12 fevereiro, 2025

Os últimos barqueiros do Mondego...


O nº 6 da revista Antropologia Portuguesa publicou, em 1988, um excelente artigo de Edgar Lameiras, intitulado "Contributo para o estudo da navegação comercial e dos sistemas primitivos de transporte de carga do rio Mondego a montante de Coimbra". 

Trata-se de um importante texto para a história da barca serrana e dos barqueiros do Mondego. O autor apresenta-nos, em apêndice, uma "Relação dos barqueiros ainda vivos [até Junho de 1987] dos diferentes lugares, ao longo do Mondego", que fazendo fé do rigor da investigação, abrangerá, se não todos, a maioria dos "últimos" barqueiros.

BESTEIRO
Arlindo Alves

CANEIRO
Américo Ralha
António Lopes Moreira
José Calhau (dono, em tempos, de uma barca. Chegou a ter ao longo da sua vida
5 barcas).

Manuel Calhau
Mário Lopes
Zé d'Assunção

CARVALHAIS
Manuel de Oliveira

CARVALHAL
Alípio Martins
Artur Ferreira
Américo Poças
Joaquim Silva

CARVOEIRA
António Caixeiro
António Pais
António Tomás
Constantino Grilo
Daniel Caixeiro
Jaime Oliveira (dono, em tempos, de urn barco)
Leonel Tomás

COIÇO
José das Carvalhas

CUNHEDO
Afonso Ferreira Febras
José Ferreira Febras
Manuel Ferreira Febras

GONDOLIM
António Lopes Flórido
António Maia de Oliveira (foi barqueiro só ate aos 20 anos)
António Martins Belbouche
Joaquim Martins Belbouche (dono, em tempos, de um barco)
Leonel Martins Branco
Manuel Duarte (dono, em tempos, de uma barca de passagem )

MIRO
Alípio Alves
Alípio Fernandes
David d'Ascenção
Mário Fernandes

OLIVEIRA DO MONDEGO
António Costa (dono, em tempos, de uma barca de passagem)

PONTE (de Penacova )
Alípio Manso
Alípio dos Santos
Alípio da Silva Cruz
Daniel Praça
Daniel da Silva Cruz
Henrique dos Santos
Joaquim Pinéu

RAIVA
Manuel

REBORDOSA
Américo Granha
Eugénio FIórido
Henrique Padilha de Oliveira
Maximino Padilha de Oliveira

RIBA DE BAIXO
Diamantino (Carapinha) dos Santos (dono, em tempos, de um barco)
José de Adelaide
José Alves Novo
José da Cruz
Mário Alves

SOUTELO
Mauro da Silva Carvalho

SOITO
Abel da Cruz
António Martins Calrrinho (dono, em tempos, de uma barca)
Francisco Alves
José da Cruz

TERREIROS DE ST. ° ANTÓNIO
João Santos (dono, em tempos, de pelo menos seis barcos

VILA NOVA
Armando Alves
Armando Oliveira Courtão
José (da Rabeca) Ferreira da Silva
Luís de Oliveira Courtão

Edgar Lameiras resume o artigo do seguinte modo:

“Factores de diversas ordens faziam com que o rio Mondego fosse, desde tempos remotos, preferencialmente usado no transporte e exportação de mercadorias oriundas das diferentes localidades ao longo do rio: azeite, vinho, cereal e principalmente lenha, carqueja, ramalheira, carvão e madeira (cortada das encostas do concelho de Penacova) para Coimbra e Figueira da Foz. Já rio acima, transportavam produtos que as populações serranas carenciavam (por exemplo sal), sendo descarregados principalmente no Porto da Raiva (com as suas feiras às 2.as e 5.as feiras onde o material era rapidamente escoado). Vários eram os sistemas primitivos de transporte de carga a montante de Coimbra, que percorriam o Mondego: barca serrana, barco, barco de Palheiros, barco de passagem e barco do trabalhador. Mas vários condicionalismos contribuíram para o quase total desaparecimento destes tipos de embarcações, apesar de presentem ente alguns esforços terem sido feitos no sentido da sua preservação."




06 fevereiro, 2025

Da minha janela: O "sabor" do Bairro

 


Bairro era uma forma de gestão do território municipal

Existia estruturado para alojamento, também nupcial

Não lhe estava alheio o anseio, conjuntural, de dar lar

A quem dele precisava

A quem se amava

E queria fazer crescer a sua Família, em reprodução 

O Bairro era específico 

Característico

E por isso tinha sabor

Saboreava-se o ar circundante

O cheiro das comidas em confecção

O da amizade a pairar, que crescia ali “à mão” 

Cada Bairro se foi desenvolvendo

Passou a ter Jardim Escola

Deu benefícios no Centro de Saúde 

As crianças passaram a ter Locais de Encontro

E Bombeiros 

E Postos da PSP ou da GNR

E Associações de Canto

De Teatro

De Dança 

Muitas vezes, até, instalações de Junta de Freguesia

Sem esquecer a existência do Parque Infantil

E de Parques de Merendas, aos mil

Era o Bairro do amor 

Um aglomerado, esmerado

Que também era sedutor

Depois passou para as ex-quintas, nas colinas, nas ravinas

Nas zonas menos nobres, até pobres

E aglomerava gentes sem sortes

Estratificada nas classes sociais

Nas ditas “zonas urbanas sensíveis” 

