27 setembro 2019

Batalha do Bussaco: o princípio do fim da guerra peninsular

Imagens da recriação no II Centenário


Foi a 27 de Setembro de 1810. A Batalha do Buçaco, opondo tropas francesas e os exércitos anglo-lusos, marcou a III Invasão Francesa. Depois de terem invadido Portugal por duas vezes, em 1807 e 1809, os exércitos napoleónicos, comandados pelo Marechal Massena voltaram, no verão de 1810, a atacar as nossas fronteiras.
Adicionar legenda
As tropas francesas entraram em Almeida em Julho de 1810, depois de terem tomado Ciudad Rodrigo. No âmbito do plano de defesa da península, as tropas aliadas comandadas pelo General Wellesley, Duque de Wellington, e compostas por soldados ingleses e portugueses, tinham já iniciado a construção das Linhas de Torres, cujo objetivo era a defesa da cidade de Lisboa.
A marcha dos franceses com destino a Coimbra, foi interceptada por Wellington no Buçaco. Naquele dia 27 de Setembro deu-se a maior e mais sangrenta batalha travada em Portugal durante a Guerra Peninsular. 

Dividindo a sua posição defensiva em dois núcleos - o do Campo de Santo António do Cântaro e o do Campo de Moura/Sula - o exército anglo-luso derrotou com retumbante sucesso as tropas francesas, que perderam um número considerável de soldados e comandantes.

Na zona onde se desenrolou a batalha foi erguido, em 1873, um obelisco comemorativo, formado por uma pirâmide composta por várias peças e rematado por uma estrela de cristal. 

O Campo Militar da Batalha do Buçaco distribui-se por uma extensa zona da Serra do Buçaco, repartida pelos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova. A primeira área corresponde ao Campo de Santo António do Cântaro. 

"Posto de Comando do Marechal General Artur Wellesley, Duque de Wellington, Comandante em Chefe das Forças Anglo-Lusas, na Batalha do Buçaco, travada em 27 de setembro de 1810."
No concelho de Penacova fica o local onde se instalou o Posto de Comando do general Wellington, localizado na parte mais alta da serra. Aí se encontra uma placa evocativa. 

A Batalha do Buçaco marcou o início da derrota e enfraquecimento do exército francês e o posterior fim da Guerra Peninsular. Ao mesmo tempo, contribuiu para que as tropas aliadas ganhassem algum tempo para terminar o sistema defensivo de Lisboa, as Linhas de Torres.

Sem comentários:

Enviar um comentário