07 julho 2022

Lugares, monumentos e sítios de Penacova (4): Mirante Emídio da Silva


A construção do Mirante deve-se essencialmente a Manuel Emídio da Silva que, mais do que político, como por vezes lemos, foi destacada personalidade do mundo dos negócios, principalmente ligados aos Caminhos de Ferro e ao mundo financeiro. Nome importante da imprensa e do turismo, foi administrador do Jardim Zoológico. Lá podemos admirar, em lugar de destaque, um busto seu. Foi um dos grandes propagandistas de Penacova no primeiro quartel do século XX.

O miradouro foi desenhado pelo arquitecto veneziano Nicola Bigaglia, radicado em Portugal desde 1880, onde foi professor de Escolas Industriais. A Casa dos Cedros, no Buçaco é projecto seu, bem como a Casa-Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, que visitámos aquando da homenagem a Martins da Costa em 2017, entre muitas outras obras. Regressou já doente a Veneza, onde faleceu em 1908, sendo o mirante de Penacova uma das suas últimas obras, senão a última.

O Mirante Emídio da Silva foi inaugurado a 31 de Maio de 1908 na presença de altas personalidades da vida social lisboeta. Sobre a entrada do “belveder” podemos observar uma lápide com os dizeres “Mirante / Emygdio da Silva / 31-5-1908”. 

Foram reutilizadas colunas dóricas provenientes do mosteiro de Lorvão que - diz o "Guia de Portugal" - teriam sido compradas por "três tostões". Apresenta formas renascentistas, visíveis na planta e nos azulejos decorativos, amarelos e brancos axadrezados, desenhados por Raúl Lino. O piso é feito em pedra roliça de seixos brancos e pretos. Resulta, assim, "da reutilização de elementos (colunas) e formas renascentistas (planta e azulejos decorativos) caldeadas com as formas orientalizantes da Arte Nova."- refere-se em www.monumentos.gov.pt, onde é classificado como "arquitectura recreativa, neo-renascentista, Arte Nova."

De acordo com Nelson Correia Borges, este miradouro "sugere na sua morfologia um pagode oriental". Encontra-se implantado no ponto mais avançado do outeiro do Castelo, debruçando-se sobre o rio e o vale do Mondego, de onde se alcançam magníficas vistas panorâmicas. 

A este local se chamou em tempos Penedo da Moura. Conta a lenda que, em dias de sol, uma moura encantada saía do seu esconderijo e vinha pentear-se à vista de quem a quisesse ver. A atestar a sua existência dizia-se também que, muitas vezes, quando alguém se aproximava daquele local, não tinha dúvidas que cheirava a chá de ervas e a peixe frito, naturalmente pescado no rio que aos pés do penhasco corria serenamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário