20 outubro 2018

Lorvão e Alcobaça no Registo da Memória do Mundo


Passados três anos após a inscrição no Registo da Memória do Mundo dos manuscritos “Apocalipse do Lorvão” e “Comentário ao Apocalipse do Beato de Liébana”, do Mosteiro de Alcobaça, realizou-se hoje em Lorvão o colóquio “Lorvão e Alcobaça no Registo da Memória do Mundo”.
Na sessão de abertura usaram da palavra Humberto Oliveira, Presidente da Câmara, Ana Fátima Pagará, diretora do Mosteiro de Alcobaça, Silvestre Lacerda, diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Nelson Correia Borges, Presidente da Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão.
Depois de uma intervenção de Silvestre Lacerda, Severiano Hernández Vicente, Subdiretor Geral dos Arquivos Estatais de Espanha, apresentou o tema “El Registro de la Memoria del Mundo de UNESCO como herramienta de difusión del patrimonio cultural ibérico y modelo de cooperación internacional: Comentarios al Libro del Apocalipsis (Beato de Liébana) de la tradición ibérica; las copias medievales del Liber Sancti Iacobi: los orígenes ibéricos de la tradición Jacobea en Europa y el Tratado de Tordesillas”.

“Cien años cuidando del Beato de Tábara del Archivo Histórico Nacional”, foi apresentado por Juan Ramón Romero Fernandez-Pacheco, Director do Arquivo Histórico Nacional de Espanha.
Ainda na parte da manhã, Alfonso Sanchez Mairena, chefe das Relações Institucionais da Subdirecção Geral dos Arquivos Estatais, dissertou sobre o tema “Cartularios y tumbos como ventanas hacia los Archivos medievales: el caso de la Iglesia de Astorga (León, España)”.
Por sua vez, e já na parte da tarde, Maria Alegria Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentou “O mosteiro de Lorvão na sua inserção regional. O caso das terras de Santa Comba ao tempo do abade Eusébio (1086-1117)”.
Por último, “O livro das Aves de Lorvão: uma leitura de monges” foi o tema desenvolvido por Aires A. Nascimento, da Academia das Ciências de Lisboa. Encerrou o colóquio o Vereador da Cultura e Vice-Presidente da Câmara, João Azadinho.

Conheça os documentos da Torre do Tombo já registados pela UNESCO como “Memória do Mundo” e a candidatura de 2014.
https://www.youtube.com/watch?v=GkdcWI0BGsk&feature=youtu.be


Sem comentários:

Enviar um comentário