sexta-feira, 7 de março de 2014

Cartas Brasileiras: notas para a história da emigração penacovense para o Brasil

Capitão Arthur Cocks

Durante algum tempo persistiu a dúvida: de qual navio Maria Castanheira, da região de Penacova, e seus dois filhos (Lucília, minha sogra, e Orácio) desembarcaram em Santos no dia 6 de março de 1934. Apenas para recordar, escrevi na “carta” anterior, que no Passaporte de Desembarque constavam os carimbos de dois navios “Highland Brigade”  e  “Ruy Barbosa”.

Navio "Ruy Barbosa"  
A dúvida não existe mais. Conforme certificado, emitido em 29/01/2014, a meu pedido, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, consta que chegaram pelo navio Highland Brigade, que integrava o Royal Mail Lines (Linha de Correios do Reino Unido). Diz ainda o Certificado que o navio estava sob o comando do Capitão Arthur Cocks, e que a bordo estavam  todos sob os cuidados médicos do Dr. Ernest Leach.
Ainda que nem todos os desembarques com suas listas tenham sido digitalizados ou disponibilizados para pesquisa, os arquivos digitais do Museu da Imigração   http://museudaimigracao.org.br/acervodigital são importante fonte de informação e bases para pesquisa. Tendo isso em mente, encontrei que o último desembarque do Cap. Arthur no porto de Santos se deu no dia 11/08/1940.
Acredito que a última viagem deve ter sido mesmo por volta dos anos 40, porque o Capitão aposentou-se em 1943, como comodoro, graduação na marinha de guerra inglesa, acima de capitão-de-mar-e-guerra e abaixo de contra-almirante.  Certamente, o Capt. Arthur Cocks elegantemente vestido, charmosamente fumando seu cachimbo, surgia na noite do Jantar com o Capitão, ostentando as honrosas condecorações na lapela:

Este segundo conjunto corresponde a várias condecorações recebidas por ter participado da Segunda Guerra.

A Gazeta de Londres, do dia   8 março de 1918 destaca a recomendação para honras recebidas em 31/12/1917,  assinado pelo comandante do 7 º Destroier: "Um funcionário zeloso e capaz, que tem estado desde o início da guerra, comandando, sucessivamente: " Earnest "," P-52 "e" Rother. " Atua com o seu navio com cuidado e habilidade; foi mencionado nos despachos em outubro de 1916, e é novamente recomendado pelo bom trabalho, e recomendado para o posto de Comandante”.
O Capitão Arthur, que trouxe muitos portugueses para o Brasil,  nasceu no dia 21/11/1879, em Colyton, Beer, Devon e faleceu em 16/11/1949, em Exmouth, Devon.

P.T.Juvenal Santosptjsantos@bol.com.br

Obs: as informações sobre o Capitão Arthur Cock foram obtidas no site http://www.unithistories.com/officers/rnr_officersc.html da Reserva Naval Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário