quinta-feira, outubro 10, 2024

𝕯𝖆 𝖒𝖎𝖓𝖍𝖆 𝖏𝖆𝖓𝖊𝖑𝖆: Remoçar na praia

 

Remoçar na Praia


Uma pedra -se calhar de xisto - a desfazer-se

Rebolou

E amorteceu a sua viagem na acalmia

Do nosso Rio

Junto à “maternidade” no pedrario

Fazendo fugir os peixinhos em “pousio”

Nos círculos da água franca que abriu

Vieram-me rostos amigos que de lá viu

Antigamente em convívio são e Amizade

Um passarinho de bico esguio

Assobiou

E o som propagou-se como se fosse

Um arrepio

Também a rã quis coaxar

E a cigarra iniciou um concerto estridente

De rock da pesada em acasalamento tardio

Mais pra noite o pirilampo iluminará o breu

E as libelinhas adornarão o céu

Projectado na água



Neste vai e vem de tarde tardia

À cacofonia da bicharada (que rasga o silêncio)

Sobrepõe-se a faina poliglota dos veraneantes

Algumas crianças correm na ponte

De madeira tosca, resistente

Outras sorriem alegres

Mas com pés dormentes

Das pedrinhas que se lhes picam

Nos hábitos que não têm

Da Liberdade descalça

A que se contrapõe a do telemóvel na alça

- não saltes bebé que daí é perigoso!

- o limo é viscoso!

Diz uma Avó amorosa, ao meu lado

Por baixo do chapéu de sol de colmo

Africano

A que falta o côco para ser paisano



Está lá a areia, embora importada

Está lá a curva da barriga zangada

O Penedo da Viúva já é uma estrada

O tempo passou muito e depressa

Mas as coisas simples desta Praia do Reconquinho

[E as que deviam ser deste nosso fado mansinho]

Dão-lhe um ar que parece que ainda agora começa

A brisa do ar vindo dos salgueiros anda em circuito

A vista de cima faz-se num quadro a óleo bem culto

E o sol?

… Esse continua forte e ainda é gratuito!


Luís Pais Amante

Casa Azul

Após uma tarde boa, passada na Praia Fluvial do Reconquinho, 
com o Clube da Netaria e rememorando as traquinices 
que eu próprio -e as minhas amigas e amigos 
dos anos 60/70- por ali alimentávamos …

18 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso.....passei lá momentos de muita felicidade nos meus tempos de menina e moça...que jamais esquecerei.....parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Que bonito!
    O nosso Reconquinho marca todas as gerações da nossa terra.
    A mim, marca-me todos os dias e não me cansa.
    Parabéns primo Luís.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso. Frequentei não muitas vezes no tempo que tu melhor conhecesse do que eu. Não havia parque de campismo, surgiu mais tarde, mas sempre um local "paradisíaco.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de gente em descontração numa Praia Fluvial.
    O Poema está muito bonito, Dr. Luís

    ResponderEliminar
  5. Consigo sentir esses momentos obrigado poeta amigo

    ResponderEliminar
  6. Quanta riqueza de detalhes que o olhar do poeta Luis Amante extrai de uma experiência vivida. Eu estou sempre aprendendo com seus poemas. Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Sim, como o meu e, nosso Luís poeta sabe tocar-nos com as experiências da vida e transformar em outra realidade que nos ajuda a mergulhar no sonho. A vida torna-se bela e com sentido. Bem haja!
    Ana Marques Lito

    ResponderEliminar
  8. Gostei do que publicaste fez-me recuar no tempo em que também fui contigo e alguns nossos como é bom recordar. Abraço apertado Luís

    ResponderEliminar
  9. 🏖️ 🐸 🐠 🧚🏻‍♂️ 🎸 💙💙💙💙

    ResponderEliminar
  10. Lindíssimo poema ! Como ele reflete, tão bem, essa memória da saudável criancice de outrora e a ligação com, a não menos, felicidade dos meninos de agora. Parabéns e saudades

    ResponderEliminar
  11. O Reconquinho não é da minha infância, que nasci na serra e naquele tempo tudo era longe. Mas a pedra a rolar, encosta abaixo, também foi uma das minhas brincadeiras quando era guardador de ovelhas 🙂

    ResponderEliminar
  12. Muito bom, fico com vontade de conhecer!

    ResponderEliminar
  13. Tempos inesquecíveis. Tantos mergulhos que eu levei de vocês, tantas risadas, tantas brincadeiras. Que bom recordar. Beijinhos Luis

    ResponderEliminar
  14. O tempo passa muiittto depressa,mas é incrível como deixa tantas memórias. E como é bom voltar lá mesmo que seja em recordação.
    Obrigada Dr.Luís.
    Por nos ir " levando" nesse rio de memórias

    ResponderEliminar
  15. Meu prezado amigo Dr.Luis Amante. Fico super feliz por mais este maravilhoso poema a fazer-me lembrar as nossas traquinices da nossa infância e juventude nessa bela praia do Reconquinho. Sim porque nessa altura atrvessavamos o Mondego de areal para areal com a agua a dar pelos joelhos, sabendo que a areia abundava até no meio do rio. Mas os Homens danificaram aquele rio tão lindo com a tiragem excessiva de areia. A nossa praia,hoje melhorada em alguns aspectos, não tem a beleza de autrora com os barcos conduzidos à vara

    ResponderEliminar
  16. Gostei!
    Memórias inesquecíveis.
    Os "espaços" deixaram muitas marcas mas a vivência da(o)s menina(o)s daquele tempo deixaram recordações de amizade inolvidáveis.
    Obrigada!
    Dora

    ResponderEliminar
  17. Gostei.Recordar os tempos da nossa infância,é saudável.Abraço.

    ResponderEliminar