Inauguração das obras de remodelação e ampliação do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penacova em 17 de Setembro de 1961
A reportagem do Notícias de Penacova:
"O cenário é de festa. No Terreiro e por todos os recantos onde se podiam arrumar canos eles lá estavam. Os restantes espaços eram para pessoais. Junto ao Hospital, enorme multidão esperava as autoridades convidadas. Substituindo o Sr. Arcebispo esteve presente e procedeu à bênção do belo estabelecimento hospitalar S. Ex.ª Rev.ª o Sr. D. Manuel de Jesus Pereira. Em representação do Senhor Ministro das Obras Públicas o sr. Dr. Coreolano Ferreira, Director-Geral dos Estabelecimentos Hospitalares, o Sr. Governador Civil, que cortou a fita simbólica, cuja tesoura lhe foi oferecida -pela graciosa filhinha do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia, sr. Dr. Augusto Leitão, tendo aberto as portas o Sr. Dr. Artur Soares Coimbra, médico hospitalar.
Estivaram presentes os Srs. Comandante Distrital da Legião Portuguesa, Comandante Distrital da Guarda Nacional Republicana, Sr. Capitão Fernando de Oliveira Leite, o Sr. Comandante da Policia de Segurança Pública, o Sr. Dr. Santos Bessa, Deputado da Nação Sr. Dr. Augusto Simões, Rev.º Arcipreste David Marques, de S. Pedro de Alva, Sr. Dr. Pimentel. Dr. António Honório e Dr. Namora e muitíssimas personalidades de destaque, cujos nomes nos não foi possível colher.
Após a bênção foram as instalações visitadas pelos convidados e por todo o povo que o não tinha já feito. Também a Capela de Nossa Senhora da Guia, Padroeira da Santa Casa da Misericórdia e em comunicação com o Hospital, foi visitada, ficando todos muito bem impressionados com a singeleza mas graciosidade do templo, como impressão igual ficou aliás de toda a construção hospitalar.
Estão de parabéns os incensáveis Provedor e Vice-Provedor bem como todos os que generosamente contribuíram para obra tão útil como necessária, tanta ao pobre como ao rico, mas de modo especial ao pobre.
NOS PAÇOS DO CONCELHO
No salão de festas dos Paços do Concelho foram recebidas todas as pessoas convidadas para a solene festa de inauguração do restaurado estabelecimento hospitalar e bem assim o descerramento de uma placa com o nome do jubilado Professor Doutor Bissaya Barreto, que foi dado à Avenida da frente do Hospital e Preventório.
Presidiu o Sr. Governador Civil que era Ladeado pelo Sr. Presidente da União Nacional do Distrito de Coimbra, Dr. Santos Bessa, pelo Representante do Senhor Ministro da Saúde e Assistência, sr. Dr. Coreleano Ferreira. Pelo Delegado do Instituto Nacional do Trabalho de Coimbra pelo Sr. Dr. Pimentel. Tinha lugar de destaque o Sr. D. Manuel de Jesus Pereira que substituia o Sr. Arcebispo. Também ali se encontravam os presidentes das Câmaras da Coimbra, Arganil, Poiares, Mira, Soure, Mortágua e outros concelhos que não conseguimos identificar, os membros da Santa Casa da Misericórdia, os Vereadores da Câmara com o Sr. Presidente.
Em nome do Sr. Engenheiro Horácio de Moura foi o Sr. Dr. Álvaro Ribeiro dando a palavra aos vários oradores inscritos.
Em primeiro lugar falou o sr. Dr. Augusto Leitão que historiou as fases e dificuldades da reconstrução do Hospital e das dificuldades que surgem da sua manutenção se faltar o auxilio e generosidade de todos.
O Sr. Fernando de Almeida historia a fundação da Misericórdia e do seu Hospital que seria o actual Preventório mas que por razões que explicou foi adido à Junta de Província da Beira Litoral a pedido do eminente Prof. Doutor Bissaya Barreto, surgindo ao lado aquele que a actual ampliação veio substituir.
Fala o sr. Dr. Álvaro Barbosa Ribeiro que agradece a presença de tantas altas personalidades para acompanharem Penacova nesta hora de júbilo e refere nos termos mais o elogiosos a figura do devotado homem à causa da criança e da mulher que é o Sr. Doutor Bissaya Barreto a quem o Município homenageia consagrando-lhe a mais bela avenida de Penacova que é a do lado Sul do Preventório e do Hospital, saldando assim uma dívida que sobre ele pesava.
Fala o Sr. Dr. Pimentel que referindo-se aos dois acontecimentos do dia convida à união em volta do Estado para vencermos as vivas dificuldades da hora presente e
podermos continuar nesta obra de progresso que se iniciou há três dezenas de anos.
O Sr. Doutor Santos Bessa faz uma descrição magistral do grande homem que bem conhece e da sua larga obra – Prof. Doutor Bissaya Barreto.
Finalmente o representante do Sr. Ministro da Saúde e Assistência, foca o grande papel das Misericórdias e, dentro destas, dos hospitais e salienta que não bastam edifícios e camas e aparelhos indispensáveis. É preciso cooperar nessa grande obra em que está empenhado o Ministério a que pertence mas que só por si não pode sustentar. É preciso que todos ajudem na medida do possível.
Ao encerrar a sessão o Sr. Governador Civil prestou também homenagem ao Sr. Dr. Bissaya Barreto, felicitando a Mesa da Misericórdia pela sua acção e agradeceu a presença do representante do Sr. Ministro da Saúde e a do Sr. Bispo, dando a sessão por terminada."
A imprensa local não deixou também de enaltecer “o bom povo do concelho de Penacova que tão generosamente através dos Cortejos de Oferendas, contribuiu para o Hospital admirável" que era inaugurado” e igualmente a “tenacidade invulgar dos Provedor, Vice-Provedor, Secretário, Tesoureiro e Vogal da Santa Casa, respectivamente, Dr. Augusto Leitão, Fernando de Almeida, Álvaro Alberto dos Santos, Laurindo da Cunha Martins e Manuel Lopes Ferreira”, não esquecendo a “generosidade do Comendador Abel Rodrigues da Costa”.
O PROGRAMA publicitado foi o seguinte:
ÀS 14 HORAS - Concentração das Filarmónicas e Orquestras em frente dos Paços do Concelho e início da tarde desportiva que constava de: corridas de bicicleta em estrada, corridas de saco, pé coxinho, ovos, cântaros, negativas de bicicletes, etc., etc.
ÀS 17 HORAS - Chegada do Ex.mo Governador Civil e outras altas individualidades aos Paços do Concelho.
ÀS 17,15 HORAS - Descerramento da placa toponímica da Avenida Professor Doutor Bissaia Barreto.
ÀS 17,30 HORAS - Inauguraçáo do Hospital e sessão solene.
ÀS 21 HORAS - Festival no Parque Municipal com a exibição do Rancho Folclórico “Corações Unidos”, da Venda Nova de Poiares. Esplanadas, pistas de baile, barracas de chá, etc., etc...
Foram iniciativas muito importantes naquela altura e que muito beneficiaram a população de todo o concelho.
ResponderEliminar