quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pesadelo da Mini-Hídrica terá chegado ao fim

"Fantasma está completamente posto de parte" - afirmou Maurício Marques
De acordo com  notícia do Diário de Coimbra, está, definitivamente posta de lado a hipótese de construção de uma mini-hídrica no rio Mondego. A informação foi avançada pelo deputado do PSD, Maurício Marques, a quem foi dada a garantia durante uma reunião na Agência Portuguesa do Ambiente.
Por sua vez, o rio Mondego tem um projecto de recuperação de habitats, cuja candidatura deve ser apresentada já este mês de Fevereiro.
«Após várias batalhas, dei hoje (ontem) por ganha a luta contra a mini-hídrica do Mondego, pois, no desempenho das minhas funções parlamentares, fiquei não só a saber que este , como existe um “Projecto de Recuperação de Habitats no Rio Mondego” desde Formoselha, no concelho de Montemor, até à Raiva, concelho de Penacova», disse Mauricio Marques.
O Projecto de Recuperação de Habitats no Rio Mondego pressupõe uma intervenção nos obstáculos existentes e identificados ao longo do rio, entre Formoselha e a Raiva, e que impedem, por exemplo, que espécies como a lampreia, o sável, a savelha ou a enguia, possam subir o rio para desovar e renovar a espécie. Os obsctáculo – açudes – podem, de acordo com o projecto, ser submetidos a um simples rearranjo dos materiais que impedem a passagem dos peixes, adaptação, remoção parcial ou mesmo total dos obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário