sábado, janeiro 11, 2025

Que é feito dos arquivos do antigo concelho de Farinha Podre?

 


Farinha Podre, Carvalho, Sanguinheda… terras que foram cabeça de concelho e - que saibamos – das quais não ficou qualquer registo escrito da actividade político-administrativa desses tempos.

Sobre Farinha Podre, hoje S. Pedro de Alva, recordemos que a Reforma Administrativa de 1836, se por um lado suprimiu muitos concelhos que pelas suas pequenas dimensões não se tornavam viáveis, por outro lado, criou alguns, não muitos, atendendo a factores naturais e humanos e, obviamente, políticos. Foi assim que, num momento em que o número de concelhos levava uma forte machadada, Farinha Podre teve o privilégio de ascender a concelho. No distrito de Coimbra igual sorte teve S. Miguel de Poiares. Apesar de passado pouco tempo ter sido extinto, conseguiu recuperar mantendo-se até hoje, o que não se verificou com Farinha Podre.

A fragilidade do concelho de Farinha Podre revelou-se muito cedo. Logo no ano a seguir à sua criação, perdeu a freguesia de Carapinha para o concelho de Tábua. Passados apenas dezassete anos, com os ventos centralizadores da Regeneração, acabou por ser extinto por Decreto de 31 de Dezembro de 1853. No distrito de Coimbra igual destino tiveram os concelhos de Coja, Midões, Ançã e Tentúgal.

Foram poucos anos, mas sempre foram dezassete... Quem foram os titulares dos cargos políticos? Como se desenvolveu a administração do novo concelho?

Apenas temos conhecimento das Posturas publicadas muitos anos depois num periódico local. Nada mais, que tenhamos conhecimento, existe em arquivo. Lamentável…

Há dias, ao consultar um livro publicado em 1899 tendo como autor Sanches de Frias e intitulado Pombeiro da Beira: memória histórica e descriptiva tropeçámos com uma passagem, que apesar de relacionada com a Sanguinheda (que em tempos idos foi sede de concelho) nos faz pensar que algo parecido se terá passado com Farinha Podre.

Escreve Sanches de Frias:

[…] Dos arquivos da Sanguinheda, que foi cabeça de concelho, nada existe, que conheçamos. Disse-nos ali o sr. Soares da Costa, modesto proprietário, filho do último escrivão e tabelião da Sanguinheda e sofrível e sozinho sabedor das velharias da sua terra que ao passar o Cartório em 1836 para a jurisdição de Farinha Podre, hoje S. Pedro do Alva, desapareceram os papéis desse e outros arquivos, indo seu próprio pai vender a Coimbra uma carrada deles para embrulho! […] Quando, há pouco ainda, se procurou entre os livros velhos de um negociante de Coimbra uma obra, que nos foi prometida, um ínfolio manuscrito, encadernado em pergaminho, referente às antiguidades de Pombeiro e saído outrora do arquivo dos condes respectivos, viu-se que fôra destruído por um caixeiro, que, folha a folha, o reduzira a papel de embrulho.”

Perante esta “barbaridade”, Sanches de Frias, faz o seguinte comentário:

“Ainda este é um caixeiro, cujas untuosidades de espírito não passam além da manteiga que mercadeja e embrulha; mas .. escrivães e outras superiores e mais conspícuas autoridades, ao consentir na venda, às carradas, de manuscritos antigos, únicos documentos históricos, pelo menos, até o meado do século XV... precisavam, Deus nos perdoe, de um auto de fé, que os purificasse do atroz vandalismo. “

Terá sido por estas e por outras que hoje nada sabemos da história do concelho de Farinha Podre…

Igualmente, de Penacova muita coisa se perdeu. Segundo consta, o próprio Foral andou “ao Deus dará” durante muitos anos, o que nos dá uma triste imagem do cuidado que se tinha com os documentos, muitos deles preciosos, que hoje seriam úteis para se saber um pouco mais sobre o passado do nosso concelho e da nossa região.

quinta-feira, janeiro 09, 2025

Da minha janela: A Caminho

 


𝕬 𝕮𝖆𝖒𝖎𝖓𝖍𝖔


Devagar, de mansinho e “coração cheio”

Lá vamos nós a caminhar para a Catedral

De Lisboa

Sabendo bem que lá se reza a cantar

E, também, se poderá cantar a rezar

Ou fazer tudo isso em silêncio

Concentrados na Fé

Sincronizados na Sé

Nós todos, todos juntos

A “Divo Canto Família”

[associados, coralistas, maestro e directores]

Os Divulgadores

E outros que são Doadores

Também Facilitadores

Ou, somente, Admiradores

!… Quiçá Penacova em esplendor …!

Vamos agradecer ao Nosso Senhor

O dom bom que tivemos

Ao dignificar, alto, o tom

O percurso que fizemos

Refinando o nosso som

E, sobretudo, o significado

Que essa Porta Aberta tem

Enquanto marca do Além

Na alma pequena d’alguém

Como nós

Oriundos de uma terra beirã

De gente humilde

Trabalhadora, honesta, até sã

Com bons cantadores

Mulheres e homens sonhadores

… Muitos crentes, mas também Pecadores!


Luís Pais Amante

Casa Azul


Ansioso pela actuação do Coral Divo Canto, na Sé Catedral de Lisboa (na Missa de Domingo, 19/1, pelas 11h30) a que se seguirá um Concerto.


quarta-feira, janeiro 08, 2025

Os palitos de Lorvão num livro americano



O palito: tecnologia e cultura, no original em inglês The toothpick: technology and culture, é o nome de um dos muitos livros de Henry Petroski (1942-2023), autor do "best-seller" O Lápis e professor de engenharia civil e história na Universidade de Duke, Estados Unidos da América. Os seus ensaios "desmistificaram" a engenharia, analisando projectos e falhas de grandes estruturas, como edifícios e pontes, mas Petroski escreveu também sobre muitos artefactos do quotidiano, como o lápis e o palito de dentes.

Na obra The toothpick, publicada em 2007, em que se fala, por exemplo, da indústria americana de palitos, desenvolvida por Charles Forster, faz referência, no sexto capítulo, intitulado “Made in Portugal” à história dos palitos de Lorvão.

Aí podemos ler o seguinte:

Possivelmente, a mais antiga e orgulhosa tradição sobrevivente de palitos de dente de madeira artesanais, conhecida e admirada em todo o mundo, exista em Portugal, no distrito de Coimbra, por onde corre o Rio Mondego. Aqui, não muito longe [...] de Penacova, fica o pequeno lugar de Lorvão, onde fica o mosteiro de Lorvão. É um dos mais antigos mosteiros de Portugal, tendo sido fundado pelos beneditinos antes da invasão moura. No final do século XII foi ocupado pela Ordem de São Bernardo.

As freiras faziam "um doce especial, que evidentemente era pegajoso para os dedos e pegajoso para os dentes”. Foi assim que “no século XVI, as freiras tiveram a ideia de fazer palitos de dentes para pegar nas iguarias e para limpar os dentes depois de comer.

Refere-se de seguida que “os famosos palitos de dentes” passaram a ser manufacturados, enquanto “indústria caseira” pelos habitantes de Lorvão e terras vizinhas.

Salienta o autor que “esses palitos de dentes, lindamente cinzelados, eram considerados os melhores palitos de dentes feitos em qualquer parte do mundo".

Petrosky introduz agora uma nota que habitualmente não é referida e, quanto a nós, carece de confirmação. Diz ele que “no final do século XIX, os palitos de dentes portugueses continuavam a ser esculpidos à mão a partir de lascas de pau-laranjeira por camponesas, sendo a única ferramenta usada um canivete comum" sublinhando que “o palito português de dentes, de laranjeira, era o preferido pela aristocracia da Europa".

Mais à frente: 

“[..] A fabricação portuguesa de palitos de dentes continuou a florescer, à sua escala, e em meados do século XX havia cerca de nove mil pessoas ocupadas no comércio […] Argentina e Brasil eram os principais consumidores dos palitos portugueses artesanais" - podemos ler igualmente.

O livro fala ainda da história de um ”curador de um museu odontológico holandês que visitou Lorvão no final da década de 1970 para ver se os palitos de dentes ainda eram feitos da maneira tradicional” concluindo que “o processo havia mudado pouco ou nada, apesar dos caprichos dos mercados e tratados. Ele descobriu que os palitos de dentes portugueses simples também eram feitos de salgueiro e choupo, madeiras que crescem nas margens dos rios Mondego e Tejo. Na preparação para fazer palitos de dentes, os homens cortavam os troncos de árvores derrubadas em comprimentos de vinte polegadas, que eram então despojados de sua casca e divididos em pedaços triangulares, parecendo não muito diferentes de lenha. Os pedaços eram amarrados em feixes e etiquetados com um nome”. […]

Sendo “o trabalho de fazer palitos de dentes assumido por mulheres e crianças”, o referido curador registou a demonstração da manufactura, feita pela mulher de um dos "lenhadores":

Uma tira de cerca de 2 cm de largura e da espessura de um palito de dentes foi cortada do pedaço de madeira e três incisões paralelas foram feitas nela, chegando quase até o final. A mulher então colocou um cinto de couro no colo apertando-o com um pedaço de barbante sob seus pés. Com uma faca comum de descascar batatas, ela apontou as pontas das, agora quatro tiras paralelas, girando as tiras cerca de 30° para a direita e depois 30° para a esquerda, um lado de cada uma foi arredondado. As tiras foram então giradas em 180° e o processo foi repetido. Por um corte horizontal, quatro pedaços foram cortados da tira. Quatro palitos de dentes nasceram! A mulher repetiu o processo na tira encurtada até que estivesse terminada. Os palitos de dente assim esculpidos eram todos do mesmo comprimento e se encaixavam exatamente nas caixas que estavam ali à mão.”

Este excerto, tendo como autor F.E.R. de Maar, encontra-se no artigo “The Toothpick Carvers of Lorvão”, publicado no Bulletin of the History of Dentistry (Abril de 1980).

Prosseguindo com a leitura do capítulo VI:

Os paliteiros de Lorvão foram, em certa época, os únicos que produziam dessa forma os palitos comuns do dia a dia, geralmente chamados simplesmente de palitos, parecem semelhantes, mas são mais longos, mais largos e mais grossos - além de serem consideravelmente mais pontiagudos, mais irregulares e mais individuais - do que os palitos de dentes cónicos e planos feitos à máquina que podem ser comprados hoje em supermercados americanos.”

Henry Petrosky invoca mesmo um autor português, escrevendo que “os artesanais também são mais suaves e geralmente mais flexíveis e de cor mais clara. De acordo com o historiador odontológico José de Paiva Boleo, a escolha da madeira e o método de produção garantem a boa qualidade dos palitos. Eles são flexíveis, dão resistência suficiente, a madeira não tem gosto nem cheiro e o trabalho manual tem um alto grau de perfeição."

É também referido “outro tipo de palito de dentes português, que geralmente é mais longo e bem mais elaboradamente esculpido e decorado” que “não eram feitos em Lorvão, mas nas proximidades de Penacova e em Poiares, e também na ilha portuguesa da Madeira e em Laranja, Brasil. […] Esses palitos de dentes elaboradamente trabalhados eram considerados muito caros para o comércio comum, mas ocasionalmente pequenas quantidades deles eram importadas "para uso em banquetes notáveis". Fora de Portugal e do Brasil, eles são admirados como peças únicas de artesanato.“

[Tradução livre do original:  Penacova Online)

domingo, dezembro 29, 2024

Da minha janela: Fora do tempo

 


Fora do tempo


Tempo é a normalidade a passar

E também o calendário a abrir as suas folhas

Algumas de “pernas pro ar”

Sem parar no fim do ano

Eu sinto estar

Fora do tempo d’agora

Que parou para eu me vir embora

Fico do lado de cá, fora do tempo, a observar

O que se está a desenrolar

Do lado de lá do espelho da Vida

E a querer adivinhar o tempo que ainda irei ter

Para além do que tenho estado por aqui a sorver

É bom gozar o tempo enquanto se tem, frio

Usufruí-lo, dormir com a cabeça na fronha

Do relento com brio

Colmatar a necessidade

De ser sem-abrigo militante

Por vezes delirante

E vivenciar, realmente, o modo do perigo

É chato que o tempo esteja assim malparecido

Com Sol vazio

Sem Estrelas com brilho

Ou Luas de luar crescido

Imperdoável, até!


Luís Pais Amante

Casa Azul

Poema pra minha passagem do ano.


sexta-feira, dezembro 27, 2024

Empresas de Penacova: lista das 50 maiores do concelho

Lista elaborada por Blogue PenacovaOnline

O jornal "Diário de Coimbra" do passado dia 12 de Dezembro publicou o ranking das 1500 maiores empresas do distrito de Coimbra, considerando o volume de negócios relativo a 2023.

De acordo com a análise deste periódico, "as 50 maiores empresas do concelho de Penacova fecharam o ano com um volume de negócios global de 225,6 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 10% face aos 204 milhões de euros faturados em 2023, mesmo mantendo o número de empresas neste ranking das 1.500 maiores. 

Igualmente conclui que " a principal novidade na análise às maiores empresas do concelho de Penacova reside na sua “liderança”. 

A empresa GS Fuel, criada em 2020, está agora no primeiro lugar após um crescimento na sua faturação de 476%. Passou de 7,7 milhões de euros faturados em 2022 para os 44,5 ME faturados em 2023. 

Assim, a Água das Caldas de Penacova foi “destronada” para o segundo lugar mesmo tendo fechado o ano em crescimento. Passou de uma faturação de 27,8 ME para os 30,7ME. 

Quem também desceu uma posição no ranking foi a Transportes Marginal do Mondego com um volume de negócios de 18,9 ME. 

Infografia: Diário de Coimbra
Seguem-se, ainda no “top 5” a JTSL - Soluções Técnicas Manutenção Metalomecânica (17,4 ME) e logo a seguir a Eólica da Linha com 17,2 ME faturados em 2023. 

A sexta posição neste ranking de Penacova é ocupada pela Fozvias (com um volume de negócios de 10,2 ME), seguida pela R2P Reciclagens e Peças (4,7 ME), pela TransTransportes Rodoviários de Mercadorias de Aguieira (3,88ME) e pela Placolas - Comércio de Pladur e Gesso (3,83 ME).

"Na análise aos resultados líquidos- sublinha o Diário de Coimbra constatamos que estas mesmas 50 empresas fecharam o ano com lucros de 13,5 milhões de euros, cabendo o primeiro lugar à Águas das Caldas de Penacova com lucros de 6,6 milhões de euros. A principal empregadora (com 235 trabalhadores) é a JTSL, sendo
que as 50 empresas representam 1.192 postos de trabalho.

DISTRITO DE COIMBRA
(fonte Diário de Coimbra)

O total das 1.500 maiores empresas do distrito fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 11,9 mil milhões de euros, valor esse que representa um ligeiro crescimento face ao valor do ano anterior. Os concelhos de Coimbra e da Figueira da Foz são os principais “motores” deste distrito. 

Se na revista do ano passado se assinalava o facto das 1.500 maiores empresas do distrito terem ultrapassado (em 2022) a barreira dos 10 mil milhões de euros faturados este excelente resultado é agora consolidado, apesar de todas as dificuldades que a economia atravessa. 

Comparativamente com o exercício anterior, Coimbra mantém-se como o concelho mais representado neste ranking (525 empresas), seguido pela Figueira da Foz (225) e por Cantanhede (142).

Já a Figueira da Foz lidera quando a análise é feita somando a coluna do volume de negócios (um total de 3,655 mil milhões de euros).

Coimbra segue bem perto com 3.649 milhões de euros faturado e Cantanhede mantém o terceiro lugar com um volume de negócios de 966 milhões de euros.

Esta ordem repete-se nos resultados líquidos por concelho. Figueira da Foz fechou o ano com lucros de 205 milhões de euros, seguida por Coimbra (46 milhões de euros) e por Cantanhede (41 milhões de euros).



Post scriptum:
Entretanto verificámos que o jornal  O Despertar também havia noticiado: 





quinta-feira, dezembro 19, 2024

Da minha janela: Natal em desassossego



Natal em desassossego


Estamos cá a preparar a época do Natal

Sei que os nossos netos estão esfuziantes

Amantes da noite em si, passada por aqui

Na casa dos Avós

Há qualquer coisa em mim, que me desassossega

Que me aborrece

Que me entristece


Como o destino do mundo quase fatal

Com os adolescentes em transtornos delirantes

Resfriados nas sombras das guerras por ali

Nas tendas improvisadas

Onde há revolta, ao perceber que a vida está cega

O que me sabe a briga

O que me trás fadiga


Porque pudemos nós com génese igual

Produzir esta composição do ser militante

Em que a injustiça se regenera a si própria

Numa vingança cruel?

Desprotegendo o sol do amanhecer sem refrega

O que altera o Natal

O que só nos faz mal


São grandes áreas de desigualdade letal

Nesta actualidade cheia de guerras errantes

Em que o “ser criança” não tem mais valor

Nem o mínimo de prazer

Acabar a vivência infantil, por certo, já descarrega

Nas mentes mal amadas

Nas consciências pesadas


                 *


Tão bom que seria ter só crianças iguais

Em direitos

Ter pilares de sorte em todos os natais

Com igualdade

Ter vidas parecidas, sem “armas” fatais

Na comunidade

Ter as oferendas e as prendas “a mais”

Repartidas com amizade!


Luís Pais Amante  

Casa Azul

Em homenagem às Crianças vítimas das guerras, obrigadas a carregar o Mundo.


terça-feira, dezembro 17, 2024

Casal de Santo Amaro: a Lenda da Imagem do Santo Padroeiro

Imagem de Santo Amaro que se venera no Casal

Texto de Alípio Barra 
in Jornal Nova Esperança 
31 de Março de 1999

Amaro ou “Mauro”, segundo o livro Santos de Cada Dia, nasceu em Roma de família senatorial e foi entregue aos cuidados de S. Bento, quando tinha apenas 12 anos. Correspondeu tão bem à afeição e solicitude do Mestre que foi proposto como modelo aos outros religiosos. S. Gregário exaltou-o por se ter distinguido no amor da oração e do silêncio e conta que a exemplo de S. Pedro foi recompensado da sua obediência caminhando sobre as águas. Foi o caso de um jovem chamado Plácido que caiu no açude de Subiaco. S. Bento soube-o por revelação e chamando Amaro disse-lhe: Irmão Amaro vai depressa procurar Plácido que está prestes a afogar-se. Munido com a benção do Mestre, Amaro correu sobre a água a socorrer Plácido a quem agarrou pelos cabelos e trouxe para a margem não se apercebendo sequer que tinha saído de terra firme. Quando deu pelo milagre atribuiu-o aos méritos de S. Bento. Cumpria tão bem o ideal monástico que todos passaram a considerar nele o perfeito herdeiro espiritual de S. Bento, o sucessor eventual dele. Segundo a tradição foi Amaro quem ficou a substituir S. Bento, quando este se transferiu para Monte Cassino. É-lhe atribuída ainda a implantação do Instituto Beneditino nas Gáleas. Julga-se que veio a falecer em 584.


 Do aparecimento da sua imagem nesta terra, cerca de mil anos depois da sua morte, diz-nos a lenda, contada de pais para filhos, que um dia, há umas centenas de anos, quando uma barreira de terra e pedregulhos caída sobre parte da estrada foi limpa, encontraram uma imagem de Santo Amaro que depois de limpa foi levada para casa de um morador no Casal, mas todos os dias que era levada, no dia seguinte de manhã estava novamente na pedreira.

Por detrás da barreira que foi limpa estava a pedreira na vertical que tinha a meio um cubículo cavado, tipo prateleira, onde teria estado colocado Santo Amaro. Era nesse cubículo que aparecia o Santo, sempre que na véspera era levado dali.

O povo construiu-lhe uma capela a meio do lugar e concerteza depois de festa condigna, foi ali colocado e considerado padroeiro desta terra.

Não se sabe quem teria trazido o Santo Amaro para colocar no cubículo da Pedreira. Teoricamente supõe-se que fazia parte das alminhas que teriam existido naquele lugar e que era ponto de paragem obrigatória dos funerais vindos da povoação de Ribela, pela estrada antiga que fazia ligação na Ribela de Gavinhos, passavam no Casal e seguiam em direcção a Penacova. O cemitério, ao tempo, era junto à Igreja de Nossa Senhora da Guia, que nos anos 30, foi absorvida pelas construções do Preventório.

Quando no início do século foi rasgada a estrada que liga Penacova - Luso, que em princípio só chegava às Contenças, os funerais de Ribela passaram a utilizar esta estrada mas paravam sempre na direcção do local onde havia aparecido Santo Amaro, para rezar os respectivos responsos. Essa paragem era referenciada por uma cruz de madeira que estava pregada numa oliveira.

Diz mais a lenda, que a pedreira onde teria estado o Santo Amaro, foi rebentada já no século XIX e a pedra, foi metida no forno, onde esteve a arder cerca de 72 horas (o normal seriam 36 horas) mas não se transformou em cal.

Quanto aos cabouqueiros que tiveram a coragem de rebentar a pedra, ou foram mandados fazer isso, teriam entrado em doença contínua e morreram com o corpo cheio de mazelas.

