07 junho 2011

Comissão Política Concelhia do Partido Socialista analisa resultados eleitorais

Da CPC de Penacova recebemos o seguinte Comunicado:

COMUNICADO À IMPRENSA
ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS DO PS EM PENACOVA E NO DISTRITO DE COIMBRA
A concelhia do PS/Penacova, em virtude dos resultados eleitorais deste Domingo, entende dever dirigir-se à comunidade, pois impõe-se uma reflexão face a vários factos.
No plano nacional, o PS desceu 8,5% face às Legislativas de 2009. O que levou à assumpção de responsabilidades por parte do Secretário-geral, José Sócrates, que numa irrepreensível atitude de humildade democrática, assumiu as suas responsabilidades, sem procurar desculpas vãs ao contrário de outros.
No plano distrital de Coimbra, o PS diminuiu o número de deputados à Assembleia da República, passando agora a contar com apenas três parlamentares socialistas que é o número mais baixo de sempre. O Partido baixa neste distrito dos 46,2% obtidos em 2005 e dos 37,9% em 2009, para 29,2% obtidos nestas eleições que, no todo, traduz o pior resultado desde o 25 de Abril. Este resultado distrital é deveras preocupante e merece a mais profunda reflexão dos socialistas.
O agradecimento aos socialistas de Penacova é o que entendemos enaltecer neste comunicado, que estiveram mobilizados e de forma empenhada obtiveram um resultado acima dos resultados nacionais e distritais, com 31,6%. Embora perdendo e assumindo os resultados com elevada humildade, são resultados suados e dignos no contexto nacional e distrital, feitos por todos aqueles que não se deixaram enredar por lutas pré-eleitorais fratricidas que dividiram os socialistas do distrito, que não procuraram fazer ajustes de contas, que não pisaram muitos dos que se têm honradamente dedicado aos seus deveres de militância e entregue à causa pública.
Há, pois, que reflectir sobre tudo isto. Há que reflectir no exemplo de José Sócrates, que assumiu a sua responsabilidade directa e que outros, no distrito, deviam ter como exemplo.
Posto isto, há que reconhecer que o PSD é o legítimo vencedor destas eleições e há que felicitar o adversário por isto. Embora os portugueses não lhe tenham conferido uma maioria parlamentar, atribuíram-lhe a vitória neste acto, pelo que se espera agora que forme Governo e que defenda os interesses de Portugal e dos portugueses, sem descurar os problemas mais prementes que assolam a sociedade em tempo de crise.
O PS/Penacova, por seu lado, está e estará disposto a encontrar as melhores soluções que façam de novo unir os socialistas e os levem à mobilização que a nossa memória conserva.
Penacova, 7 de Junho de 2011.

Ricardo Simões - Presidente da CPC de Penacova do Partido Socialista

1 comentário: