11 junho 2011

Exposição «António José de Almeida e a caricatura na I República»




A Exposição permanente «António José de Almeida e a caricatura na I República», organizada pelo Dr. Alexandre Ramires, Professor da Escola Secundária Infanta D. Maria e Docente convidado no Curso de Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do CEIS20 foi apresentada aquando da Inauguração da Biblioteca Municipal e Centro Cultural. Pode ser visitada no átrio de entrada do Auditório Municipal. 
A caricatura fui muito importante na I República, retratando as lutas políticas, as figuras, as situações. A caricatura acaba também por se assumir como um tipo de expressão plástica muito importante. A exposição integra-se no programa das iniciativas organizadas para evocar o primeiro centenário da República e , dum modo especial, a figura do estadista penacovense António José de Almeida.

1 comentário:

  1. Muito interessante, caricatura é um espressão plástica muito importante e que reflete principalmente os momentos políticos passando muitas vezes imagens que representam além dos acontecimentos atuais aqueles que irão ainda acontecer, vindos anteriormente da sensibilidade e inspiração do artista. Cultura admirável. Ótimo programa!

    ResponderEliminar