17 outubro 2023

António José de Almeida e a «viagem gloriosa» ao Brasil



Fonte do texto e imagens: Museu da Presidência

A viagem ao Brasil do Presidente António José de Almeida, em 1922, para participar nas comemorações dos 100 anos da sua independência, é motivo da exposição organizada pelo Museu da Presidência da República.

Cerca de 200 peças da coleção do Museu, mas também de museus nacionais e de colecionadores privados – algumas delas recebidas e expostas no Rio de Janeiro, há 100 anos –, trazem ao presente aquela «viagem gloriosa», lembrando também o percurso pessoal de António José de Almeida, desde a terra que o viu nascer, Vale da Vinha, em Penacova, até ao monumento que o homenageia, em Lisboa.
A exposição aberta ao público no Jardim da Cascata do Palácio de Belém recorda o momento alto do mandato presidencial que nem os imprevistos logísticos ofuscaram. Pela primeira vez desde que a corte portuguesa se mudara para o Brasil (1808 – 1821), um Chefe do Estado português visitava aquele país. Era o abraço fraterno ao país-irmão na comemoração do primeiro centenário da sua independência.
Veja a apresentação da exposição «António José de Almeida e a “viagem gloriosa” ao Brasil» e embarque connosco. De terça-feira a domingo; 10h00-13h00 (última entrada às 12h30) e 14h00-17h30 (última entrada às 17h00).

Sem comentários:

Enviar um comentário