26 janeiro, 2025

Quando o Porto da Raiva "coalhava" de barcas e de gente...


Muito se tem escrito sobre o Porto da Raiva, não tivesse sido esta localidade ribeirinha um dos maiores portos fluviais do nosso país até meados do século XIX. A actividade portuária manteve-se, contudo, por mais um século, até meados do século XX , assumindo-se como "o principal porto serrano do Mondego, a setenta quilómetros da foz", como reconheceu Adriano Peixoto em 1947 quando escreveu o artigo "A vida de um rio", texto que consideramos ser uma das melhores referências escritas sobre a "vida" deste lugar. Um texto que a dado passo se transforma como que num filme onde há movimento, acção: a Raiva "peja-se de gente estranha. Barqueiros de todo o rio. Lenheiros e carreiros de Laborins, Travanca, Sobral, Cruz do Souto, S. Paio. Freguesia até às portas nas mercearias e vendas. O rio coalha-se de barcas. O areal coalha-se de gente. Filas de mulheres formigueiam entre o rio e a aldeia."

A VIDA DE UM RIO

Da foz do Ceira à Rebordosa, o vale do Mondego tem por vezes, a grandeza orográfica duriense. Na Rebordosa abre-se numa grande concha azul, para se fechar, convulsivamente, nas pedreiras altas da Livraria, à vista de Penacova, onde esmaece o clarão arco-irisado que, do mar às dramáticas penedias, inunda de luz o Mondego.

Cinco quilómetros adiante de Penacova, no caminho de S. Pedro de Alva, à entrada duma povoação, recortam-se no fundo branco duma placa da junta Autónoma das Estradas as letras sanguíneas desta palavra: Raiva.

A localidade em si nada tem de diferente das que se deixaram para trás. Casas dum lado e doutro da estrada, entre o rio e a aba do vale. As mesmas mercearias, as mesmas vendas, os mesmos velhos parados, as mesmas crianças, as mesmas galinhas, as placas metálicas das gasolinas e óleos de todos os aglomerados à beira das estradas, os mesmos editais.

Será apenas menos luminosa e menos agrícola. À volta não há um lameiro, nem grandes hortas ou pomares. Só pinheirais. Olivedos. Silêncio. E a povoação adormecida, o rio adormecido...

No entanto, em certos dias, a Raiva é uma aldeia singular, quando vive para o rio, como nenhuma outra povoação.

Três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados, entrega-se completamente à vida fluvial. Peja-se de gente estranha. Barqueiros de todo o rio. Lenheiros e carreiros de Laborins, Travanca, Sobral, Cruz do Souto, S. Paio. Freguesia até às portas nas mercearias e vendas. O rio coalha-se de barcas. O areal coalha-se de gente. Filas de mulheres formigueiam entre o rio e a aldeia. Os homens válidos da Raiva desprezaram o rio. São serradores ou carpinteiros. Não anda hoje no Mondego uma barca da Raiva. Não há, sequer, um barqueiro nascido na Raiva...

Carros de bois sobem e descem o areal. As mulheres conduzem, à cabeça, tábuas e pranchas que vão buscar aos «depósitos», recintos murados, nos pontos da estrada mais próximos do rio, para facilitar a carga das barcas e camionetas. O plano ao nível da água destina-se às pilhas a exportar por via fluvial. É um tosco e húmido cais. O sobreposto é de construção mais caprichosa. Domina-o uma pérgola que lhe da o ar de um mirante. À primeira vista parece fantasia de um rude natural que tivesse regressado muito rico e a quem desse, ostentosamente, para embelezar a terra, mandando fazer aquilo... Mas sabe-se depois que a pérgola não é uma inutilidade, antes uma construção indis- pensável à cubicagem da madeira, um ester de cimento armado, caiado a branco e rosa.

Os carros de bois transportam a lenha armazenada nos barracões dispersos pelo povoado. A lenha é empilhada, separadamente, à proa e à ré, e as barças carregadas ganham a linha dos «juncos». Quando são muitas, forma-se em frente do lugar uma verdadeira aldeia lacustre.

Em várias manhãs chegam a reunir-se mais de cem.

Por volta do meio dia começa a largada.

As barcas contornam a serrazinha da Mougueira que, do Poente, avança sobre a Raiva e se queda defronte, na margem direita, revestida de pinheiros e eucaliptos. O rio, desobstruído, torna a ser remansoso e verde. A branda corrente leva as barcas, as madeiras, as lenhas, os barqueiros, a vozearia. E a essa hora, quando a sereia da fábrica de serração lança o seu prolongado mugido, o som tem acordes de búzio, evocando o que quer que seja do oceano distante. Ligada a visão da azáfama no areal à voz lamentosa da sereia e à perspectiva da localidade, tomada do sul, tem-se por instantes a ilusão da vida de um porto interior de um grande canal. O eco dos motores da fábrica, abafado pela vegetação, é tal qual o ruído das hélices dos vaporsitos espadanando a água. E a voz da sereia, o grito dos barcos que abandonam o porto a voz das últimas barcas que deixam a Raiva...

O movimento portuário da Raiva está circunscrito à exportação de madeiras e lenhas. A camionagem não ousa eliminar a concorrência das barcas. Por duzentos e cinquenta escudos uma barca leva a igual distância as mesmas dez toneladas que uma camioneta não transporta por menos de seiscentos ...

A Raiva é ainda o principal porto serrano do Mondego, a setenta quilómetros da foz. Porém, até meados do século XIX foi dos maiores portos fluviais portugueses.

Nessa época o seu tráfego não se limitava à drenagem florestal. Compreendia toda a exportação e importação económicas. Mais ainda. Registava um extraordinário movimento de passageiros!

À Raiva chegavam a cavalo ou em carros de bois, vindos de toda a Beira, os que se dirigiam para Coimbra ou a outros portos de jusante e ali tomavam as barcas: estudantes, fabricantes de tecidos, negociantes, recoveiros, almocreves. Para cima de quinhentas unidades constituíam então a frota do Mondego.

Na Raiva havia grandes armazéns de cereais, legumes e batatas, que a Beira exportava para o baixo río. Do mar, as barcas levavam à Raiva o sal e o peixe que a Beira consumia: o vinho da Bairrada e das Gândaras; muita mercadoria que distribuíam pelo alto distrito os armazéns de víveres das duas cidades do rio; e os lentes e os estudantes coimbrões, com as suas famílias e a criadagem, que iam passar as férias às terras natais.

Militarmente, o porto teve acção importantíssima em determinada altura da Guerra Peninsular. A ele convergiam, transportadas pela barcas serranas, os mantimentos, as municões e o gado para as forças anglo-lusas que perseguiam as hostes francesas em retirada.

E na Raiva existiam, inclusivamente, os mais vastos estaleiros do rio.

Dessa remota opulência restam somente recordações e ruínas.

A nota evocadora mais viva é a feira, que continua a efectuar-se no quinto dia da semana, apesar de ter perdida quase tudo da sua importância de outrora.

Por causa da feira da Raiva tiveram de ser transferidos os dias das audiências na Comarca de Penacova. O tribunal ficava às moscas. Faltavam as testemunhas. Faltavam os jurados. E não sei até se alguma vez chegaram a faltar os réus...

A mais impressionante, no entanto, é a das ruínas dos armazéns, tão tristes que a aldeia as abandonou, furtando-se ao seu convívio e à sua contemplação: casas meio destelhadas, outras sem teto, paredes caídas, entre as quais crescem as silvas e as figueiras bravas. Duas ou três servem de currais. As pedras tombadas entulharam as ruas. Ninguém lhes mexeu...

