domingo, 17 de julho de 2011

António José de Almeida: 145º aniversário do seu nascimento



De acordo com o Assento de Baptismo (S. Pedro de Alva - 1866) a que tivémos acesso, António José de Almeida, nasceu às nove horas da noite do dia dezassete de Julho. O baptizado teve lugar a três de Setembro. O Dr. António dos Santos Pereira Jardim, lente da Faculdade de Direito está registado com padrinho, mas a representá-lo por procuração esteve presente David da Silva e Cunha. A madrinha foi Maria Cândida da Silva e Cunha. O acto não está assinado pelo pároco, por mero esquecimento, presume-se. Atendendo a que todos os assentos têm a assinatura de Francisco Cordeiro da Fonseca, acredita-se que o celebrante terá sido também este padre.
No entanto a data de nascimento de António José de Almeida nem sempre coincide. A placa que se encontra na parede da casa onde nasceu António José de Almeida, ali colocada em 1974, diz que ali nascera, a 19 de Julho. A pequena torre metálica, inaugurada a  17 de Julho de 2010,  refere, correctamente,  o dia dezassete.
Mas esta confusão de datas não se verifica só aqui. Em muitas enciclopédias, em jornais, em muitos sítios da internet, encontramos o dia 17, o dia 18, o dia 19 e o dia 27 de Julho. No site da Presidência da República aparece referido o dia 27. Igual data está no site do Concurso da RTP "Os Grandes Portugueses". O dia 18 é referido na página electrónica das Comemorações do Centenário da República assim como no site da Fundação Mário Soares. Também na imprensa local, dirigida por familiares de António José de Almeida, aparece por vezes o dia 18. O Jornal de Penacova de 23 de Julho de 1932 aponta o dia 19.
Qual o porquê destas confusões? Como surgiu o dia 27? Quem sabe, alguma vez ocorreu um lapso no algarismo das dezenas, passando do 1 para o 2 e, a partir daí, a data pegou… O dia 19 poderá ter origem no artigo publicado no  Jornal de Penacova… Seja como for, quanto a este dia, bem como ao dia 18, o facto de aparecerem em jornais dirigidos por pessoas próximas de António José de Almeida, suscita alguma estranheza. Sabemos que em tempos era normal as pessoas terem um registo oficial que não correspondia ao verdadeiro dia de nascimento. No entanto, sabendo que o pai de António José de Almeida, além de político local, fora também Juiz Ordinário, não nos parece que tenha havido confusão de datas na sua mente nem qualquer outro intuito em declarar uma data não conforme.
Seria natural perguntar se o dia do feriado está correcto. Fazendo fé do registo de baptismo não há dúvidas: António José de Almeida nasceu, faz hoje 145 anos, em Vale da Vinha.
David Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário