02 outubro, 2015

CARTA BRASILEIRA DE OUTUBRO: O PRIMEIRO PÊSSEGO

Meu caro amigo, me perdoe por favor se eu  não lhe faço uma visita. Mas o que eu quero lhe dizer é que antigamente, poucas casas tinham garagens, havia quintais, com espaço para as crianças brincarem. A casa de meus pais ocupava um terreno 20x40, onde  plantavam de tudo um pouco, alface, couve, repolho, chicória, almeirão, espinafre, cenoura, tomate, cebolinha, cheiro-verde e tomate. Havia espaço para árvores, uma enorme mangueira, mamoeiro, limão-china, um pé de tangerina, três laranjeiras, chuchu, parreira, uma touceira de cana caiana, figueira, pessegueiro, galinheiro, uma colmeia, e muitas bocas para comer.
O pessegueiro, por ser mais novo ou por exigir algum cuidado especial, demorou para frutificar. Um belo dia, apareceu uma flor. Depois, uma pequena fruta. Começamos a namorá-la. Sem que ninguém combinasse, decidimos, o primeiro pêssego seria de mamãe.
Os cuidados eram de todos. Se alguém jogava uma pedra, logo ouvia um grito: “cuidado com o pêssego da mamãe”. E assim foi,  com fruta  crescendo, o verde começou a amarelar. Um dia, sumiu do pé.  Alguém deveria tê-la colhido e dado a ela.
Quisemos saber dela como era, se doce ou azeda, que gosto teria. Ela não havia comido, guardara para nos mostrar. Descoberta por um passarinho, estava toda bicada. Contou-nos que a pegara caída, cheia de formigas. Fiquei endoidecido. Mas como os  bichos foram fazer aquilo? Peguei minha arma, um estilingue, sai ameaçando, esmagando formigas pelo caminho, naquele momento, matar o passarinho seria pouco. Mamãe interrompeu-me. O importante, ensinou-nos, foi termos visto o pêssego crescer, e o cuidando que tivemos.
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Hoje, quando vejo na quitanda, ou no supermercado, a gôngula cheia de pêssegos, penso no quintal da minha casa, na penca de irmãos, nos ensinamentos de minha mãe, nos passarinhos e até nas formigas. Ainda bem, tenho coisas boas em que pensar, porque “coisa está preta”, é pirueta pra cavar o ganha pão, que gente vai cavando só de birra e só de sarro.
"Meu Caro Amigo", uma das canções de Chico Buarque que critica o regime é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a regime militar, lançada em 1976. 


P.T.Juvenal Santos



29 setembro, 2015

Hélio Cardoso lança mais um livro sobre mecânica automóvel


Não é a primeira vez(1) que divulgamos o lançamento de livros por parte de um nosso conterrâneo radicado no Brasil, natural da Rebordosa: Hélio Cardoso (2). Acaba de nos chegar a notícia da apresentação, em S. Paulo, de mais uma obra sobre mecânica automóvel e que com todo o gosto partilhamos de seguida:


"Nos últimos anos, o engenheiro mecânico HÉLIO DA FONSECA CARDOSO, NATURAL DE REBORDOSA, PENACOVA, RESIDENTE EM SÃO PAULO BRASIL, diretor do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) nas gestões 2010-2011 e 1012-2013, acompanhou diariamente as ocorrências de recall em veículos automotores no Brasil e no mundo, formando um banco de dados importantíssimo para desenvolver e publicar esta obra.
O Eng. Hélio da Fonseca Cardoso lançará no próximo dia 28/10/2015 a partir das19:00 hs. na Livraria Saraiva do Shopping Anália Franco, Av. Regente Feijó, 1739, Tatuapé, São Paulo , Brasil, a sua mais recente obra que aborda os principais pontos e polêmicas sobre problemas técnicos em veículos

Neste livro estão contidas informações que vão mostrar cenários nunca antes pensados pelos consumidores e proprietários de veículos automotores.

Quais são as principais causas de recall? Por que os consumidores não comparecerem para regularizar seu veículo?  Há solução definitiva para os problemas?  Existe diferença entre o recall no Brasil e no restante do mundo? Estas e outras perguntas são alvo da análise apresentada.
Tendo em vista que o recall no Brasil ainda contempla apenas itens relacionados à segurança, deixar de executá-lo é um risco potencial para todos nós.

A partir da leitura desta obra, é muito provável que muitas pessoas mudem a forma de pensar antes de escolher um automóvel e mesmo depois de já tê-lo comprado ao saber que faz parte de um recall.

O livro está sendo lançado pela editora Leud e foi escrito em linguagem acessível, a leitura do livro não requer do leitor qualquer conhecimento técnico prévio para total compreensão dos assuntos abordados. Segundo o autor, os artigos foram escritos pensando inclusive no interesse crescente das mulheres na temática. “Escrevi para que elas também se habituem ao tema. Hoje as mulheres escolhem o próprio carro, antigamente eram os homens que escolhiam para elas”, explica o engenheiro.

Para Cardoso, o livro dá uma visão geral sobre o assunto e também serve de apoio em situações comumente enfrentadas por proprietários de veículos. “Esta obra fará com que o leitor se torne cada vez mais analítico e crítico ao discutir sobre o assunto em qualquer ocasião, inclusive para evitar que o sonho vire pesadelo”, afirma o autor."


(2) Hélio da Fonseca Cardoso, é natural da Rebordosa  e reside  há mais de cinquenta anos em São Paulo, Brasil.
Em correspondência trocada disse-nos ter “grande orgulho de ter nascido nessa Terra abençoada e muito linda.”
Informou-nos também que é neto do Sr. Joaquim Luís Miguel que foi um grande comerciante de ervas medicinais de Penacova.

27 setembro, 2015

Invasões Francesas: o povo humilde e obscuro, que, sem entender porquê, foi violentamente agredido e ultrajado.

O tema das Invasões Francesas ocupa,  por esse mundo fora, páginas e páginas dos livros de História. Batalhas, generais, heróis, vencedores e vencidos, mortos em combate... E sobre as vítimas mais humildes e ignoradas, as populações civis espoliadas, cruelmente martirizadas e assassinadas, quantas páginas se escreveram?
É enquadrada nesta interrogação que a historiadora Maria Antónia Lopes,  da Faculdade de Letras e Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra,  tem vindo a centrar as suas investigações. Entre outros trabalhos, escreveu para o 3º volume da obra O Exército Português e as Comemorações dos 200 Anos da Guerra Peninsular um capítulo intitulado  “Sofrimentos das populações na terceira invasão francesa. De Gouveia a Pombal”. Apesar de não referir casos ocorridos no nosso concelho, sabemos que também esta zona foi flagelada.
Como apontamento (porventura longo) transcrevemos de seguida algumas partes do referido estudo que nos transportam para uma realidade da qual nos chegam apenas vozes distantes e muitas vezes desfocadas...

Infografia incluída no trabalho de Maria Antónia Lopes

(...) Sabemos que as Invasões Francesas deixaram atrás de si um rasto de destruição e morte. Sabemos, também, que a terceira, em 1810-1811, foi terrível para as populações.
(...)
Segundo António José Telo, a estratégia inglesa não visou proteger as populações portuguesas e nem sequer expulsar rapidamente o invasor, mas desgastar na Península os exércitos napoleónicos. Porque não interessava uma vitória rápida, evitaram-se as grandes batalhas e, quando estas foram inevitáveis, como a do Buçaco em 1810, os seus resultados não foram explorados. Wellesley (futuro duque de Wellington) rumou para Sul, abandonando Coimbra ao saque dos invasores, que decorreu nos dias 1, 2 e 3 deOutubro de 1810, até ser reconquistada pelas milícias comandadas pelo coronel Trant.
(...)
Detido em Torres Vedras ao longo de meses, o exército francês foi derrotado pela fome, frio, doença e desmoralização. A norte da frente de batalha ficara um país devastado e em muitas zonas deserto, pois as ordens inglesas tinham sido de evacuação total das povoações com destruição de searas, pontes, moinhos e tudo o que não pudesse ser transportado.
(...)
Em Março de 1811 os Franceses iniciaram a retirada. Desesperados pela fome, buscando mais a sobrevivência do que o combate, levaram as atrocidades ao último grau, apanhando as populações em fuga, a quem torturavam e matavam para lhes extorquir víveres. Coimbra foi poupada, pois Massena não conseguiu entrar na cidade. Conduziu então os seus homens para Espanha pela margem sul do rio Mondego, onde a carnificina prosseguiu. Nos dias 19 e 20 de Março, sem encontrar nada para comer, as tropas francesas espalhavam-se por Pinhanços, Sandomil, Penalva do Castelo, Celorico da Beira, VilaCortês, Vinhó, Gouveia, Moimenta da Serra, etc. As populações do concelho de Mangualde já tinha evacuado as aldeias, no que chamaram o “3º desterro”, isto é, a fuga para os matos, onde procuraram sobreviver escondidas dos invasores. O 1º desterro tinha sido em Setembro de 1810 e o 2º em Dezembro do mesmo ano e Janeiro de 1811.
(...)
À fome e aos assassínios, e acompanhando as vagas de desalojados e de órfãos, sucederam-se as epidemias. Regressados a suas casas, as populações encontraram a destruição e os campos estéreis. A escassez de géneros tornou-se aflitiva e os preçosdispararam. Só muito lentamente a situação se normalizou. Nunca a população civil portuguesa vivera um período tão trágico.
(...)
Sintetizando as informações que lhe chegaram dos párocos, o provisor da diocese de Coimbra – vasta região, englobando o norte do actual distrito de Leiria e ainda uma pequena porção dos de Aveiro, Guarda, Viseu e Santarém – abre assim o seu relatório de Dezembro de 1811:
“O bispado de Coimbra... [que] contém 290 paróquias, apenas contará 26 delas onde não entrasse o inimigo. O terreno de todas as outras foi por ele calcado, desde o dia 21 de Setembro de 1810 até ao meio de Março de 1811”. A miséria é geral, diz o provisor. Segundo os seus cálculos, morreram violentamente às mãos dos soldados 3.000 pessoas e em consequência da epidemia que se seguiu, teriam falecido, no mínimo, 35 mil habitantes da diocese.
(...)
O marquês de Sá da Bandeira presenciou o sofrimento das populações na
retirada das forças francesas: “Encontrámos as povoações saqueadas e desertas, e muitas casas incendiadas. Os poucos habitantes que ao caminho nos vinham encontrar, homens, mulheres e crianças, apresentavam o aspecto o mais desgraçado; famintos, cobertos de farrapos, e parecendo alguns terem perdido a razão. A presença destes infelizes indivíduos causava o maior dó. Soldados e oficiais do exército aliado procuravam socorrê-los, partilhando com eles das suas escassas rações, que eles comiam com a avidez da fome”
(...)
Um Aviso Régio de 25 de Março de 1811 mandou proceder ao registo dos estragos, incêndios e mortos provocados pela última invasão.
(...)
Para se cumprir o Aviso, foram encarregados os párocos de elaborar relações dos prejuízos e vítimas das suas freguesias. (...) Quanto aos mortos causados pela epidemia, segundo as mesmas fontes, foram em números avassaladores. Na Figueira da Foz, onde não houve assassínios porque os invasores não passaram por lá, sucumbiram 4.135 indivíduos por doença, entre naturais e refugiados. Em Vila Verde, povoação vizinha onde também os invasores não entraram, estão assinaladas 290 vítimas da epidemia, além dos estragos causados pelos fugitivos que se acolheram à freguesia.
Grande parte do percurso dos Franceses, à entrada, efectuou-se pela margem norte do rio Mondego, mas repare-se que a maior mortandade se encontra ao longo das estradas a sul do rio, isto é, no trajecto utilizado na retirada e, por certo, também, nas incursões efectuadas durante a imobilização nas linhas de Torres.
(...)
Eis as palavras do prior de Pelmá:
“Não se podem numerar, nem tão pouco vir no miúdo conhecimento dos atrozes procedimentos dos bárbaros procedimentos que os inimigos cometerão nesta freguesia; e jamais poderá haver quem miudamente descreva suas atrocidades porque eles executavam quantas barbaridades lhe[s] vinham à imaginação. Sim, Excelentíssimo Senhor, o seu brutal apetite não perdoou ao sexo octogenário nem à pura inocência e, não satisfeitos desta calúnia e violência, moeram estas com pancadas, de que se tem seguido infinita mortandade. Nesta igreja nada deixaram que imagens mutiladas e degoladas; [...].Pelo que pertence aos roubos desta freguesia é incalculável o seu valor, porque, ainda que se quisesse fazer uma exacta averiguação pelos moradores, estes mesmos não saberiam dar uma exacta conta de sua perda porque levaram todos os gados de todas as qualidades: bois, bestas, porcos, cabras, ovelhas, perus e galinhas. De pão, vinho, azeite e legumes nada ficou nem vestígio. Pelo que pertence a roupas, as que lhe[s] não faziam conta rasgavam e faziam dela aos cavalos cama para que deste modo apodrecesse e os donos semnão utilizassem. Trastes de casa era com que os malvados faziam as fogueiras e aqueciam os fornos; toda a qualidade de louça a faziam mais miúda que sal [...]. Mas o procedimento que mais horroriza destes infames bárbaros, é as mortes que perpetraram nesta freguesia, que julgando este povo que lhe[s] escapava pelos bosques e fragas, não lhes escapou de trilhar a unhas de cavalo as fragas mais ásperas e esconderijos mais invadiáveis aonde apanharam quase todo o povo, aonde mataram 56 pessoas umas à bala, outros enforcados e outros a baioneta e também a espada; e os que não morreram logo, ou têm morrido ou ficaram mutilados e se acham na disposição de durarem pouco, porque além destes golpes, os deixavam nus e descalços. Entre o número de mortos foi o padre Miguel Lopes Alumbre que depois de lhe darem um sem número de picadas, lhe arrancaram as barbas, tiraram-lhe os olhos e afinal o passaram com duas balas”
(...)
Os párocos de Arganil, Vila Cova de Alva e Góis também narram as barbaridades cometidas. O primeiro descreve a morte de um colega de 76 anos: “Foi morto pelo modo o mais cruel: depois de ser atormentado cruelmente no campo, aonde foi achado, daí foi trazido com uma corda ao pescoço para sua casa, aonde depois de lhe[s] ter dado todo o dinheiro que tinha escondido em várias partes, o mataram à espada e baioneta, castrando-o sobre a cama e levando em um barrete eclesiástico as suas partes pudendas”
(...)
Foquemos agora só as mulheres, muito massacradas nesta invasão.
(...)
É possível que o recuo do exército, com a soldadesca desesperada de esgotamento e fome, tenha sido mais dramático para as mulheres. O pároco de S. Miguel de Poiares, terra invadida nas duas vezes e onde a percentagem de vítimas femininas atinge os 73%, afirma que pelo Natal de 1810, embora os invasores os tivessem colhido de surpresa, as mortes e atrocidades foram muito menores do que nos três dias que aí estiveram em Março do ano seguinte.
