21 janeiro 2012

Penacova está por um Rio, a morte da mini-hídrica está por um fio...


Sessão de Abertura
Conforme divulgado a Câmara Municipal de Penacova e a Plataforma Mondego Vivo organizaram um colóquio que se realizou hoje. Os impactos da Mini-Hídrica prevista para o rio Mondego na Foz do Caneiro foi o tema geral.
No conjunto das intervenções  anunciadas foi especialmente notada a ausência  da Dra. Teresa Fidelis (ARHCentro), da Mota Engil e do Presidente da Câmara de Poiares, que justificou a sua "falta" e se fez representar pela Vereadora Drª Cláudia Feteira. O Engº Nelson Geada (Águas do Mondego) e a Drª Helena Freitas (Liga Protecção Natureza) também não estiveram presentes. Usaram da palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, os Presidentes das Câmaras Municipais de Coimbra e Penacova e um conjunto de personalidades que apresentaram perspectivas de âmbito  ambiental, económico, social, cultural e energético.
Intervenção do Dr. Carlos Fonseca
Assim, participaram nos dois painéis: Prof. Doutor Nelson Correia Borges (Universidade de Coimbra), Dr. Eugénio Sequeira (Liga Protecção Natureza), Prof. Doutor Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro), Prof. Doutor Pedro Raposo Almeida (Universidade de Évora), Dr. João Pardal (C.M.Coimbra), Dr. Paulo Silva (representante das empresas de animação turística), Profª Patrícia Silva (Faculdade de Economia de Coimbra) e Dr. Luís Pais Amante (Confraria da Lampreia).
Do conjunto de argumentos saiu reforçada a posição de que não faz sentido o avanço do projecto. Apesar de haver alguma esperança de que a obra não se concretize, o presidente da Câmara alertou para a necessidade de continuar até ao veredicto final que encerre o processo.
Intervenção do Dr. Raposo Almeida
Dada a extensão e a riqueza das intervenções não nos é possível, de momento, partilhar com os nossos leitores alguns dos importantes tópicos do seu conteúdo. Fá-lo-emos logo que possível. Deixamos algumas fotos ilustrativas.
Tal como referiu uma participante no espaço de debate,  "Penacova está por um Rio!" Acrescentaríamos nós: "A Mini-Hídrica está por um fio!"
Dr. Luís Amante

Uma interrogação...

Sessão de Encerramento

Sem comentários:

Enviar um comentário