A Raiva nova estende-se para o norte, em busca de solo firme onde possa edificar a sua perenidade. Alia-se à estrada parecendo não fazer caso do rio...

Excerto do artigo “A Vida de Um Rio”, de Adriano Peixoto, publicado no volume X do Arquivo Coimbrão, 1947.

24 janeiro, 2025

Da minha janela: A democracia em autofagia


A Democracia em autofagia

Autofagia, em sentido figurado, significa autodestruição; Democracia, em sentido real, significa o regime político em que os cidadãos -no aspecto dos seus direitos- participam em igualdade, com ambição.

Esta participação dos cidadãos pode ocorrer directamente ou através de representação dos seus eleitos. Os eleitos devem, assim, trabalhar com o objectivo de cumprir os anseios dos seus votantes/eleitores, ou seja do Povo a que vão fazendo promessas.

Está em causa o exercício do poder e da governação e da oposição, tendo em vista a criação de leis sobre as condições sociais, económicas e culturais e cumprir os objectivos enunciados e sufragados livremente, na óptica da defesa do Estado de Direito.

Tudo começou na Atenas Clássica, como antónimo (contrário) da autocracia…

Abrange-se, essencialmente, o sufrágio eleitoral livre, sem coação e a cidadania integral e “limpa”, na avaliação que eu faço; excluem-se todas as ações que favoreçam os “interesses pessoais condicionantes”, como a “fabricação de figuras” por meios e modos que, fora da política, a manietam, por esse mundo fora, cada vez mais aguerridamente.

E, naturalmente, integra-se a Liberdade!

E, também, a paz e o respeito pelo Direito Internacional e pelos seus contornos, tudo construído no post guerra e, ultimamente, a desabar a uma velocidade estonteante, como se de um baralho de cartas se tratasse.

Conhecem-se suficientemente bem os regimes democráticos e, igualmente, os autocráticos, que já pululam pelas geografias do mundo, sem que as Democracias os saibam antecipar.

E tem-se aliado a Democracia às Constituições resultantes de processos livres, em que o que mais importa (o centro) é o tal Povo.

Nos últimos tempos confundem-se conceitos de organização política, com as ideologias vigentes desde o princípio do século passado; esquecemo-nos só que “organizar” o mundo entre “esquerda” e “direita” se torna, hoje, tão redutor, tão inconsequente, que nos permite assistir a ações e atitudes meramente de “direita”, praticadas pela “esquerda” e vice-versa. Quando se chega ao “poleiro” tudo se esvai. Passa a contar só o umbigo e o benefício das “portas giratórias”!

Ou seja,

!… Na minha modesta opinião, já não é “de direita” só quem o diz e já não é “de esquerda” quem o quer fazer parecer ser …!

As posições políticas têm de ser alicerçadas em ações concretas, com impacto visível na vida das Pessoas e nunca em proclamações desgarradas, incipientes e sem qualquer tipo de fiabilidade.

Não pode ser só vociferar hipotéticos posicionamentos políticos; têm mesmo de ser levados à prática (à risca) os aspectos que caracterizam isto ou aquilo. Não vale de nada gritar ou manifestar.

Começando no nosso País pequenino e indo por aí afora -Europa, Mundo-aquilo a que assistimos é a uma profunda delapidação dos valores e dos meios e das riquezas comuns, uma degeneração dos carácteres, tudo com apropriações indevidas de meros estatutos, sem resquícios de humanidade ou de respeito pela ética.

Todos conhecemos casos diversos envoltos nestas confusões, com generalização acentuada da apropriação de benefícios imerecidos, em todas as latitudes, sem integridade; todos conhecemos figuras que a política impõe, com comportamentos ditatoriais.

Todos sabemos que sem se colocar o mérito como valor primeiro, o Povo fica cada vez mais prejudicado, mais goradas as suas expectativas e isso leva ao seu desligamento da política e ao seu olhar desconfiado para quem a exerce como profissão.

