segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Friúmes: entre o Rio e a Montanha - a dinâmica das suas Gentes

Festa da Freguesia - 24 de Setembro


A Freguesia de Friúmes encontra-se entre o rio e a montanha, entre a água e o vento.
Ladeada por 2 rios, Mondego e Alva, na margem esquerda possui um espaço de lazer, Vale da Chã, composta por: areal, caneiro, roda (doida), bar, mesas pic-nic, vegetação impar entre amieiros e freixos, tudo para poder disfrutar das águas calmas e amenas características deste rio.
Na montanha: Serra da Atalhada, existe uma cordilheira de 24 moinhos de vento, agora quase todos reconstruídos, uns transformados para habitação (quarto, casa banho) os quais podem ser alugados para disfrutar de um fim de semana na natureza; outros fidedignamente transformados em museu, para assim poder transmitir aos mais novos o que era um moinho de vento e para que servia. Existem infraestruturas de apoio como: restaurante, bar, posto de turismo e uma eira antiga (em fase de conclusão), espaço para autocaravanas. Vistas impares de perder de vista, tanto para a serra da estrela como para a serra do bussaco.
Outros pontos de interesse a visitar: Igreja matriz, capela N.S.Conceição, Fontanário de Miro, Zagalho e Carregal, ruínas fornos da cal no Zagalho e Vale do Tronco, velha mina abandonada chamada “Toca da Moura”
Artesanato Típico: Tecelagem do linho, latoaria, tamancaria, barcas serranas em madeira, rodas doidas de rio, moinhos vento, azenhas, colchas de trapos, entre outros.
Gastronomia: Lampreia, folar doce, chanfana e peixe do rio.
António Fernandes

Conjunto de imagens sobre o complexo de Moinhos de Vento da Serra da Atalhada e dos recantos fluviais de que dispõe a freguesia. Também fotografias de uma actividade desportiva: o ténis.

Sem comentários:

Enviar um comentário