Empurradas para fora do centro

Dos centros urbanos iluminados

Longe dos mais ricos e decanos

Para não se misturarem as pessoas

Fossem elas más ou boas

Arrumavam-se mais longe

Embora se dependesse delas 

À medida que evoluiu a pressão imobiliária 

As casas diminuíram muito na qualidade

Os moradores têm muito mais dificuldade

As relações sociais degradam o espaço protector 

As crianças não têm acompanhamento 

Valoriza-se só a alegria do momento

Que não a que combate o sofrimento 

Mais droga pr’aqui; mais álcool pr’ali 

Mais violência pr’acoli…e pobreza muita, aí

Tudo o que lhes escondemos no triste sabor

Das casas acrescentadas de barracas degradadas

E tendas de campismo ou de plásticos rasgadas

E é este o Bairro do desamor

Que acorda bem cedo na sua dor

Com humanos, como nós, já cheios de pavor!


Luís Pais Amante

Casa Azul

A pensar na letra e na música do Jorge Palma “O Bairro do Amor” que servirá de tema a um Congresso de gente Amiga, sem esquecer o “momento” socialmente destrutivo que criámos, enquanto Nação de Emigrantes.


05 fevereiro, 2025

Centros Interpretativos de Lorvão: uma visita obrigatória


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Inaugurado em 17 de Julho de 2023 [ver notícia RTP: https://x.gd/FszZA ]


Segundo a tradição, a origem do Mosteiro recua ao ano de 561. Os documentos escritos fixam a data mais tarde, nos séculos IX ou X (anos de 800 ou 900), segundo os diferentes autores.

Lorvão teve um papel crucial contra os assaltos muçulmanos. Devido à sua implantação estratégica serviu de zona de proteção ao povoamento da região de Coimbra. 

O monumento é especialmente reconhecido pelo seu cartulário (lugar onde se guardam os livros de registo e documentos importantes), no qual foram copiados os mais antigos documentos produzidos em território português. E pela produção de manuscritos do seu scriptorium, em particular, o Apocalipse de Lorvão, distinguido como Memória do Mundo pela UNESCO. 

Em 1211, expulsos os monges beneditinos, Lorvão converteu-se num Mosteiro feminino, da ordem de Cister, dirigido pela filha de D. Sancho I, D. Teresa. 

Das antigas instalações que serviram as diversas comunidades religiosas, permanecem alguns vestígios. Os edifícios conservados, todavia, datam, na sua maioria, dos anos de 1600 a 1800.

A extinção das ordens religiosas levou ao abandono do mosteiro a partir de 1887 e à sua progressiva deterioração. Em 1960 foi instalado, na zona dos dormitórios, um Hospital Psiquiátrico. A instituição foi, entretanto, extinta e o espaço está a ser alvo de um projeto de reabilitação. 

O Mosteiro de Lorvão - portaria, igreja e claustro, apresenta agora um percurso de visita contextualizado, respeitando a prática devocional que aqui se mantém, e um novo espaço museológico, o Centro Interpretativo do lugar e acervo, no edifício construído no sobreclaustro, obra do arquiteto Mendes Ribeiro.

 [Texto do desdobrável promocional]




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Inaugurado no Dia do Município, 17 de Julho de 2024

https://x.gd/hmBkN

A origem da Casa do Monte remonta ao início do séc. XVIII, com o objetivo de alojar alguns dos muitos convidados nobres, para a cerimónia de Transladação das Santas Rainhas Teresa e Sancha dos túmulos de pedra para as urnas de prata, onde hoje se encontram no Mosteiro de Lorvão. 

Este novo núcleo museológico tem como tema central o palito, verdadeiro objeto icónico de Lorvão e de Penacova, conhecido e reconhecido nos quatro cantos do mundo. 

O percurso expositivo está dividido por oito salas que retratam a origem do palito, os vários tipos, o artesanato, o quotidiano em Lorvão ligado à manufatura, a etnografia, a industrialização, etc. A manufatura dos palitos tem origem no mosteiro de Lorvão. Começaram por ser feitos pelas monjas, para decorar a doçaria conventual. 

A extinção das ordens religiosas, no século XIX, contribuiu para disseminar os palitos pela população. A manufatura extravasou as portas do mosteiro e rapidamente se tornou numa importante fonte de rendimento para os habitantes de Lorvão e povoações vizinhas. 

A abundância de matéria-prima na região, sobretudo madeira de salgueiro-branco e choupo deu um forte contributo à sua expansão. A manufatura do palito inspirou a criação de outros artefactos em madeira representativos do património do concelho, tais como as miniaturas da roda, do moinho de vento e da barca serrana, peças que nasceram das mãos da artesã Fátima Lopes.  

[Texto do desdobrável promocional]