24 abril 2016

Coral Divo Canto assinalou 13º Aniversário

O Coral Divo Canto assinalou ontem o seu 13º aniversário, organizando o já habitual Encontro de Coros. Nesta edição, marcaram presença o Coral Stella Maris, de Peniche, e o Orfeão de Seia. Endereçamos os nossos sinceros parabéns, não apenas por estarmos em fase de aniversário, mas também porque o grupo tem vindo a revelar um crescendo de qualidade, afirmando-se assim como digno “embaixador cultural” de Penacova nos mais variados palcos nacionais e internacionais. Depois de partilharmos com os nossos leitores um conjunto de imagens do espectáculo que decorreu no Centro Cultural de Penacova, faremos uma breve resenha do seu percurso e recordaremos alguns dos momentos do grupo expressos em fotos, cartazes e recortes de jornal.


Stella Maris - Peniche


Orfeão de Seia


Coral Divo Canto





A seguir: sessão comemorativa do Aniversário

Vereadora da Cultura de Penacova enaltecendo
o trabalho do Divo Canto



BREVE HISTORIAL DO GRUPO:

A origem do Coral Divo Canto da Casa do Povo de Penacova esteve num grupo de pessoas de várias localidades com a mesma paixão pela música que, todos os anos, na época natalícia, se juntavam para participar, conjuntamente com a Filarmónica daquela Casa do Povo.

A oficialização do grupo coral remonta ao ano de 2003, depois de apresentado o projecto da Casa do Povo à Câmara Municipal de Penacova. O então vereador da cultura, Prof. António Simões e o presidente da Câmara, Engº Maurício Marques, apoiaram desde logo este projecto. O seu primeiro ensaio, como “Coro Poliphónico da Casa do Povo de Penacova”, foi no dia 2 de Abril de 2003, tendo começado com 35 elementos. Nuno António Campos que também dirigia a Filarmónica, foi o primeiro maestro. Teve a sua primeira actuação a 24 de Abril de 2004, faz hoje 12 anos, apadrinhada pelo grupo coral da Carapinheira.

Desde então a sua actividade tem vindo a crescer com actuações a nível concelho, nacional e internacional apresentando um repertório bastante diversificado: composições clássicas, contemporâneas, tradicionais portuguesas, sacras e profanas. O Coral Divo Canto tem feito um importante trabalho de sensibilização das pessoas do concelho de Penacova para a música coral, realizando frequentemente concertos nas diferentes freguesias. Organiza anualmente o Concerto do seu Aniversário, o Encontro de Coros de Penacova e um Concerto de Natal para os quais convida coros nacionais e estrangeiros. Em 2015 constituiu-se como Associação Cultural.

O grupo já teve oportunidade de trabalhar com várias direcções artísticas, nomeadamente com o Maestro Gonçalo Rocha e com o Prof. Celestino Maria Ortet. Actualmente é dirigido pelo Maestro Pedro André Rodrigues.
























Sem comentários:

Enviar um comentário