(...)
Como morreram estas mulheres? Os dados são escassos, mas sabemos que em Góis pereceu uma a tiro (quando fugia) e as outras “a golpe de ferro”; que em Vila Cova de Alva, Bernarda Maria, viúva de 60 anos, por ter “resistido as desonestidades que lhe queriam fazer lhe deram um tiro”; que em Arganil, Mariana Mendes, viúva, foi morta a espada e depois queimada e a Maria, casada, arrancaram-lhe a língua e mataram-na com tormentos vagarosos; e que em Nogueira do Cravo (concelho de Oliveira do Hospital) assassinaram três mulheres (sendo duas entrevadas) “com tanta barbaridade que lhes
tiraram os olhos e arrancaram a língua”
(...)
Recordemos que a fome desesperava os soldados e que as mulheres mortas eram camponesas, isto é, as guardiãs dos víveres. É bem possível que as mortes e torturas de que foram vítimas se expliquem pela sua resistência em ceder os mantimentos.
A violência contra as mulheres em tempos de guerra traduz-se sempre em crimes sexuais. Disponho de pouca informação sobre o número de vítimas de violação, a quem alguns párocos chamam cruamente “mulheres estragadas” ou, pelo contrário, de forma muito casta, “mulheres vistas”. Como veremos adiante, é assim que elas próprias se designam. Lemos já o testemunho do prior de Pelmá que, escolhendo cuidadosamente as palavras, se referiu à violação de meninas e de anciãs, mas é para os arciprestados de Sinde e Arganil que temos mais notícias. Assim, em Sarzedo (concelho de Arganil), onde foram mortas quatro mulheres (os homens foram 10), as “moças aprisionadas e estragadas” atingiram o número de 56; em Meda de Mouros (concelho de Tábua), com 13 vítimas mortais (10 homens e 3 mulheres), o pároco assinalou 43 “mulheres que foram estragadas”; em Celavisa (concelho de Arganil) a soldadesca levou consigo “15 raparigas da freguesia que voltaram estragadas”. Em três outras povoações regista-se que “foram muitas” as mulheres violadas. Afirma o pároco de Mouronho (concelho de Tábua) que os
Franceses passaram “à maneira de tempestade” e que foram as mulheres que mais sofreram com a sua violência. Em Góis, terão escapado à violação ou, então, o vigário preferiu não esclarecer o assunto: “Roubaram desta freguesia, na primeira vez que entraram, 25 mulheres e raparigas, que, indo fugindo, ficaram dentro do cerco; e todas depois de roubadas as faziam carregar com os fardos e mais coisas que furtavam, pondo-as todas descalças e com poucos vestidos, mas por misericórdia de Deus pouco tempo estiveram em poder do inimigo, algumas apenas duas horas, outras seis, e logo vieram ter a suas casas”.
(...)
Como o exército aliado vencera a batalha do Buçaco a 27 de Setembro de 1810, em Coimbra comemorou-se efusivamente. Mas Wellington decidiu rumar a Lisboa, abandonando aquela cidade, onde só na madrugada do dia 29 de Setembro se percebeu que o exército inimigo se encontrava às suas portas. Foi ordenada a total evacuação da urbe e a destruição de tudo o que não pudesse ser transportado. Em pânico, pobres e ricos, padres e freiras, velhos e novos, fugiram em direcção a Lisboa e ao porto da Figueira da Foz ou embrenharam-se por matos e pinhais, mas muitos foram capturados e violentados na estrada real. Outros, impossibilitados de caminhar por doença ou velhice ou esperançados na clemência do invasor, permaneceram e sofreram as consequências.
(...)
Igrejas, conventos, colégios, recolhimentos, câmara municipal, seminário, misericórdia, lojas, casas particulares... tudo foi saqueado.
Populações massacradas, aterrorizadas e espoliadas.
Vítimas não necessariamente heróicas, gente que nem sequer integrou as guerrilhas ou clamou pela pátria. Apenas povo humilde e obscuro, que, sem entender porquê, foi violentamente agredido e ultrajado.