quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os novos "moinhos" de vento: energia eólica vai produzir electricidade em Penacova

Imagem: parque eólico nos EUA

Autarquia de Penacova e EDP contratam produção eólica

A EDP Renováveis e o conselho diretivo dos Baldios do Casal, Casalito e Chã celebraram um contrato para a produção eólica de energia elétrica em terrenos situados no município de Penacova, anunciou hoje a Câmara.
A autarquia fez saber, através de um comunicado, que serão instalados "um ou mais parques eólicos constituídos por um conjunto de aerogeradores, subestação, vias de circulação, esteiras de cabos, entre outras estruturas inerentes ao funcionamento dos equipamentos".

O presidente do conselho diretivo dos Baldios do Casal, Casalito e Chã, Álvaro Costa, disse hoje à Agência Lusa que o contrato celebrado segunda-feira tem a duração de quatro anos e implica a instalação de duas torres de teste, fase a partir da qual será definido o número definitivo de torres a montar.
Neste período inicial será paga pela EDP Renováveis aos compartes dos Baldios uma renda anual de 2.500 euros, a aplicar nas aldeias abrangidas pelo empreendimento, adiantou.

"A contrapartida financeira paga pela EDP Renováveis aos compartes dos Baldios é composta por uma renda anual e ainda por um pagamento adicional por cada megawatt instalado. Os compartes dos Baldios do Casal, Casalito e Chã mantêm o direito de pastoreio, corte de matos e efetuar outras culturas herbáceas", segundo a nota da autarquia.
Estes terrenos não possuem aptidões agrícolas, sendo a produção eólica um fator de desenvolvimento económico para esta região, é referido ainda.

"Uma das condições prevista neste contrato é a ausência de significativos impactes ambientais negativos", assegura o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.
FONTE

1 comentário: