05 maio 2012

Penacovense radicado no Brasil publica livro sobre Automóveis


Acabamos de receber na nossa caixa de correio uma gratificante notícia. Perdoar-nos-á o autor,  mas passamos a publicar o teor do email:

Boa Noite amigos,
Meu nome é Hélio da Fonseca Cardoso, sou português de Penacova (Rebordosa - Lorvão). Tenho uma casa no lugar da Rebordosa que era do meu avô, sr. Joaquim Luís Miguel e viajo à minha terra Natal todos os anos em julho.
Sou Engenheiro Mecânico e acabei de lançar um livro aqui no Brasil ( São Paulo) sobre Veículos Automotores.
Gostaria que me ajudassem a divulgar a obra para a população de Penacova.
Em anexo envio um resumo do livro para que possam divulgar por favor.
Um grande abraço e obrigado.
Hélio Cardoso

Com todo o gosto divulgamos o facto e apresentamos os nossos parabéns.

A NOTÍCIA:

Em 13 de março de 2012 foi lançado, na sede do IBAPE-SP ( Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) situada à Rua Maria Paula 122, 1º andar, São Paulo, Brasil, o livro de autoria de Hélio da Fonseca Cardoso, denominado Veículos Automotores: Identificação, Inspeção, Vistoria, Avaliação, Perícia e Recall.
O autor nasceu em Portugal, mais precisamente no lugar da Rebordosa, Lorvão, Penacova, Coimbra e mora no Brasil desde 1961.
O livro reúne informações importantes  sobre veículos, para leigos e profissionais que atuam em inspeções, vistorias, avaliações e perícias que envolvam automóveis, caminhões e ônibus, ou seja, para o dia a dia de quem gosta ou trabalha com o grande sonho de consumo dos brasileiros, o veículo automotor.
O livro é apresentado em dez capítulos. O primeiro capítulo consiste em retratar conceitos básicos sobre veículos e eventos que o envolvam principalmente na esfera judicial.
No segundo capítulo são apresentados detalhes sobre modelos de veículos, versões, origem de nomes dos carros e das montadoras, placas de identificação e documento do veículo. Em seguida são apresentadas maneiras de como identificar claramente um veículo e seus componentes principais (chassis, carroceria, vidros, etiquetas destrutíveis, etc.).
Os próximos dois capítulos tratam sobre a inspeção veicular que teima em não sair do papel, apesar de já existirem as normas que serão a base da análise e sobre a vistoria em veículos, o que é e para que serve realmente.
O sexto e o sétimo capítulos, apresentam metodologias para avaliação e casos reais de perícias com exemplos de elaboração de laudo e parecer técnico.
O oitavo capítulo esclarece o que é “recall” e a situação atual no Brasil e no mundo.
O penúltimo capítulo apresenta diversos artigos de autoria própria publicados em revistas, jornais e internet sobre veículos automotores.
No último capítulo são apresentados trabalhos técnicos que foram apresentados em seminários e congressos nacionais e internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário