domingo, setembro 15, 2024

In memoriam: Joaquim Leitão Couto (15.9.1940 - 25.6.2024)

Completaria hoje, 15 de Setembro, 84 anos de vida o Dr. Joaquim Leitão Couto. Tive a honra e o privilégio de com ele conviver quer no campo político, quer enquanto co-autor de algumas das suas obras publicadas. 

O Penacova Online presta aqui e agora uma simples homenagem a esta figura ilustre do nosso concelho, publicando alguns recortes de imprensa online e impressa, aquando do seu falecimento, que muito dizem da sua pessoa como médico, como político e como grande amigo de Penacova. 


In SPOT- SOCIEDADE PORTUGUESA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Faleceu na terça-feira, dia 25 de junho, aos 83 anos, o Dr. Joaquim Leitão Couto, nascido em Viseu, em 1941 [NR:1940]. Foi um notável médico cuja vida e carreira deixaram marcas profundas, criando um legado de serviço e dedicação ao próximo que será lembrado por muitos.

Desde cedo, o Dr. Joaquim Leitão Couto demonstrou uma vocação para o serviço comunitário e uma paixão pela Medicina. Após se formar, radicou-se em Coimbra, onde se destacou como Assistente na Faculdade de Medicina e como chefe do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Sob sua liderança, o serviço de Ortopedia tornou-se uma referência na região, graças à sua dedicação incansável e à sua busca pela excelência no atendimento aos pacientes.

O Dr. Joaquim Leitão Couto não se limitou apenas à sua prática médica. O seu compromisso com o bem-estar das pessoas levou-o a Penacova, terra da sua esposa, falecida em 2009. Lá, tornou-se uma figura central, envolvido em várias instituições locais, incluindo os Bombeiros e a Santa Casa da Misericórdia. A sua dedicação a Penacova era evidente e incansável, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da comunidade, tanto no âmbito social quanto cultural.

Além destas atividades, o ortopedista também se envolveu ativamente na vida política e cultural de Penacova. Entre 1979 e 1982, presidiu a Câmara Municipal, onde trabalhou incansavelmente para o progresso do concelho. Mais tarde, assumiu a presidência da Assembleia Municipal, continuando a sua missão de servir a comunidade. A sua paixão pelo património levou-o a ser um dos grandes mentores do Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na Portela de Oliveira, uma obra que reflete o seu amor pela história e pela cultura local.

Em reconhecimento à sua contribuição inestimável para a comunidade, o Dr. Joaquim Leitão Couto foi distinguido com a Medalha Municipal de Honra de Penacova, em 2022, durante as comemorações do feriado municipal. Esta distinção, a mais alta do município, é um testemunho do impacto duradouro do seu trabalho e da sua dedicação à terra que amava.

O desaparecimento do Dr. Joaquim Leitão Couto marca o fim de um ciclo de uma vida dedicada ao serviço dos outros. Deixa uma herança de bondade, conhecimento e serviço que continuará a inspirar todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer.

Obrigado, Dr. Joaquim Leitão Couto, pela sua dedicação e ensinamentos que deixa.

Até sempre


In CORREIO DA BEIRA SERRA


O médico e antigo presidente da Câmara Municipal de Penacova Joaquim Leitão Couto faleceu esta madrugada. Natural de Viseu, vivia em Coimbra e tornou-se, ao longo dos anos, uma referência incontornável de Penacova, concelho de onde era natural a esposa, falecida em 2009.

Assistente da Faculdade de Medicina, foi chefe de Serviço do Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e manteve sempre uma forte intervenção na sociedade civil, o que o levou a conquistar a presidência da Câmara Municipal de Penacova entre 1979 e 1982. Além disso, também presidiu à Assembleia Municipal.

Em Penacova, Joaquim Leitão Couto deu muito de si, associando-se aos Bombeiros, à Santa Casa da Misericórdia e a outras instituições. Publicou também várias obras de várias obras sobre o património concelhio. Foi um dos mentores do Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na Portela de Oliveira, do qual foi um dos grandes mentores. Uma obra que o Município de Penacova reconheceu, distinguindo Joaquim Leitão Couto, em 2022, nas comemorações do feriado municipal, com a atribuição da Medalha Municipal de Honra, a mais alta distinção do município.


