou através dos seus escritos”.                      


Sem comentários:

Enviar um comentário