Naturais de Penacova (ou ao concelho ligados por estreitos laços familiares) contam-se já alguns autores contemporâneos (ficção e poesia) que merecem ser mais conhecidos e devidamente valorizados. Iremos fazer referência a cada um deles (se porventura houver mais algum que possamos desconhecer, agradecemos que nos seja comunicado). Para já, as menções que faremos limitar-se-ão, na maior parte dos casos, às sinopses e aos dados biográficos que podemos ler nas plataformas que os estão a comercializar. Fica em aberto a possibilidade de posteriormente desenvolvermos o tema com entrevistas aos autores.
NO MOSTEIRO DO VALE DO SILÊNCIO
Integrado no programa da Feira de Tradições que decorreu em Lorvão em 2017, foi apresentado, no dia 17 de Junho, o livro No Mosteiro do Vale do Silêncio da autoria de Sónia Marques Carvão e editado pelo Município de Penacova.
Salienta a autora, na introdução, que depois de muita bibliografia de carácter historiográfico sobre Lorvão, surge “este pequeno romance” que “pretende dar a conhecer a presença dos beneditinos nesta região e despertar interesse pelo conhecimento da sua história em todos os âmbitos da sua expulsão (…) sensibilizando para uma época e para um Mosteiro “.
“Sem entrar em detalhes de actos históricos, mas recorrendo a alguns deles para desenvolver o romance – que é disso que se trata - foram lidas algumas obras para nos inteirarmos de alguns aspectos importantes”, acrescenta.
A acção passa-se no século XII, dando um salto para o século XXI. Romance ficcionado, embora foque alguns factos históricos (Manuscritos, Livro das Aves, hábitos diários, entre outros) sobre os beneditinos que estiveram no Mosteiro de Lorvão.
"Tudo aqui nasce, cresce e completa-se. Esta é uma terra numa outra inteira, e esta só é parte inteira de alma grande. Que sejam as franjas das chuvas primaveris e com a ajuda do Sol a formar o arco-íris é uma verdade. Todavia, para poder caminhar por onde cantam as aves, para poder ver as vermelhas romãs, sentir o perfume da alfazema e do alecrim, devemos contemplar e orar vendo, sentindo e escutando. " (pág. 93)
O romance tem como personagens principais um jovem monge, Bernardo, a jovem Clara, uma rapariga do “povoamento” e o Abade Lucas. Trata-se de uma viagem no tempo. Viagem ao passado, envolta numa dinâmica de regresso ao futuro. É que, depois de muitos séculos, o Mosteiro de Lorvão, vê regressar os Beneditinos, dando assim, vida e dinâmica aos espaços que, com a saída do hospital psiquiátrico, se encontravam à espera de uma utilização condigna.(…) Uma obra que certamente vai cumprir os seus objectivos: cativar (e desafiar) o leitor, promover um maior conhecimento e sensibilidade sobre o Mosteiro de Lorvão, cuja história, não se escreve apenas no feminino, mas nos remete também para a acção dos monges negros, isto é, dos monges beneditinos que estiveram na origem do cenóbio laurbanense.
In Blogue Penacova Online, 19 de Junho de 2017.
FICHA BIBLIOGRÁFICA DA BIBLOTECA NACIONAL DE PORTUGAL
No Mosteiro do vale do silêncio / Sónia Marques Carvão. - Penacova: Município de Penacova, D.L. 2017. - 201, [2] p. ; 23 cm. - ISBN 978-972-99628-7-5
SÓNIA MARQUES CARVÃO
Sónia Marques Carvão nasceu no Rio de Janeiro, veio para Portugal ainda criança, cresceu numa aldeia do Concelho de Penacova (Chelo) da freguesia dc Lorvão. Enquanto jovem, foi viver para Coimbra e começou a trabalhar para continuar a estudar. Aos 18 anos, emigrou para o Canada onde trabalhou e estudou. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou um curso relacionado com Filosofia para/ crianças, obtendo também a Certificação em Filosofia de Educação. Tem também um Curso dc Formação Avançada cm Ética pela Universidade Católica. de Lisboa, uma certificação em Inteligência Emocional e Autoconhecimento e Curso Internacional de Filosofia Aplicada e uma certificação como facilitadora de filosofia para crianças e jovens, pela Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. FL
(in Jornal da Região)
Nota:
Sónia Marques Carvão é igualmente autora de A ferramenta que faz os contos. Obra que, segundo a mesma, reflecte “a experiência de trabalho com crianças num colégio de Lisboa.” A sessão de apresentação, que decorreu em Penacova a 15 de Fevereiro de 2014, incluiu a demonstração de uma sessão prática de Filosofia (com) para Crianças, seguindo a metodologia da “Comunidade de Investigação”.




























.png)







.jpg)





