In CM-PENACOVA


Joaquim Leitão Couto foi presidente da câmara de Penacova entre 1979 e 1982.

Natural de Viseu, viveu em Coimbra, mas com um carinho especial pelo concelho de Penacova, de onde era natural a esposa, falecida em 2009.

Na carreira médica foi chefe do serviço de ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e assistente da Faculdade de Medicina.

Na gestão autárquica deixou a sua marca em vários domínios. Foi autor e co-autor de várias publicações relacionadas com o património local: "A rota dos moinhos e espaços de lazer nos rios", "Patrimónios de Penacova", "De Coimbra a Lorvão pela estrada verde", entre outros.

Foi responsável pela recolha e restauro de dezenas de peças que hoje fazem parte do espólio do Museu do Moinho Vitorino Nemésio.

Em 1980 organizou na Portela de Oliveira uma grande homenagem ao escritor açoriano que juntou vultos da literatura como Natália Correia e David Mourão Ferreira.

Em 2022, foi distinguido com a Medalha de Honra, a mais alta condecoração municipal.


In DIÁRIO DE COIMBRA

Terça, 25 de Junho de 2024

Faleceu o médico e antigo autarca Joaquim Leitão Couto

O médico Joaquim Leitão Couto faleceu esta madrugada. Natural de Viseu, vivia em Coimbra e tornou-se, ao longo dos anos, uma referência incontornável para as gentes de Penacova, concelho de onde era natural a esposa, falecida em 2009.

Assistente da Faculdade de Medicina, foi chefe de Serviço do Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Uma dedicação ao próximo que ultrapassou as fronteiras da medicina e, além de uma forte intervenção na sociedade civil, o levou a assumir uma intervenção política ativa, assumindo a presidência da Câmara Municipal de Penacova entre 1979 e 1982, município onde também presidiu à Assembleia Municipal.

Penacova, uma terra onde Joaquim Leitão Couto deu muito de si, associando-se aos Bombeiros, à Santa Casa da Misericórdia e a outras instituições. Um concelho onde também revelou a sua enorme paixão pelo património, plasmada na publicação de várias obras e na criação de outras, como o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na Portela de Oliveira, do qual foi um dos grandes mentores.

Uma obra que o Município de Penacova reconheceu, distinguindo Joaquim Leitão Couto, em 2022, nas comemorações do feriado municipal, com a atribuição da Medalha Municipal de Honra, a mais alta distinção do município.




In AS BEIRAS

A Câmara de Penacova vai decretar três dias de luto municipal, a começar hoje e até 27 de junho, pelo falecimento de Joaquim Leitão Couto, antigo presidente da Câmara Municipal de Penacova, que desempenhou funções entre 1979 e 1982.

Em comunicado partilhado nas redes sociais do município, é referido que Joaquim Leitão Couto tinha, nestes anos, contribuído para o desenvolvimento sustentado do concelho, tendo dado a maior notoriedade a Penacova nas mais diversas áreas”.

Desta forma, o município expressa o seu profundo pesar, bem como a mais sentida solidariedade para com os seus familiares e amigos, refere a mesma nota

A bandeira municipal será colocada a meia haste em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada, recomendando-se ademais às freguesias do concelho de Penacova, através das respetivas juntas/uniões, que procedam de igual modo.


In COMARCA DE ARGANIL





OBRAS REGISTADAS NA BNP



1 - Patrimónios de Penacova : apontamentos para a sua valorização e divulgação / Joaquim Leitão Couto, David Almeida ; pref. Nelson Correia Borges. - 3ª ed. - Penacova : Câmara Municipal de Penacova, D.L. 2020. - 118 p. : il. ; 22 cm. - ISBN 978-972-99628-2-0

2 - De Coimbra a Lorvão pela estrada verde / Joaquim Leitão Couto, David Gonçalves de Almeida ; colab. António José Silva Calhau... [et al.]. - [S.l. : s.n.], D.L. 2020 : Fig - Indústria Gráfica. - 110 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-989-54949-0-3

3 - Patrimónios de Penacova : apontamentos para a sua valorização e divulgação / Joaquim Leitão Couto, David Almeida ; pref. Nelson Correia Borges. - 2ª ed. - Penacova : Câmara Municipal de Penacova, D.L. 2017. - 118 p. : il. ; 22 cm. - ISBN 978-972-99628-2-0

4 - Os sãopedralvenses da diáspora / Alfredo Santos Fonseca ; pref. Joaquim Leitão Couto. - [S.l.] : Alfredo Santos Fonseca, 2012. - 207, [2] p. : il. ; 23 cm

5 - Patrimónios de Penacova : apontamentos para a sua valorização e divulgação / Joaquim Leitão Couto, David Almeida ; pref. Nelson Correia Borges. - Penacova : Câmara Municipal, D.L. 2012. - 118 p. a 2 colns : il. ; 22 x 25 cm. - Bibliografia, p. 113-115. - ISBN 978-972-99628-2-0

6 - Vila Nova do Couto de Baixo e a Quinta ao Pinheirinho / Joaquim Leitão Couto. - [Coimbra] : J. L. Couto, D.L. 2010. - 59 p. : il. ; 24 cm. - Bibliografia, p. 55

7 - Moinhos : moinhos de Rodízio e Azenhas / Adérito Medeiros Freitas ; [pref. Francisco Baptista Tavares, Joaquim Leitão Couto]. - Valpaços : Câmara Municipal, 2009. - 2 v. (311 ; 316 p.) : il. ; 24 cm. - Contém bibliografia

8 - Os mosteiros e o vinho / Joaquim Leitão Couto. - Coimbra : J.L. Couto, 2007 ([Figueira da Foz] : Offsetarte). - 72 p. : il. ; 24 cm. - Bibliografia, p. 71-72

9 - A rota dos moinhos e os espaços de lazer nos rios / Joaquim Leitão Couto. - Penacova : Câmara Municipal, 2005. - 31 p. : il. ; 25 cm

10 - Museu do Moinho Vitorino Nemésio : contributo para um glossário de molinologia / Joaquim Leitão Couto, Mafalda Sofia Pereira ; fot. Amável Ferreira... [et al.]. - 2ª ed. - Penacova : Câmara Municipal, 2005. - 80 p. : il. ; 24 cm. - Bibliografia, p. 79-80

11 - Museu do Moinho Vitorino Nemésio : contributo para um glossário de molinologia / Joaquim Leitão Couto, Mafalda Sofia Pereira. - Penacova : Câmara Municipal, 2001. - 80 p. : il. ; 24 cm. - Bibliografia, p. 79-80

12 - A rota dos moinhos e os espaços de lazer nos rios / Joaquim Leitão Couto. - Penacova : Câmara Municipal, 2000. - 31 p. : il. ; 24 cm



3 comentários:

  1. Uma merecida homenagem a quem se dedicou e muito fez pelo nosso nosso concelho. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. O Dr. Leitão Couto era meu amigo!
    Muita história existe que Penacova desconhece envolvendo este Médico Ilustre, no apoio aos doentes da nossa terra, quando estavam nos HUC.
    O protagonista de muitas delas foi este Senhor!
    Terminou a sua vida amargurado, por razões diversas que para aqui não interessam.
    E os Penacovenses dignos desse epíteto devem vergar-se no agradecimento a uma Pessoa de bem. Que descanse em Paz!
    Luís Pais Amante

    ResponderEliminar
  3. O Senhor Dr leitão Couto visitava com alguma frequência o meu falecido Pai , por quem tinha uma estima especial , e que era recíproca!
    Obrigada por tanto se dedicar a Penacova!
    Foi bem merecida a homenagem prestada em 2022 !
    Bem hajam os promotores!

    ResponderEliminar