domingo, 21 de abril de 2013

Álvaro Cunhal evocado em Penacova

Aspectos da sessão de Abertura da Exposição
Conforme noticiado, realizou-se ontem à noite, no Auditório / Biblioteca Municipal de Penacova, uma sessão cultural integrada no programa de comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal,  com a presença de Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. Pretendeu-se homenagear o percurso político de Álvaro Cunhal, bem como a sua obra artística (letras e artes plásticas). O evento, resultante de uma parceria entre a Comissão Concelhia de Penacova do PCP, presidida por Eduardo Ferreira, e a Câmara Municipal de Penacova, integrou a abertura de uma exposição biográfica (que inclui também alguns desenhos feitos na prisão) sobre aquele político que marcou a vida portuguesa do séc. XX e a exibição do filme "Cinco Dias, Cinco Noites”,  realizado por Fonseca e Costa em 1996, seguido de debate.
Contextualizando a exibição do filme (baseado no livro com o mesmo nome escrito por A. Cunhal, com o pseudónimo de Manuel Tiago), o historiador Luís Reis Torgal,  fez uma breve intervenção. A exposição vai ficar patente ao público durante cerca de um mês.
Em 18 de Novembro de 1989 Álvaro Cunhal esteve no nosso concelho conforme nos recordamos e se pode ver num excerto da notícia publicada no Nova Esperança.

Introdução e debate sobre o filme
 
Pormenores da Exposição patente no Centro Cultural
 
 
 
DESLOCAÇÃO DE ÁLVARO CUNHAL A PENACOVA EM 1989
 
Excerto da notícia do NE (1989)
 
Imagens: Tiago Ferreira e Penacova Online

Sem comentários:

Enviar um comentário