15 fevereiro 2013

Casa do Concelho de Penacova: uma associação regionalista cheia de dinamismo

Visite o website clicando na imagem

A Casa do Concelho de Penacova é uma associação regionalista, sem fins lucrativos, composta por pessoas singulares e colectivas ou equiparadas. Foi fundada em 9 de Junho de 1994, por escritura pública realizada no 20º Cartório Notarial de Lisboa, publicada no “Diário da Republica” nº 174 / 94 (III Série) de 29 de Julho de 1994. Foram fundadores José Bernardes de Oliveira, natural de S. Pedro de Alva, e António Pimentel, Carlos Augusto Luís Simões e António Vicente Cabral, naturais de Penacova. Sucedeu à LACP (Liga dos Amigos do Concelho de Penacova) que, com esse objectivo, tinha sido fundada em 15 de Junho de 1985 pelos mesmos penacovenses, e outro, José Fernandes.
A Casa do Concelho de Penacova tem como principal finalidade:
promover culturalmente os seus associados;
desenvolver a solidariedade entre os naturais do concelho ou que a ele se sintam ligados por laços familiares ou de amizade;
divulgar as suas belezas paisagísticas, o seu património cultural e artístico, a sua gastronomia, o seu artesanato e o seu folclore;
participar no desenvolvimento do concelho e prestar apoio possível ao seu comércio e à sua indústria;
defender o concelho de tudo o que possa causar-lhe danos morais ou patrimoniais;
organizar eventos culturais, recreativos e outros de carácter regionalista, entre sócios e simpatizantes;
favorecer a prática de modalidades desportivas;
colaborar com as associações similares e com as autarquias do concelho;
auxiliar, dentro do possível, os penacovenses que se encontrem carenciados.
 
A Casa do Concelho de Penacova é sócia fundadora da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa – fez parte do seu Conselho Fiscal de 2008 a 2010 sendo presentemente Vice-Presidente da Direcção para Área Patrimonial, Equipamento e Logística.
 
A sede, na Calçada de Carriche, nº 47 B, freguesia da Ameixoeira, em  Lisboa, está aberta a todos os associados, familiares e amigos, durante os fins-de-semana, das15h00 às 19h30, com o bar em funcionamento.
Progama que nos foi enviado pelo Presidente da Direcção, José Bernardes de Oliveira
 

Sem comentários:

Enviar um comentário