sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A doação que passou despercebida

Fonte: site da cm_penacova
Varela Pècurto, um nome prestigiado da fotografia regional e nacional, doou ao Município de Penacova um conjunto de originais em formato de diapositivo que na década de setenta e oitenta recolheu no nosso concelho. Muitas das imagens constam do livro que foi publicado em 1984. No Verão passado, por altura do Feriado Municipal teve lugar a formalização deste nobre gesto. Também por essa ocasião esteve patente ao público uma exposição de fotografia de Pècurto. Eventos que, lamentavelmente terão passado ao lado da grande maioria dos penacovenses.
Livro publicado em 1984
Varela Pècurto tem vindo, nos últimos anos, a demonstrar atitude semelhante  para com muitos municípios da região. Destacaríamos o modo como o concelho da Mealhada acolheu a doação.  Penacova muito lhe deve também. O seu livro constitui um documento precioso que nos permite traçar um retrato multifacetado da Penacova de há trinta anos . Além das imagens, integra uma síntese - redigida em português, francês,  inglês e alemão - da história e cultura das diversas freguesias do nosso concelho. Documentos preciosíssimos, em especial as fotografias, para a nossa história recente  
Por motivos alheios à nossa vontade, Penacova Online não teve a possibilidade de marcar presença na cerimónia de assinatura da doação. Por isso, aqui fica este apontamento em jeito de homenagem e agradecimento a este amigo de Penacova.
Fotografia colhida na Aveleira e publicada no livro Penacova

Mais duas imagens publicadas na mesma obra: Rebordosa e esplanada do Café Turismo


As imagens seguintes reproduzem o catálogo da exposição de 
Varela Pècurto na Mealhada e que achamos pertinente recordar.







Pode visualizar agora ( clique na imagem) uma entrevista que passou na RTP 2 
em 18 de Dez. de 2013. A não perder!


1 comentário:

  1. Por tudo que já até então tinha visto e lido no blog de David de Almeida nunca pude fazer qualquer sugestão, e muito, menos reparo. Como tudo tem seu dia, vou com muito jeito dizer que discordo do título " A doação que passou despercebida", sobre a generosa doação feita por Varela Pécurto ao Município de Penacova.
    É certo que o blog não pôde fazer o registro, mas a doação jamais terá sido despercebida pelos povo de Penacova, pelos interessados nos registros históricos.
    Caro David, tudo é mais uma brincadeir, seio que você pretendeu dizer,mas para leitores mais apressados poderia ter outra conotação. Abraços e novas felicitações pela dedicação e amor pelas coisas de Penacova.
    Paulo Santos

    ResponderEliminar