terça-feira, outubro 15, 2024

Ainda o poema "Remoçar na Praia" ... agora em vídeo


No contexto da II Bienal de Música de Lorvão, o "Colectivo declAMAR poesia" apresentou, no dia 12, uma selecção de Poesia Portuguesa. Este grupo que iniciou a sua atividade no Salão Brasil, em Coimbra e, tem vindo a participar em diversas iniciativas poéticas, no Teatro Académico Gil Vicente e no Museu Machado de Castro, é composto por Catarina Matos, Lurdes Telmo, Olga Coval, Rui Amado e Vanda Ecm,  O programa teve momentos musicais de viola de arco, bem como um espaço aberto ao público para apresentação livre de poesias de poetas, preferencialmente locais.

Deste segundo momento, destacamos a intervenção de  Ricardo Coelho ( membro do Coral Divo Canto) que declamou, entre outros, o poema de Luís Pais Amante, "Remoçar na Praia" publicado há dias no Penacova Online. Por sua vez, Óscar Pereira Trindade transpôs tudo isso para vídeo, que podemos visualizar na sua página  YouTube (veja AQUI). 

Excelente texto, excelente interpretação, excelente vídeo! - permitam-me os leitores este sincero e pessoal reconhecimento. 



 Coletivo «declAMAR Poesia», 
composto por Catarina Matos, Lurdes Telmo,
 Olga Coval, Rui Amado e Vanda Ecm,

4 comentários:

  1. Permitam-me um desabafo sincero! Nós Poetas -e escritores em geral- quando escrevemos pomos no papel (agora travestido de IPad, no meu caso) o que nos vai na alma; os amores e desamores; o que nos marca ao longo deste percurso na terra a que chamamos “Vida”.
    … e temos os nossos alvos especiais para glorificar.
    No meu caso [já com o passado que um septuagenário tem] tenho dedicado tempo à minha Família, à minha terra -Penacova- à minha Casa Azul, aos meus Netos (O Clube da Netaria) e ao ambiente algo tenebroso que cria pobres, enjeitados, doentes, desafortunados, como se fosse uma “máquina de triturar”.
    No caso do Poema “Remoçar na Praia”, onde um cantinho de Penacova (A Praia Fluvial do Reconquinho) é o centro da atenção do poeta que há em mim, conjugaram-se factores diversos para o dar a conhecer ao mundo, sem estar publicado em Livro.
    … e essa proeza, teve ligações rápidas de algumas das Pessoas que me têm acompanhado; a pontos de surpreender os Editores …
    Trata-se da projeção de um “revenir” onde se interligam estados de alma diversos.
    Todos autênticos!
    O meu agradecimento ao Óscar Pereira Trindade (Vizinho/Amigo/Irmão) pela transformação que lhe fez; ao Professor David d’Almeida pela publicação; ao Ricardo Coelho que atingiu aquele requinte do Diseur sénior e ao Victor Simões que me pediu, carinhosamente, para poder entrar, indirectamente, num Evento que promoveu no Mosteiro de Lorvão, com os DeclaMAR, que não tenho o prazer de conhecer.
    Ainda é a emoção que comanda a vida.
    Luís Pais Amante

    ResponderEliminar
  2. Que belo é ouvir este senhor a declamar este poema extraordinário, com uma edição soberba à volta de um mito: o Reconquinho, por baixo da Casa Azul.
    OMAR

    ResponderEliminar
  3. Dos mais belos poemas que já li.

    ResponderEliminar
  4. O poema é muito bonito, mas declamado por quem sabe é ainda mais bonito.
    De tão bem que descreve a sua terra tenho mesmo que pensar em visita-la.
    Muito obrigada por estes momentos que nos leva a viajar 🙏🏻😘

    ResponderEliminar