02 outubro 2011

PENACOVA DEBATEU TURISMO

 Realizou-se no dia 1 de Outubro de 2011, no Auditório do Centro Cultural de Penacova, o Colóquio “Turismo, Inovação e Empreendorismo”.

Abriu os trabalhos o Presidente da Assembleia Municipal, Engº Pedro Coimbra. Seguiu-se a intervenção do Presidente da Região de Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado. Recordou que estamos perante um novo paradigma turístico em que, do modelo em que a oferta dominava a procura se começa assistir a uma realidade diferente onde é a procura que determina a oferta. Reforçou a ideia de que é necessário aumentar a competitividade, transformando os recursos existentes em produtos turísticos, implicando uma dinâmica empresarial colectiva e uma preocupação muito grande com a formação e a qualificação. O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Humberto Oliveira, reafirmou a aposta no Turismo, dizendo que em cada discurso, em cada opção política, o turismo tem que estar na ordem do dia. Ainda na sessão de abertura, a Drª Paula Silva apresentou uma síntese histórica sobre o turismo em Penacova no primeiro quartel do século XX. Também a Drª Ana Sousa, Técnica do Município, com base no vídeo promocional do concelho, fez uma caracterização do mesmo e dos seus recursos turísticos.

O 1º painel do programa teve como tema "A importância da Gastronomia na afirmação de um destino turístico" que contou com as intervenções do Dr. Fernando Lopes, da Confraria da Lampreia, do Prof. Horácio Flórido, da escola Beira-Aguieira, dos Chefes Hélio Loureiro e Albano Lourenço e do Dr. Gonçalo Reis Torgal. O saber receber, o saber-fazer, a competitividade, a exigência profissional, o saber reinventar, a defesa dos pratos tradicionais, foram alguns dos muitos aspectos abordados.

No  2º painel, " Turismo Aventura: uma aposta estratégica",  o Dr. António Martins, da Região de Turismo do Centro fez o enquadramento do Turismo de Natureza, afirmando que o mesmo representa cerca de 70% do turismo nacional, sendo um potencial em crescimento também a nível internacional. Seguiu-se a intervenção do Dr. Luís Antunes, da Câmara da Lousã que apresentou a experiência daquele concelho ao nível do Turismo Activo, com principal destaque para o Downhill. Representando a APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, o Dr. Paulo Rocha, deixou quatro tópicos que considera importantes: a integração de produtos locais e regionais, a integração das populações locais, o trabalho em rede/parceria e a criação de oferta de "pacotes" turísticos consistentes.
O último painel " A importância da Inovação em turismo: empresas e experiências" contou com a presença da Drª Cláudia Rebelo que apresentou o projecto Douro 41, em Castelo de Paiva. A Trans-Serrano, empresa sedeada em Góis, foi apresentada pelo Dr. Paulo Silva. Empresa que conjuga, por exemplo, no nosso concelho, actividades como a canoagem com a Rota da Farinha e da Broa. A terminar este painel, o Dr. Alberto Gradim, director- geral do Hotel Vila Galé em Coimbra, falou de empreendedorismo em hotelaria.

A encerrar o Colóquio, a Vereadora do Turismo, D. Fernanda Veiga, salientou a importância deste espaço de debate e prometeu  a realização de mais  espaços de reflexão. A concluir o Dr. Humberto Oliveira,  reafirmou a importância estratégica deste tema e mostrou-se confiante no futuro do turismo em Penacova.


Sem comentários:

Enviar um comentário