O Santo Amaro por ser de pedra, é muito pesado e por isso foi feita uma imagem à semelhança, de madeira, que é a que vai no andor da procissão nos domingos de Festa.

No século XX o Santo Amaro de pedra só saiu duas vezes da Capela: - Uma no início do século. no dia da Festa, que chovia torrencialmente, e não podia sair a procissão e os mordomos colocaram o Santo fora da Capela, à chuva, mas milagrosamente a chuva parou de imediato. A procissão foi feita, mas logo que recolheu e o Santo também, a chuva voltou a cair; - a outra há mais de vinte anos, por promessa, de um conterrâneo nosso, o Armando Xavier, imigrado no Brasil, que ofereceu o relógio existente na Capela e fez a Festa dedicada a Santo Amaro. A juventude desta terra conseguiu com muito esforço adaptar o andor e transportá-lo no longo do percurso percorrido pela procissão, ajudando assim, o nosso amigo Armando Xavier a cumprir a sua promessa.







Fotos:
 página da Comissão de Festas no Facebook (2024)

segunda-feira, dezembro 16, 2024

"Muitos são os fatores que nos levam hoje a olhar de uma forma inquieta e temerosa, para o futuro demográfico do concelho"



"Muitos são os fatores que nos levam hoje a olhar de uma forma inquieta e temerosa, para o futuro demográfico do concelho": é num estudo do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), da Universidade de Lisboa, que esta afirmação é sublinhada. Trata-se de um trabalho na área da demografia (1), intitulado “Penacova: uma década depois” assinado por Jaime Ferreira Simões, Joana Araújo Pereira e Mariana Leal Lã-Branca, que analisa os dados dos Censos 2021 em comparação com os do recenseamento de 2011.

“Penacova, um município da Beira Litoral, encerra na sua história demográfica uma fiel demonstração da crise, que o interior de Portugal enfrenta desde o primeiro quarto do séc. XX”, é outra das conclusões que ali são apresentadas.



Do estudo em causa, salientamos os seguintes aspectos:

 Evolução demográfica

- Durante a ultima década (2011-2021), o município de Penacova, revela uma redução em cerca de 14% na sua população em relação a 2011, reduzindo de 15 251 habitantes para 13 113.

- O município de Penacova, ao longo da última década, viu reduzir a sua população em cerca de 14%.

- a sede do concelho apresenta também ela, ao longo da última década uma similar evolução demográfica negativa de 13,21%.

- Em termos percentuais, Carvalho (2) e Lorvão (3) foram as freguesias que mais população perderam na última década. Ambas apresentam evoluções demográficas negativas superiores a 19%, sendo que Carvalho se destaca por se verificar uma diminuição de 19,98% dos seus residentes. 

- Freguesias como Figueira de Lorvão, União das freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego e União das freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego, apresentam evoluções demográficas similares, todas elas rondando os 12% de perda populacional aferida entre Censos.

- As duas freguesias que registam as menores oscilações são Sazes do Lorvão e União das freguesias de Friúmes e Paradcla, sendo que estas registam evoluções demográficas negativas de 4,81% e 6,55% respetivamente.

- Lorvão e a sede de concelho, Penacova, encerram em si a responsabilidade de 55,40% da redução populacional do município na última década.

Esperança de vida

- Os números da mortalidade no município de Penacova continuam a revelar-se elevados.

- A população do concelho está cada vez mais envelhecida, tornando a mortalidade naturalmente elevada.

- As faixas etárias predominantes em Penacova são compostas por indivíduos com idades compreendidas os 50 e os 69 anos.

Troika e saldo migratório

- Em 2011, “muitos foram aqueles que, também de Penacova, emigraram na esperança de alcançar novas oportunidade, empurrando o saldo migratório do município para valores historicamente negativos”.


Natalidade

- “As crianças não são uma população com franca visibilidade em Penacova.”

- Em dez anos, o município perdeu cerca de 30% da sua população infantil.

- Verifica-se uma redução significativa do número de filhos por mulher, passando de 34,4 filhos por mil mulheres para 25,8 filhos pelas mesmas mil mulheres.

- Regista-se uma contração da taxa bruta de natalidade de 7,5 % em 2011 para 4,6% cm 2021.

- Em 2021, no grupo etário entre os 0 (zero) e os 19 (dezanove) anos apenas existiam 1806 indivíduos (no total concelhio de 13 113).

- Verifica-se um decréscimo da taxa de matrimónios de 2011 para 2021, bem como um aumento da taxa de divorcialidade.

População residente por sexo e estado civil

- O número de mulheres viúvas é bastante superior ao número de homens viúvos quer em 2011, quer em 2021.

- O número de solteiros é mais baixo em 2021 devido á saída de jovens para estudar ou trabalhar fora do concelho.

Constituição dos agregados domésticos privados

- Redução no número de crianças por agregado

- Os agregados familiares de 4 ou mais pessoas, são hoje e cada vez mais, reflexo da dependência e não da renovação geracional.

População residente por idade e condição perante a atividade económica

- A população de Penacova se encontra praticamente dividida a meio entre população ativa e inativa.

- Dentro da população ativa, os empregados representam mais de 90%, o que nos leva a concluir que a taxa de empregabilidade é positiva no concelho (recorde-se que o número de residentes do município são 13113 pessoas)

- O número de reformados representa mais de 60% da população inativa, “o que é demonstrativo do envelhecimento da população do município de Penacova.



Nas “Considerações Finais”, os autores escrevem o seguinte:

“O envelhecimento da população é um resultado natural da evolução científica e tecnológica. As evidências mostram ao longo da nossa história contemporânea, que as políticas públicas pró-natalistas em momento algum se revelaram eficazes.

A redução do número de filhos por mulher é um fenómeno global, alimentado por alterações sucessivas na estrutura e funcionamento das famílias, pelas dinâmicas das sociedades desenvolvidas contemporâneas e, sobretudo, pelas opções tomadas pela mulher na modernidade.

Conclui-se assim como emergente, uma consciencialização global de que os territórios precisam, então, criar políticas públicas que proporcionem qualidade de vida em todas as idades, que acompanhem as gerações em todo o curso de vida, garantindo apoio às famílias nas suas diversas configurações. “



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(1) publicado na plataforma ISSUU em 2022

(2) “A freguesia de Carvalho, que lidera tragicamente esta análise demográfica em termos percentuais, apresenta uma perda de 84 homens e 85 mulheres nos últimos dez anos. Esta perda, quando comparada aos valores que o saldo demográfico negativo da sede concelho apresenta, podem parecer baixos. No entanto, esta freguesia experimentou uma redução de um quinto dos seus habitantes. “

(3) “Aqui, o cenário além de diferente torna-se deveras preocupante. Lorvão apresenta percentagens muito aproximadas daquelas que se registam em Carvalho, sendo que, desta vez os resultados socioeconómicos podem em si encerrar uma dimensão superior. Lorvão, é historicamente uma referência socioeconómica do concelho. Durante décadas. Lorvão manteve uma atividade industrial considerável, de extrema importância para a economia local. Apraz-nos assim salientar a importância negativa inerente a uma redução em cerca de 19%, daqueles que são os seus residentes, apresentando assim um saldo demográfico negativo de 755 indivíduos nos últimos dez anos. “


terça-feira, dezembro 10, 2024

domingo, dezembro 08, 2024

Da minha janela: O pré Natal


𝓞   𝓟𝓡É   𝓝𝓐𝓣𝓐𝓛

Chega-se ao Terreiro e vê-se iluminada
A Árvore de Natal
Em frente do Município
E a Casa do Pai Natal
Mais uma tenda com prenda
Prás Crianças
Carroceis
Papel com pincéis
Uma rena com buracos pr’acertar
Uma mesa com caixas pra derrubar
Uma Árvore cintilante de cores
E lacinhos como amores
Até uma mesa de pintura
E uma panela que não é de “farturas”
Mas sim de algodão doce
Que todos adoram
Bolas de espelhos
Palco
E Palhaços mais tarde
Para rir
E curtir a amizade
Em certas idades
O convívio surge em 2 minutos
Franco
Resiliente
Contente
Música a condizer com a época
… E uma alegria imensa!
Estamos numa terra da Beira
Penacova
Que se adornou
Para receber a pequenada
E para ver se se renova
Até em inquietude
Daqui a pouco
A máquina das pipocas
Vai arrancar
Já estão todos na fila pra degustar
E a Sara e o Daniel
Prontos pra trabalhar

Luís Pais Amante
Casa Azul

Após uma tarde passada com as Netinhas no Espaço Natalício do Terreiro, em Penacova.