31 agosto 2010

Mata Nacional do Buçaco: uma mais-valia para a Região Centro

No Ano Internacional da Biodiversidade nunca é demais relembrar e celebrar o património natural que nos rodeia. Dada a urgência de preservar a natureza, nomeadamente face às ameaças que o nosso espaço natural tem sofrido, o momento não poderia ser mais oportuno para a eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. No entanto, esta votação tem passado despercebida a muitos portugueses, apesar da divulgação e promoção em todos os meios de comunicação social. Do mesmo modo, muitos ignoram que na nossa região está a votação a Mata Nacional do Buçaco, na categoria “Florestas e Matas”. Os restantes concorrentes nesta categoria são a Floresta Laurissilva da Madeira e a Paisagem Cultural de Sintra, ambas classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade.

Como bióloga, enquanto desenvolvia o meu doutoramento, trabalhei e vivi na Mata durante vários anos e, naturalmente, criei um laço forte com aquele local ímpar. Porém, o que poderia constituir imparcialidade, compõe antes a possibilidade de argumentar e explicar a importância do Buçaco para a sua região.

Em termos biológicos, a Mata alberga um património natural surpreendente, constituindo um verdadeiro oásis de biodiversidade, inserido numa paisagem maioritariamente dominada por monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto. Em relação à botânica, no majestoso arboreto estão catalogadas mais de 250 espécies de arbustos e árvores, entre as quais várias espécimes considerados “notáveis” pela sua idade, porte ou singularidade. Conceituados autores consideram o Buçaco um arboreto de renome mundial, constituindo uma autêntica reserva paisagística. No que à fauna concerne, minha área de especialização, a Mata está a servir de local de alimentação, refúgio ou reprodução para mais de 150 espécies de Vertebrados. Note-se que a Mata ocupa uma parca área de 105 hectares, pelo que a diversidade de espécies nela encontrada é sem dúvida fascinante. Estes números assim debitados podem não significar muito, mas explicando, por exemplo, que em todo o País ocorrem 17 espécies de anfíbios, sendo que na Mata, área tão pequena, ocorrem 10, já se tem uma noção mais clara da importância daquele território. A Mata conta com numerosos endemismos e espécies protegidas, facto que reforça o seu elevado valor para a biodiversidade, na região geográfica em que se insere.

Relembremos, no entanto, que para além do soberbo valor biológico, a Mata apresenta diversas outras valências, como sejam o património arquitectónico, religioso, cultural e militar, todos concentrados num mesmo deslumbrante espaço. É frustrante que poucas pessoas sejam conhecedoras de tais riquezas encerradas naquele muro construído há séculos e aqui tão perto de todos. É chegada a hora de celebrar o Buçaco como a maravilha encantada que é! O projecto das 7 Maravilhas constitui uma oportunidade de importância estratégica para colocar o Buçaco em todos os roteiros turísticos e culturais do País. Este tipo de reconhecimento é fundamental para obter um vasto leque de apoios, dos quais a Mata tanto necessita, para que possa ser valorizada e requalificada em todo o seu esplendor, beneficiando toda a Região Centro. Não esqueçamos que temos em mão uma oportunidade de ouro para dinamizar a economia de toda a Região e não apenas da Mata em si, pelo aporte de cultura e turismo que esta eleição pode trazer. Devemos todos contribuir para a descentralização e apoiar o nosso Buçaco, que ao contrário dos seus concorrentes, não tem qualquer apoio ou reconhecimento suficiente. Até 7 de Setembro, votemos todos no Buçaco para Maravilha Natural e promovamos a nossa Região e o nosso património!
Milene Matos (Bióloga)
Texto gentilmente enviado ao Penacova Online


Imagem no topo do texto: verride.blogspot.com                                    

3 comentários:

  1. Nada como ler um texto de quem realmente entende, muito bom seu texto Milene, faz com que de forma clara, seja vista aimportância da mata, não só historicamente, mas principalmente mediante a vida que nela encerra. Meu desejo que todos vejam e acreditem no que dizes e votem sem pestanejar!!! Sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Heliana, tenho feito um grande esforço em defender este nosso tesouro. Se todos contribuirmos, podemos conseguir :)

    Ainda bem que gostou do texto, peço-lhe que então o divulgue pelos seus contactos, pois união faz a força.

    Milene Matos

    ResponderEliminar
  3. Querida Milena, sou brasileira e moro no Brasil, assim não posso fazer muito, a nível de votação, porém pude divulgar a meus amigos portugueses, espero que ajude. Abraço e boa luta!!!

    ResponderEliminar