Continuando a ser este o caminho, quer parecer-me que chegaremos, rapidamente, a uma confusão tal em que o respeito pelo voto popular deixará de ter qualquer tipo de significado.

O mesmo acontecendo à valorização dos princípios do primado da Lei, do respeito pelos resultados eleitorais, da inviolabilidade das fronteiras, sem natural consagração da soberania e dos Direitos Humanos, o que tornará moribunda a Democracia.

Não tarda e valerá mesmo só “a força” (em sentido lato) bem como a “matreirice” e a “subordinação a valores maiores”.

… e  nenhum serve [nem nunca serviram] a Democracia!


Luís Pais Amante

22 janeiro, 2025

Viagem por Lorvão e Telhado: uma crónica do Padre Américo, quando era seminarista em Coimbra



Frei Junípero foi o pseudónimo do seminarista Américo Monteiro de Aguiar, futuro Padre Américo e fundador da Obra da Rua, em Lume Novo, revista dos alunos do Seminário Maior de Coimbra, no final da década de vinte. Aí, Américo evidenciava já o grande talento para a escrita, que mais tarde no jornal O Gaiato, e não só, revelou. 

Transcrevemos parte de uma das suas crónicas publicada naquela revista  com o título “Dois famosos viandantes” (nº 8, Novembro de 1928) onde refere uma viagem passando pela Rebordosa em direcção a Lorvão e depois por Telhado, onde beberam um copo em casa do pai do Padre Manuel Marques, seguindo daí para o Buçaco.  


 DOIS FAMOSOS VIANDANTES

Era já noite alta quando chegámos ao Lorvão, e o soberbo mosteiro emergia agora das sombras em silêncio, majestoso, numa agonia de séculos. 

Na camionete que de Coimbra nos trouxera a Rebordosa, um amável viandante informou que dali ao lugar seriam uns dois quilómetros e meio, mas eu cuido que ele teria sido mais exato se, em vez de quilómetros, houvera dito léguas; pois que, tendo largado a estrada por volta das sete horas da tarde, quiseram os fados que sofrêssemos amargas experiências aonde bem pudéramos ter colhido as mais gratas impressões, se o tempo fora mais largo e a distância mais curta.

O Rev.º Prior da freguesia, à porta de quem batemos a horas desusadas, recebeu-nos numa grande exclamação de espanto e alegria, e, com um melão que levávamos e uns ovos fritos que ele nos deu, fizemos uma ceia deliciosa, regalada. Assim terminámos a primeira aventura do primeiro dia, em duas camas muito grandes nuns quartos muito pequenos.

Fica numa pequena encosta, sobranceira ao mosteiro, a casita do nosso bom Prior, e eu sozinho, da janela do quarto, tive uma das visões mais felizes da minha vida: a lua tinha subido, clara, silenciosa; iluminava agora o dorso de todos aqueles montes que escorregam até ao fundo -suaves, vestidos de verde-, lindíssimos; e foi então que eu vi pela primeira vez uma das alas do gigante, a olhar a lua, cansado de sofrer as torturas do tempo e dos homens.

Uma aragem fresca, subtil, entrava pela janela dentro. Tive ganas de chamar o meu companheiro (1), que dormia num quarto por detrás do meu, ele, também amigo de ver coisas lindas, mas a jornada tinha sido puxadita e na descida duma ladeira de pedras soltas, que por engano subíramos, já noite alta, o meu dito companheiro foi o valente suporte duma malita de mão que levávamos e do rabiscador destas linhas, que não se ajeita a andar às escuras.

Na manhã seguinte, por volta das sete horas, entrávamos na igreja do mosteiro, simples, elegante, lavrada em pedra estilo Renascença. No fim da Missa o Rev.º P.e Basílio (2) , gostosamente, mostrou-nos os paramentos e outras preciosidades da igreja, que lhe estão confiadas; e logo subimos acima, aonde repartiu connosco, generosamente, o pobre conforto da sua casa e a modéstia da sua mesa.

Ia para as duas horas, quando, sob um céu de nuvens carregadas, nos fizemos de proa à Mata do Buçaco, caminhando sempre pelo dorso da serra, aonde entrámos por volta das sete, pelas portas da Cruz Alta. O Caramulo, a Estrela, a Lousã olhavam-nos ao longe, e, a poente, na orla do horizonte, víamos o enorme cotovelo do Cabo Mondego e um extenso lençol de areia branca onde se perdia o Atlântico. Era precisamente desta banda que uma brisa forte e salgada nos fustigava as faces, impedindo que as nuvens, então ameaçadoras, se despejassem sobre nós; ainda assim não fomos tão felizes que não tivéssemos de estugar o passo, serra em fora, a procurar abrigo num moinho de vento.

Durante o trajeto, no Telhado, entrámos uns momentos em casa do Rev.º P.e Marques (3). Uma capelinha, muito linda, mesmo à beira da estrada, dá a direção para a simpática vivenda do não menos simpático Prefeito da “Segunda”. Subimos ao patamar, entrámos no sobrado; houve os cumprimentos e perguntas do estilo e logo o Joaquim foi abaixo, à loja, em cata de qualquer coisita fresca. O Rev.º Prior do Lorvão acompanhara-nos até aqui. Uma bandeja com copos ia passando à roda. O P.e Marques explicava, enquanto o Joaquim vazava vinho nos copos, “que o vinhito era o tipo da terra: fraquito mas alegre”. Gostei imenso do qualificativo. Na verdade a generosidade do vinho é sem limites - dá toda a sua alegria a quem no bebe.

Houve menino que despejou o seu copo duma assentada. Eu tomei o meu, bati um gole de vinho no céu da boca, à moda dos provadores, e fiz uma cara muito feia. O pai do P.e Marques viu a cara, toma o copo, bebe um trago e exclama: - Ora bolas! O vinho é bom, mas é para temperar batatas. Era vinagre!

O moinho que nos abrigava ficava-nos agora atrás e estávamos ao pé dum outro, ponto de referência que trazíamos para encontrar a estrada que nos havia de levar à Cruz Alta.

Para as bandas de Coimbra chovia a potes e nuvens negras, pesadas, ameaçadoras, corriam de nascente, em direção ao mar. O meu companheiro foi pesquisar a estrada enquanto eu fiquei encostado à porta do 2.º moinho e logo lhe ouvi o grito consolador: Ei-la! Corríamos agora, a par, o piso fácil da estrada — quem sabe! — talvez escapássemos à chuva. Já se via um pequeno bosque, fora das portas da Mata e eu, de longe, ia escolhendo com a vista entre as árvores, a mais copada de todas para o que desse e viesse. Íamos entrar na Mata; olhámos as nuvens pela derradeira vez e mergulhámos na densidade do arvoredo, perdidos por atalhos e veredas até dar com a avenida que corta a Mata, das portas de Coimbra às da Rainha. (...)

Fonte: 

Padre Américo: Frei Junípero no Lume Novo, Organização, introdução e fixação de texto de Henrique Manuel Pereira. Outubro 2015

_______

Notas:(1) “O companheiro era o António Antunes da Cruz Gomes, mais tarde ordenado, aluno da Universidade de Estrasburgo e professor do Seminário de Coimbra, morto prematuramente em 1948, quando tanto havia a esperar ainda da sua vigorosa e penetrante inteligência e invulgar cultura.”  (2) Basílio da Costa Morgado, que depois de Pároco de Lorvão, foi pároco de Corticeiro (Mira) (3) “O Rev.do Padre Manuel Marques, ja falecido em 1955, depois de ter sido professor do Seminario, paroco de S. José de Coimbra, Assafarge e Penacova e Diretor Espiritual do Seminário de Coimbra.”