10 julho, 2024

𝔻𝕒 𝕞𝕚𝕟𝕙𝕒 𝕛𝕒𝕟𝕖𝕝𝕒: a Estrela

 




Por vezes as estrelas ficam

Fora da vida de viver

Estando dentro da saudade

De se ter



Não é estrela quem quer

Nem são todos

Os que não se vão esquecer

Tempos fora

Mesmo sem querer



Tive a sorte de conhecer

Uma estrela corajosa

Humilde

Cheia de crer

Grande na luminosidade

Pensante da sua liberdade



Foi hoje passear pra fora

Da nossa amizade inteira

E fica como a nossa estrela

Maior e íntegra

Que nos representou a todos

Dignamente

Até, sem nos dizer, morrer



Luís Pais Amante

In memoriam da Minha Colega de Curso e Amiga Joana Marques Vidal
 (a Maria Joana).



09 julho, 2024

Personalidades (5): Domingos de Lemos (1693-1753)

Foi no Colégio Jesuíta da Baía que Domingos de Lemos mais se notabilizou

Domingos de Lemos nasceu no ano de 1693 em Gondelim. Ao pesquisarmos nos livros de Registos Paroquiais encontramos o assento de baptismo de “Domingos, filho de Pedro Rodrigues (?) e de Antónia de Lemos”, baptizado a 27 de Maio de 1693. A tratar-se da mesma pessoa, o que pelo apelido Lemos da mãe parece ser, há um desfasamento nas datas, em relação à síntese biográfica inserida na obra “Artes e ofícios dos Jesuítas no Brasil (1549-1760)”, publicada em 1953, que refere o seguinte:

“LEMOS, Domingos de (1694-1753). Natural de Gondelim (Penacova), onde nasceu a 27 de Maio de 1694. Entrou na Companhia [de Jesus] na Baía, com 25 anos, a 13 de Julho de 1719 (Cat. de 1725). Farmacêutico («pharmacopola»). Já o devia ser quando entrou, porque em 1722 aparece no Colégio de Olinda no exercício do cargo. Em breve voltou para o Colégio da Baía e aí residia em 1732, com o qualificativo de «insigne» em sua arte. Em 1746 e 1748 tinha dois ajudantes, donde se infere a importância do Laboratório baiano e a sua categoria de mestre. Faleceu no mesmo Colégio da Baía, depois duma actividade ininterrupta de mais de 20 anos, a 7 de Fevereiro de 1753.”

A Companhia de Jesus, apesar de se ter dedicado desde a sua fundação principalmente ao trabalho missionário e educativo, também se evidenciou na actividade farmacêutica. As más condições sanitárias com que se depararam em terras do Brasil levaram os jesuítas a serem mais do que “médicos da alma” assumindo também a missão de serem “médicos do corpo”.

Os medicamentos “importados” da Europa, eram insuficientes. Assim, os Jesuítas procuraram muitos outros nas plantas autóctones, com a ajuda dos conhecimentos das populações indígenas. Passaram a cultivá-las e a aprofundar o seu estudo. Os colégios dos jesuítas tornaram-se, deste modo, detentores de um riquíssimo receituário particular, que incluía não só as fórmulas dos medicamentos, mas também os processos de preparação.


As boticas jesuíticas eram dependências especiais dos colégios, anexas às enfermarias. A elas se recorria quando as populações eram atingidas por epidemias ou quando ocorriam casos de calamidade pública. A botica do Colégio da Baía, onde Domingos de Lemos se evidenciou, revelou-se como a mais bem estruturada de todas as que existiam na rede jesuítica, tornando-se um centro distribuidor de medicamentos para as demais boticas dos colégios do Brasil. Da reunião dos saberes e medicamentos produzidos em cada Colégio resultou (em 1776) uma importante compilação (260 receitas) intitulada Colecção de várias receitas e segredos particulares da nossa Companhia de Portugal, da Índia, de Macau e do Brasil. Compostas e experimentadas pelos melhores médicos e boticários mais celebres que tem havido nestas Partes.

Estas receitas, prescritas para um grande número de doenças, demonstram o importante contributo dos Jesuítas, em especial o Colégio da Baía, na história da medicina brasileira. Quando este colégio foi saqueado e sequestrado em Julho de 1760, por ordem do Marquês de Pombal, o desembargador incumbido da acção judicial logo comunicou superiormente que havia feito as diligências necessárias para se apoderar da botica do Colégio e de algumas receitas particulares.

Pode Gondelim orgulhar-se de ter sido uma importante villa onde existiu um Paço que pelos anos de 984-985 estava na posse de netos de Munia Dias e Alvito Lucides1 e, ter sido também, morada de Príncipes2 e berço de figuras importantes da nossa história. A José Pereira Baião, figura insigne das Letras e da Oratória, podemos juntar Domingos de Lemos, um penacovense ilustre inteiramente desconhecido de muitos de nós.

1 - Cf. Manuel Luís Real: “O significado da basílica do Prazo (Vila Nova de Foz Côa), na alta Idade Média duriense”
2 - Aqui se terão criado, de acordo com o Portugal Renascido, os Príncipes de Leão, Ramiro e Bermudo.

05 julho, 2024

𝔻𝕒 𝕞𝕚𝕟𝕙𝕒 𝕛𝕒𝕟𝕖𝕝𝕒: a Procissão


A Procissão

O som das solas rijas das botas
Do Corpo Activo dos Bombeiros
Ecoava rua abaixo, voluntária
… e vagarosamente
Anunciava a Procissão do Enterro do Senhor
Aquela que percorre as nossas ruas em amor
Transmitindo, ao mesmo tempo, muita dor
A minha cabeça, à minha janela
Percepcionava o sentido da batida
Persistente … até eloquente
A chuva caía copiosamente
Abençoando o ajuntamento
Que não parava na ambição
De continuar a espalhar a fé
Era dia de Sexta-feira Santa
Os crentes acompanhavam-no
Mesmo sem chapéu ou manta
Concentrados … tranquilos
[Todos, todos, todos]
Em ritual sagrado já perdido no tempo
Com organização reverente
O Estandarte ia ali à frente
Levado pelo Paulo, da Ferradosa
E ladeado pelo Agrupamento 1079
Dos Escuteiros de Penacova
A Cruz (do Primo Bécas) a seguir
Curvando a cabeça na paixão
Em representação familiar, secular
A Verónica Maria, de Ribela
Parou, olhou, respirou
E cantou solenemente:

“O vos omnes
Qui transitis per viam
Atendite, et videte
Si est dolor similis sicut dolor meus”

A sua representação
Levou-nos ao encontro com Cristo
Na Via Crucis
O Padre João, de Benguela
Vinha lá, logo ali atrás dela
Em introspectiva oração
E o Povo emocionou-se
E suspirou d’enlutamento
… até a Casa Azul se arrepiou!


Luís Pais Amante
Casa Azul

A propósito de uma Procissão [que é histórica em Penacova] a que assisti com a minha Família, nesta Páscoa.