13 junho, 2019

A Capela de Santo António em Penacova (séc. XVII)



Capela de Santo António . Foto de A. Silva Calhau

A capela de Santo António é uma construção do séc. XVII que ao longo dos tempos foi sofrendo algumas modificações. Exteriormente, sobressai um alpendre de quatro colunas na frente e uma a meio de cada lado.

No interior, podemos observar uma campa, já muito deteriorada.  Tem uma  faixa envolvente e um brasão muito corroído. Apresenta uma inscrição que aponta para a data de 1621 e nos fornece outros elementos relativos à família da pessoa sepultada.
Transcrição do texto que consta na campa
Possui um retábulo dos séculos XVII-XVIII, com imagens de Santo António e S. Francisco, do mesmo período. O púlpito tem a forma circular. Uma imagem de pedra, assente numa mísula, representa o  Anjo da Anunciação. É do séc. XVI. Outra escultura, representa uma Virgem (séc. XVII-XVIII).

De registar ainda a existência de um cálice (prata), sem ornatos, com a seguinte inscrição no listel da base: “ESTE CÁLICE HE DA IRMANDADE DE SANTO ANTÓNIO FOI FEITO ERA D. 1664 a.”

Fonte: Inventário Artístico de Portugal, 1952

25 maio, 2019

Os santeiros de Sazes



O Inventário Artístico de Portugal (volume relativo ao distrito de Coimbra, publicado em 1952) menciona  que a Igreja de Sazes tinha “muitas esculturas espalhadas pelos altares e arrecadações, obra do pároco, Padre António Abílio dos Santos”.

Assinatura do Pe António Abílio dos Santos
quando, em 1890, era pároco de Sazes

Na Exposição Distrital de 1884 pôde ser apreciado pelos visitantes uma imagem de S. João, “pequena escultura em madeira”, tendo como autor “o reverendo António Abílio dos Santos, cura na paróquia de Sazes”. A estatuária religiosa de Sazes adquirira já alguma projeção regional. É numa publicação que descreve aquele certame que se pode ler uma curiosa referência a esta arte tradicional arreigada naquela freguesia:
“Naquela pitoresca aldeia das vertentes ocidentais da serra do Bussaco é tradicional nos seus diretores espirituais a tendência para a estatuária. Durante muitas gerações ali tem existido, junto da singela e rústica igreja, uma modestíssima oficina de modelação e estátuas religiosas.”
A origem desta arte, poderíamos dizer indústria, estaria relacionada com o Convento do Bussaco: “Neste eremitério dos Carmelitas Descalços houve alguns monges que se dedicaram à arte escultural e que legaram àquele convento algumas obras de merecimento”.  Sazes fica muito próximo do Bussaco e, provavelmente, foram aqueles “frades-artistas”, ao visitarem com alguma assiduidade as aldeias circunvizinhas, a origem da indústria de imagens existente em Sazes e muito conhecida não só no concelho de Penacova mas também no de Mortágua e na região da Bairrada. [1]
Nestas terras “o prior de Sazes e o seu cura são conhecidos e apontados como artistas estimáveis, e as suas obras por lá figuram em muitas capelinhas, ermidas e paroquias.” Esta indústria de Sazes assumiu alguma dimensão e “as encomendas” passaram a ser muitas “ porque a obra agrada[va] ao consumidor e os preços [eram] modicíssimos”.
A arte terá passado de uns párocos para os outros: “Terminados os ofícios divinos, o pároco despe as vestes sacerdotais, adorna-se com a simpática blouse do artista, e ei-lo que nos surge um verdadeiro operário, modelando ou esculpindo as obras que lhe são encomendadas!”




[1]O sr. padre A. Abílio dos Santos esculpiu uma imagem do Senhor morto que se venera na Igreja de Sangalhos, próximo a Oliveira do Bairro, uma do Senhor crucificado na capela do cemitério de S. Martinho da Cortiça, concelho de Arganil, outra dita  na Igreja de Alvaiázere, outra de Nossa Senhora na capela do lugar de Monte-Novo, junto ao Bussaco, outra dita em uma capela do Souto, freguesia de Espinho, de Mortágua. É também autor de duas de Santo António, uma na Igreja da Brenha nas proximidades da Figueira da Foz, e outra n’uma capela próximo a Vale da Mó, concelho de Anadia, além de muitas outras em capelas e casas particulares.”- pormenoriza aquele documento que descreve a Exposição Distrital  de 1884.

20 maio, 2019

Grupo Etnográfico de Lorvão comemora 30º aniversário

A participação na missa dominical, seguida de actuação pública e de um almoço convívio, assinalou , ontem, o 30º Aniversário do Grupo Etnográfico de Lorvão (GEL). Durante o encontro, foi prestada homenagem a uma das fundadoras, D. Maria Fonseca. De acordo com os participantes “foram momentos de grande emoção, partilha, amizade e carinho”. 


O GEL tem a sua génese no "Grupo de Danças e Cantares de Lorvão" criado em 1989. Desde muito cedo surgiu a ideia da criação de um Grupo de Etnografia e Folclore com base num trabalho de pesquisa sobre a cultura local. A Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão "apadrinhou" o grupo em 1990, não apenas por uma questão de enquadramento legal, mas também pelo reconhecimento do seu mérito. Neste processo foi adoptada a denominação "Grupo Etnográfico de Lorvão".

Fez a sua primeira apresentação em público em 6 de Maio de 1990 seguindo-se inúmeras actuações em Portugal e no estrangeiro bem como participações em programas televisivos. 

O estandarte, representa uma figura extraída de uma iluminura do «Apocalipse de Lorvão», que mostra aspectos de vários trabalhos agrícolas da região: cenas da vindima, da ceifa e do lagar de azeite. A moldura do mesmo está guarnecida com folhas de louro e palitos. 


O repertório compõe-se de danças e cantares recolhidas na Vila de Lorvão e serras de Aveleira, Roxo, Paradela e S. Mamede. Apresenta trajos dos finais de séc. XVIII - Criados do Convento, Devotos do Senhor dos Passos, Noivos, Paliteira de meados de séc.XVIII, Recoveira; Vendedor de Palitos; Ver-a-Deus, Meia-Senhora - e trajos do final de séc. XIX como Paliteiras, Trabalhos Agrícolas, Romeiros; Feirantes. O Toque é constituído por instrumentos Tradicionais, nomeadamente: A Viola Toeira, Cavaquinhos, Bandolim Português, Violões, Pandeiro e Ferrinhos. Os viras; os verdegaios, o malhão de Lorvão e outras, são as modas alegres e vivas que este grupo apresenta.