22 junho 2013

Nomes de Combatentes mortos na Guerra do Ultramar gravados em Memorial


 
Penacova homenageou antigos combatentes no Ultramar
 no Dia de Portugal

Foram muitas as pessoas que hoje se reuniram em Penacova para, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, homenagearem ao habitantes do concelho que combateram na Guerra do Ultramar e, muito em particular, os vinte combatentes do concelho que no teatro de guerra pereceram, dando a sua vida pela Pátria.

A cerimónia que se iniciou com uma Missa na Igreja Matriz de Penacova, teve o seu ponto alto com a inauguração nos Jardins do Largo Alberto Leitão, junto à Pérgola Raúl Lino, de um Memorial em homenagem aos combatentes do Concelho de Penacova.

Na cerimónia estiveram presentes muitos familiares, amigos e ex-combatentes, para além de representantes do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, da Liga dos Combatentes e outras individualidades. A presidir a cerimónia, a Associação dos Combatentes do Concelho de Penacova, fundada em 2011, contou com o apoio do Município e das Juntas de Freguesia do concelho para a implementação do monumento.

O Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, bem como o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra, dirigiram aos presentes palavras de homenagem e de esperança, salientando ambos a importância de que esta cerimónia tenha sido celebrada numa data em que se celebra Portugal e os portugueses. Na memória dos presentes ficarão certamente as palavras de emoção dirigidas pelo Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira que, não tendo combatido no Ultramar, partilhou a vivência da sua família na dura experiência da guerra.
Texto e Foto: Câmara Municipal


Pode ler também no Semanário
A Comarca de Arganil de 20 de Junho
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário