27 maio 2011

Teatro Experimental de Mortágua apresenta hoje em Penacova peça de Bernardo Santareno

Montagem gráfica de Penacova Online

"O Pecado de João Agonia" é a peça que hoje, 27 de Maio,  vai ser apresentada em  Penacova, pelas 21.30, no Auditório Municipal. Entrada Livre
HISTÓRIA DESTE GRUPO:
TEM – Teatro Experimental de Mortágua, foi idealizado e formado por um grupo de gente jovem da localidade, no inicio dos anos 70 (Março).
Com as dificuldades próprias de uma época “fechada” em termos de cultura (situação política/censura), o grupo conseguiu mesmo assim uma acção meritória ao pôr de pé alguns espectáculos que no tempo foram autênticas pedradas no charco e de que se destacam: “A SAPATEIRA PRODIGIOSA”, “UM PEDIDO DE CASAMENTO”, “A INVENÇÃO DO AMOR” e “FESTIM DE BALTAZAR”.
Em 1979, e com a reviravolta política que se operou no país com o 25 de Abril de 1974, foi possível estruturar o Grupo, dando-se a sua oficialização com a escritura pública de 20 de Julho de 1981 e posterior publicação no Diário da República de 03 de Setembro de 1981 (III Série).
O TEM é uma das mais antigas e dinâmicas associações culturais do Concelho e mantém com empenho, qualidade e dedicação o seu Grupo de Teatro Amador em acção ininterrupta, sendo um Pólo de criação artística, de associativismo participado, de animação local e de formação de jovens actores, papel que merece destaque.
Para além da sua longa actividade a promover e divulgar a cultura em geral, com incidência especial no Teatro, executou 51 produções teatrais, a maior parte de autores portugueses, que representou nos pontos mais diversos do País, bem como além fronteiras (França e Luxemburgo).
O TEM assume-se como um grupo inteiramente “AMADOR” dedicando-se em cerca de 75% à itinerância.
Nos termos dos Artºs 2º e 3º do Dec. Lei 460/77, 07-01, por despacho de 29-12-87 do Primeiro - Ministro Prof. Cavaco Silva e publicação no Diário da República – II série de 13-01-1988, o TEM conquistou o estatuto de Associação de Utilidade Pública.
Em Abril de 1999, com a peça “SALOMÉ”, foi galardoado com o prémio produção artística – teatro, no 7º aniversário da revista ANIM’ARTE .
Em Maio de 2001, ano em que comemorou os 20 anos de actividade ininterrupta, foi-lhe atribuída a medalha de Ouro de mérito Municipal na área da Cultura/Teatro.
Em Março de 2006 foi o vencedor do II Festival Nacional de Teatro de Amadores – Póvoa de Lanhoso, com a peça “Joana D’Arc” tendo sido galardoado com 4 prémios: melhores Encenação, Espectáculo, Cenografia e Luminotecnia.
Em Março de 2010 foi galardoado com o Prémio do Público – Melhor Espectáculo, ao participar com a peça “O Pecado de João Agonia” no CALE-se 4 – Festival Internacional de Teatro de Amadores.
Para além do teatro, o TEM desenvolve e participa ainda em outras actividades de índole cultural e não só, tais como: exposições, colóquios e debates sobre teatro, ciclos de teatro (CITEM), encontro de cantadores de janeiras, rally papper, corsos carnavalesco, festa da juventude e outras actividades dedicadas à infância e à juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário