quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Centros Interpretativos de Lorvão: uma visita obrigatória


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Inaugurado em 17 de Julho de 2023 [ver notícia RTP: https://x.gd/FszZA ]


Segundo a tradição, a origem do Mosteiro recua ao ano de 561. Os documentos escritos fixam a data mais tarde, nos séculos IX ou X (anos de 800 ou 900), segundo os diferentes autores.

Lorvão teve um papel crucial contra os assaltos muçulmanos. Devido à sua implantação estratégica serviu de zona de proteção ao povoamento da região de Coimbra. 

O monumento é especialmente reconhecido pelo seu cartulário (lugar onde se guardam os livros de registo e documentos importantes), no qual foram copiados os mais antigos documentos produzidos em território português. E pela produção de manuscritos do seu scriptorium, em particular, o Apocalipse de Lorvão, distinguido como Memória do Mundo pela UNESCO. 

Em 1211, expulsos os monges beneditinos, Lorvão converteu-se num Mosteiro feminino, da ordem de Cister, dirigido pela filha de D. Sancho I, D. Teresa. 

Das antigas instalações que serviram as diversas comunidades religiosas, permanecem alguns vestígios. Os edifícios conservados, todavia, datam, na sua maioria, dos anos de 1600 a 1800.

A extinção das ordens religiosas levou ao abandono do mosteiro a partir de 1887 e à sua progressiva deterioração. Em 1960 foi instalado, na zona dos dormitórios, um Hospital Psiquiátrico. A instituição foi, entretanto, extinta e o espaço está a ser alvo de um projeto de reabilitação. 

O Mosteiro de Lorvão - portaria, igreja e claustro, apresenta agora um percurso de visita contextualizado, respeitando a prática devocional que aqui se mantém, e um novo espaço museológico, o Centro Interpretativo do lugar e acervo, no edifício construído no sobreclaustro, obra do arquiteto Mendes Ribeiro.

 [Texto do desdobrável promocional]




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Inaugurado no Dia do Município, 17 de Julho de 2024

https://x.gd/hmBkN

A origem da Casa do Monte remonta ao início do séc. XVIII, com o objetivo de alojar alguns dos muitos convidados nobres, para a cerimónia de Transladação das Santas Rainhas Teresa e Sancha dos túmulos de pedra para as urnas de prata, onde hoje se encontram no Mosteiro de Lorvão. 

Este novo núcleo museológico tem como tema central o palito, verdadeiro objeto icónico de Lorvão e de Penacova, conhecido e reconhecido nos quatro cantos do mundo. 

O percurso expositivo está dividido por oito salas que retratam a origem do palito, os vários tipos, o artesanato, o quotidiano em Lorvão ligado à manufatura, a etnografia, a industrialização, etc. A manufatura dos palitos tem origem no mosteiro de Lorvão. Começaram por ser feitos pelas monjas, para decorar a doçaria conventual. 

A extinção das ordens religiosas, no século XIX, contribuiu para disseminar os palitos pela população. A manufatura extravasou as portas do mosteiro e rapidamente se tornou numa importante fonte de rendimento para os habitantes de Lorvão e povoações vizinhas. 

A abundância de matéria-prima na região, sobretudo madeira de salgueiro-branco e choupo deu um forte contributo à sua expansão. A manufatura do palito inspirou a criação de outros artefactos em madeira representativos do património do concelho, tais como as miniaturas da roda, do moinho de vento e da barca serrana, peças que nasceram das mãos da artesã Fátima Lopes.  

[Texto do desdobrável promocional]





sábado, fevereiro 01, 2025

Laborins [ e arredores ] em festa: Nossa Senhora das Candeias



Por estes dias, Laborins (o cartaz faz questão de anunciar que a festa também é de Vale da Serra, Arroteia, Carvalhal e Beco...) vai estar em Festa. A antiquíssima tradição destes lugares vai repetir-se. Veja-se esta pagela que já terá uns bons anos e que era disponibilizada perto do cesto das ofertas pecuniárias que os devotos depositavam junto à imagem da venerada Senhora das Candeias.



A origem desta devoção a Nossa Senhora das Candeias está relacionada com a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o Natal. Para assinalar esses acontecimentos surgiu então a  Festa de Nossa Senhora da Purificação, celebrada pela Igreja Católica a 2 de Fevereiro, e o culto a Nossa Senhora das Candeias. 

Em Portugal, esse culto nasceu a partir do século XV. Segundo a tradição deve-se a Pedro Martins. Num sonho lhe ter-lhe-á aparecido Nossa Senhora envolta em luz, que lhe indicou que iria encontrar uma imagem sua em Carnide, nos arredores de Lisboa. Aí foi construído um convento e uma igreja dedicada à Senhora da Luz, que foi muito danificada com o terramoto de 1755, mas foi reconstruída e é hoje  a Igreja Paroquial daquela freguesia.

Rapidamente o culto cresceu e se expandiu, não só em Portugal. No Brasil, por exemplo, é padroeira da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Nas ilhas Canárias, “Nossa Senhora da Candelária” é, igualmente, a padroeira.  Em muitos outros lugares do nosso país, como em Terroso (Póvoa de Varzim), Mourão (Alentejo), Samuel (Soure), Ferreiros (Lamego), Delães e Landim  (Famalicão), S. Faustino (Guimarães), Nespereira (Lousada), esta festividade é assinalada com grande fervor.

O Papa, no século X, oficializou esta celebração que se chama , em rigor, “Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora”,  começando, precisamente, por ser uma procissão à luz de candeias.

Nossa Senhora das Candeias era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias"...

domingo, janeiro 26, 2025

Quando o Porto da Raiva "coalhava" de barcas e de gente...


Muito se tem escrito sobre o Porto da Raiva, não tivesse sido esta localidade ribeirinha um dos maiores portos fluviais do nosso país até meados do século XIX. A actividade portuária manteve-se, contudo, por mais um século, até meados do século XX , assumindo-se como "o principal porto serrano do Mondego, a setenta quilómetros da foz", como reconheceu Adriano Peixoto em 1947 quando escreveu o artigo "A vida de um rio", texto que consideramos ser uma das melhores referências escritas sobre a "vida" deste lugar. Um texto que a dado passo se transforma como que num filme onde há movimento, acção: a Raiva "peja-se de gente estranha. Barqueiros de todo o rio. Lenheiros e carreiros de Laborins, Travanca, Sobral, Cruz do Souto, S. Paio. Freguesia até às portas nas mercearias e vendas. O rio coalha-se de barcas. O areal coalha-se de gente. Filas de mulheres formigueiam entre o rio e a aldeia."

A VIDA DE UM RIO

Da foz do Ceira à Rebordosa, o vale do Mondego tem por vezes, a grandeza orográfica duriense. Na Rebordosa abre-se numa grande concha azul, para se fechar, convulsivamente, nas pedreiras altas da Livraria, à vista de Penacova, onde esmaece o clarão arco-irisado que, do mar às dramáticas penedias, inunda de luz o Mondego.

Cinco quilómetros adiante de Penacova, no caminho de S. Pedro de Alva, à entrada duma povoação, recortam-se no fundo branco duma placa da junta Autónoma das Estradas as letras sanguíneas desta palavra: Raiva.

A localidade em si nada tem de diferente das que se deixaram para trás. Casas dum lado e doutro da estrada, entre o rio e a aba do vale. As mesmas mercearias, as mesmas vendas, os mesmos velhos parados, as mesmas crianças, as mesmas galinhas, as placas metálicas das gasolinas e óleos de todos os aglomerados à beira das estradas, os mesmos editais.

Será apenas menos luminosa e menos agrícola. À volta não há um lameiro, nem grandes hortas ou pomares. Só pinheirais. Olivedos. Silêncio. E a povoação adormecida, o rio adormecido...

No entanto, em certos dias, a Raiva é uma aldeia singular, quando vive para o rio, como nenhuma outra povoação.

Três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados, entrega-se completamente à vida fluvial. Peja-se de gente estranha. Barqueiros de todo o rio. Lenheiros e carreiros de Laborins, Travanca, Sobral, Cruz do Souto, S. Paio. Freguesia até às portas nas mercearias e vendas. O rio coalha-se de barcas. O areal coalha-se de gente. Filas de mulheres formigueiam entre o rio e a aldeia. Os homens válidos da Raiva desprezaram o rio. São serradores ou carpinteiros. Não anda hoje no Mondego uma barca da Raiva. Não há, sequer, um barqueiro nascido na Raiva...

Carros de bois sobem e descem o areal. As mulheres conduzem, à cabeça, tábuas e pranchas que vão buscar aos «depósitos», recintos murados, nos pontos da estrada mais próximos do rio, para facilitar a carga das barcas e camionetas. O plano ao nível da água destina-se às pilhas a exportar por via fluvial. É um tosco e húmido cais. O sobreposto é de construção mais caprichosa. Domina-o uma pérgola que lhe da o ar de um mirante. À primeira vista parece fantasia de um rude natural que tivesse regressado muito rico e a quem desse, ostentosamente, para embelezar a terra, mandando fazer aquilo... Mas sabe-se depois que a pérgola não é uma inutilidade, antes uma construção indis- pensável à cubicagem da madeira, um ester de cimento armado, caiado a branco e rosa.

Os carros de bois transportam a lenha armazenada nos barracões dispersos pelo povoado. A lenha é empilhada, separadamente, à proa e à ré, e as barças carregadas ganham a linha dos «juncos». Quando são muitas, forma-se em frente do lugar uma verdadeira aldeia lacustre.

Em várias manhãs chegam a reunir-se mais de cem.

Por volta do meio dia começa a largada.

As barcas contornam a serrazinha da Mougueira que, do Poente, avança sobre a Raiva e se queda defronte, na margem direita, revestida de pinheiros e eucaliptos. O rio, desobstruído, torna a ser remansoso e verde. A branda corrente leva as barcas, as madeiras, as lenhas, os barqueiros, a vozearia. E a essa hora, quando a sereia da fábrica de serração lança o seu prolongado mugido, o som tem acordes de búzio, evocando o que quer que seja do oceano distante. Ligada a visão da azáfama no areal à voz lamentosa da sereia e à perspectiva da localidade, tomada do sul, tem-se por instantes a ilusão da vida de um porto interior de um grande canal. O eco dos motores da fábrica, abafado pela vegetação, é tal qual o ruído das hélices dos vaporsitos espadanando a água. E a voz da sereia, o grito dos barcos que abandonam o porto a voz das últimas barcas que deixam a Raiva...

O movimento portuário da Raiva está circunscrito à exportação de madeiras e lenhas. A camionagem não ousa eliminar a concorrência das barcas. Por duzentos e cinquenta escudos uma barca leva a igual distância as mesmas dez toneladas que uma camioneta não transporta por menos de seiscentos ...

A Raiva é ainda o principal porto serrano do Mondego, a setenta quilómetros da foz. Porém, até meados do século XIX foi dos maiores portos fluviais portugueses.

Nessa época o seu tráfego não se limitava à drenagem florestal. Compreendia toda a exportação e importação económicas. Mais ainda. Registava um extraordinário movimento de passageiros!

À Raiva chegavam a cavalo ou em carros de bois, vindos de toda a Beira, os que se dirigiam para Coimbra ou a outros portos de jusante e ali tomavam as barcas: estudantes, fabricantes de tecidos, negociantes, recoveiros, almocreves. Para cima de quinhentas unidades constituíam então a frota do Mondego.

Na Raiva havia grandes armazéns de cereais, legumes e batatas, que a Beira exportava para o baixo río. Do mar, as barcas levavam à Raiva o sal e o peixe que a Beira consumia: o vinho da Bairrada e das Gândaras; muita mercadoria que distribuíam pelo alto distrito os armazéns de víveres das duas cidades do rio; e os lentes e os estudantes coimbrões, com as suas famílias e a criadagem, que iam passar as férias às terras natais.

Militarmente, o porto teve acção importantíssima em determinada altura da Guerra Peninsular. A ele convergiam, transportadas pela barcas serranas, os mantimentos, as municões e o gado para as forças anglo-lusas que perseguiam as hostes francesas em retirada.

E na Raiva existiam, inclusivamente, os mais vastos estaleiros do rio.

Dessa remota opulência restam somente recordações e ruínas.

A nota evocadora mais viva é a feira, que continua a efectuar-se no quinto dia da semana, apesar de ter perdida quase tudo da sua importância de outrora.

Por causa da feira da Raiva tiveram de ser transferidos os dias das audiências na Comarca de Penacova. O tribunal ficava às moscas. Faltavam as testemunhas. Faltavam os jurados. E não sei até se alguma vez chegaram a faltar os réus...

A mais impressionante, no entanto, é a das ruínas dos armazéns, tão tristes que a aldeia as abandonou, furtando-se ao seu convívio e à sua contemplação: casas meio destelhadas, outras sem teto, paredes caídas, entre as quais crescem as silvas e as figueiras bravas. Duas ou três servem de currais. As pedras tombadas entulharam as ruas. Ninguém lhes mexeu...

A Raiva nova estende-se para o norte, em busca de solo firme onde possa edificar a sua perenidade. Alia-se à estrada parecendo não fazer caso do rio...

Excerto do artigo “A Vida de Um Rio”, de Adriano Peixoto, publicado no volume X do Arquivo Coimbrão, 1947.

sexta-feira, janeiro 24, 2025

Da minha janela: A democracia em autofagia


A Democracia em autofagia

Autofagia, em sentido figurado, significa autodestruição; Democracia, em sentido real, significa o regime político em que os cidadãos -no aspecto dos seus direitos- participam em igualdade, com ambição.

Esta participação dos cidadãos pode ocorrer directamente ou através de representação dos seus eleitos. Os eleitos devem, assim, trabalhar com o objectivo de cumprir os anseios dos seus votantes/eleitores, ou seja do Povo a que vão fazendo promessas.

Está em causa o exercício do poder e da governação e da oposição, tendo em vista a criação de leis sobre as condições sociais, económicas e culturais e cumprir os objectivos enunciados e sufragados livremente, na óptica da defesa do Estado de Direito.

Tudo começou na Atenas Clássica, como antónimo (contrário) da autocracia…

Abrange-se, essencialmente, o sufrágio eleitoral livre, sem coação e a cidadania integral e “limpa”, na avaliação que eu faço; excluem-se todas as ações que favoreçam os “interesses pessoais condicionantes”, como a “fabricação de figuras” por meios e modos que, fora da política, a manietam, por esse mundo fora, cada vez mais aguerridamente.

E, naturalmente, integra-se a Liberdade!

E, também, a paz e o respeito pelo Direito Internacional e pelos seus contornos, tudo construído no post guerra e, ultimamente, a desabar a uma velocidade estonteante, como se de um baralho de cartas se tratasse.

Conhecem-se suficientemente bem os regimes democráticos e, igualmente, os autocráticos, que já pululam pelas geografias do mundo, sem que as Democracias os saibam antecipar.

E tem-se aliado a Democracia às Constituições resultantes de processos livres, em que o que mais importa (o centro) é o tal Povo.

Nos últimos tempos confundem-se conceitos de organização política, com as ideologias vigentes desde o princípio do século passado; esquecemo-nos só que “organizar” o mundo entre “esquerda” e “direita” se torna, hoje, tão redutor, tão inconsequente, que nos permite assistir a ações e atitudes meramente de “direita”, praticadas pela “esquerda” e vice-versa. Quando se chega ao “poleiro” tudo se esvai. Passa a contar só o umbigo e o benefício das “portas giratórias”!

Ou seja,

!… Na minha modesta opinião, já não é “de direita” só quem o diz e já não é “de esquerda” quem o quer fazer parecer ser …!

As posições políticas têm de ser alicerçadas em ações concretas, com impacto visível na vida das Pessoas e nunca em proclamações desgarradas, incipientes e sem qualquer tipo de fiabilidade.

Não pode ser só vociferar hipotéticos posicionamentos políticos; têm mesmo de ser levados à prática (à risca) os aspectos que caracterizam isto ou aquilo. Não vale de nada gritar ou manifestar.

Começando no nosso País pequenino e indo por aí afora -Europa, Mundo-aquilo a que assistimos é a uma profunda delapidação dos valores e dos meios e das riquezas comuns, uma degeneração dos carácteres, tudo com apropriações indevidas de meros estatutos, sem resquícios de humanidade ou de respeito pela ética.

Todos conhecemos casos diversos envoltos nestas confusões, com generalização acentuada da apropriação de benefícios imerecidos, em todas as latitudes, sem integridade; todos conhecemos figuras que a política impõe, com comportamentos ditatoriais.

Todos sabemos que sem se colocar o mérito como valor primeiro, o Povo fica cada vez mais prejudicado, mais goradas as suas expectativas e isso leva ao seu desligamento da política e ao seu olhar desconfiado para quem a exerce como profissão.

Continuando a ser este o caminho, quer parecer-me que chegaremos, rapidamente, a uma confusão tal em que o respeito pelo voto popular deixará de ter qualquer tipo de significado.

O mesmo acontecendo à valorização dos princípios do primado da Lei, do respeito pelos resultados eleitorais, da inviolabilidade das fronteiras, sem natural consagração da soberania e dos Direitos Humanos, o que tornará moribunda a Democracia.

Não tarda e valerá mesmo só “a força” (em sentido lato) bem como a “matreirice” e a “subordinação a valores maiores”.

… e  nenhum serve [nem nunca serviram] a Democracia!


Luís Pais Amante

quarta-feira, janeiro 22, 2025

Viagem por Lorvão e Telhado: uma crónica do Padre Américo, quando era seminarista em Coimbra



Frei Junípero foi o pseudónimo do seminarista Américo Monteiro de Aguiar, futuro Padre Américo e fundador da Obra da Rua, em Lume Novo, revista dos alunos do Seminário Maior de Coimbra, no final da década de vinte. Aí, Américo evidenciava já o grande talento para a escrita, que mais tarde no jornal O Gaiato, e não só, revelou. 

Transcrevemos parte de uma das suas crónicas publicada naquela revista  com o título “Dois famosos viandantes” (nº 8, Novembro de 1928) onde refere uma viagem passando pela Rebordosa em direcção a Lorvão e depois por Telhado, onde beberam um copo em casa do pai do Padre Manuel Marques, seguindo daí para o Buçaco.  


 DOIS FAMOSOS VIANDANTES

Era já noite alta quando chegámos ao Lorvão, e o soberbo mosteiro emergia agora das sombras em silêncio, majestoso, numa agonia de séculos. 

Na camionete que de Coimbra nos trouxera a Rebordosa, um amável viandante informou que dali ao lugar seriam uns dois quilómetros e meio, mas eu cuido que ele teria sido mais exato se, em vez de quilómetros, houvera dito léguas; pois que, tendo largado a estrada por volta das sete horas da tarde, quiseram os fados que sofrêssemos amargas experiências aonde bem pudéramos ter colhido as mais gratas impressões, se o tempo fora mais largo e a distância mais curta.

O Rev.º Prior da freguesia, à porta de quem batemos a horas desusadas, recebeu-nos numa grande exclamação de espanto e alegria, e, com um melão que levávamos e uns ovos fritos que ele nos deu, fizemos uma ceia deliciosa, regalada. Assim terminámos a primeira aventura do primeiro dia, em duas camas muito grandes nuns quartos muito pequenos.

Fica numa pequena encosta, sobranceira ao mosteiro, a casita do nosso bom Prior, e eu sozinho, da janela do quarto, tive uma das visões mais felizes da minha vida: a lua tinha subido, clara, silenciosa; iluminava agora o dorso de todos aqueles montes que escorregam até ao fundo -suaves, vestidos de verde-, lindíssimos; e foi então que eu vi pela primeira vez uma das alas do gigante, a olhar a lua, cansado de sofrer as torturas do tempo e dos homens.

Uma aragem fresca, subtil, entrava pela janela dentro. Tive ganas de chamar o meu companheiro (1), que dormia num quarto por detrás do meu, ele, também amigo de ver coisas lindas, mas a jornada tinha sido puxadita e na descida duma ladeira de pedras soltas, que por engano subíramos, já noite alta, o meu dito companheiro foi o valente suporte duma malita de mão que levávamos e do rabiscador destas linhas, que não se ajeita a andar às escuras.

Na manhã seguinte, por volta das sete horas, entrávamos na igreja do mosteiro, simples, elegante, lavrada em pedra estilo Renascença. No fim da Missa o Rev.º P.e Basílio (2) , gostosamente, mostrou-nos os paramentos e outras preciosidades da igreja, que lhe estão confiadas; e logo subimos acima, aonde repartiu connosco, generosamente, o pobre conforto da sua casa e a modéstia da sua mesa.

Ia para as duas horas, quando, sob um céu de nuvens carregadas, nos fizemos de proa à Mata do Buçaco, caminhando sempre pelo dorso da serra, aonde entrámos por volta das sete, pelas portas da Cruz Alta. O Caramulo, a Estrela, a Lousã olhavam-nos ao longe, e, a poente, na orla do horizonte, víamos o enorme cotovelo do Cabo Mondego e um extenso lençol de areia branca onde se perdia o Atlântico. Era precisamente desta banda que uma brisa forte e salgada nos fustigava as faces, impedindo que as nuvens, então ameaçadoras, se despejassem sobre nós; ainda assim não fomos tão felizes que não tivéssemos de estugar o passo, serra em fora, a procurar abrigo num moinho de vento.

Durante o trajeto, no Telhado, entrámos uns momentos em casa do Rev.º P.e Marques (3). Uma capelinha, muito linda, mesmo à beira da estrada, dá a direção para a simpática vivenda do não menos simpático Prefeito da “Segunda”. Subimos ao patamar, entrámos no sobrado; houve os cumprimentos e perguntas do estilo e logo o Joaquim foi abaixo, à loja, em cata de qualquer coisita fresca. O Rev.º Prior do Lorvão acompanhara-nos até aqui. Uma bandeja com copos ia passando à roda. O P.e Marques explicava, enquanto o Joaquim vazava vinho nos copos, “que o vinhito era o tipo da terra: fraquito mas alegre”. Gostei imenso do qualificativo. Na verdade a generosidade do vinho é sem limites - dá toda a sua alegria a quem no bebe.

Houve menino que despejou o seu copo duma assentada. Eu tomei o meu, bati um gole de vinho no céu da boca, à moda dos provadores, e fiz uma cara muito feia. O pai do P.e Marques viu a cara, toma o copo, bebe um trago e exclama: - Ora bolas! O vinho é bom, mas é para temperar batatas. Era vinagre!

O moinho que nos abrigava ficava-nos agora atrás e estávamos ao pé dum outro, ponto de referência que trazíamos para encontrar a estrada que nos havia de levar à Cruz Alta.

Para as bandas de Coimbra chovia a potes e nuvens negras, pesadas, ameaçadoras, corriam de nascente, em direção ao mar. O meu companheiro foi pesquisar a estrada enquanto eu fiquei encostado à porta do 2.º moinho e logo lhe ouvi o grito consolador: Ei-la! Corríamos agora, a par, o piso fácil da estrada — quem sabe! — talvez escapássemos à chuva. Já se via um pequeno bosque, fora das portas da Mata e eu, de longe, ia escolhendo com a vista entre as árvores, a mais copada de todas para o que desse e viesse. Íamos entrar na Mata; olhámos as nuvens pela derradeira vez e mergulhámos na densidade do arvoredo, perdidos por atalhos e veredas até dar com a avenida que corta a Mata, das portas de Coimbra às da Rainha. (...)

Fonte: 

Padre Américo: Frei Junípero no Lume Novo, Organização, introdução e fixação de texto de Henrique Manuel Pereira. Outubro 2015

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Notas:(1) “O companheiro era o António Antunes da Cruz Gomes, mais tarde ordenado, aluno da Universidade de Estrasburgo e professor do Seminário de Coimbra, morto prematuramente em 1948, quando tanto havia a esperar ainda da sua vigorosa e penetrante inteligência e invulgar cultura.”  (2) Basílio da Costa Morgado, que depois de Pároco de Lorvão, foi pároco de Corticeiro (Mira) (3) “O Rev.do Padre Manuel Marques, ja falecido em 1955, depois de ter sido professor do Seminario, paroco de S. José de Coimbra, Assafarge e Penacova e Diretor Espiritual do Seminário de Coimbra.”




segunda-feira, janeiro 20, 2025

Penacova já tem Conselho Municipal de Turismo


Foi publicado no Diário da República, 2ª série, nº 210, de 29 de Outubro passado - estando, portanto, em vigor - o Regulamento do Conselho Municipal de Turismo. O mesmo fora aprovado pela Assembleia Municipal (sessão ordinária de 30 de setembro de 2024), sob proposta da Câmara (reunião ordinária de 11 de julho de 2024).

Refere-se no preâmbulo que “o município de Penacova é, pelas suas características naturais e recursos endógenos, um território com apetência para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo.”

Reconhece-se também que “a atividade turística tem tido, ao longo do tempo, uma importância crescente na dinâmica económica e social”, o que reflecte “o aumento da importância económica, mas também uma maior exigência de qualidade dos serviços prestados.”

“Um acolhimento turístico qualificado é condição indispensável para a edificação de um destino turístico sustentável.” - salienta igualmente o documento.

À semelhança do que defende a maioria dos municípios portugueses que já têm, igualmente, constituído um Conselho Municipal de Turismo (CMT), no caso de Penacova explicita-se que este órgão consultivo tem como meta “formar uma plataforma de debate em que os diferentes intervenientes, entidades públicas e privadas, possam contribuir para a qualificação da oferta turística municipal (...) e promover, acompanhar, analisar, debater e sustentar um processo de reflexão estratégica sobre o setor turístico de Penacova.”

Que objectivos?

Passamos a transcrever os 10 objectivos definidos: 

“Promover a participação e envolvimento do setor público, setor privado, sociedade civil, movimento associativo e stakeholders, nas políticas turísticas do concelho, numa perspetiva de desenvolvimento turístico, a curto, médio e longo prazos; promover uma reflexão estratégica sobre o turismo em Penacova, mobilizando os agentes locais do setor, tendo em vista a concretização de medidas e projetos estruturados e compatibilizados com o plano de atividades da Câmara Municipal e dos agentes turísticos; aumento da atratividade e competitividade do município no setor; pugnar pela conservação do património edificado e imaterial; reforçar a promoção dos produtos endógenos; promover a qualificação da oferta turística; criar sinergias para uniformização da informação que é veiculado pelas entidades e agentes turísticos sobre a oferta turística do concelho; promover redes colaborativas entre todos os agentes; promover a sustentabilidade económica, social e ambiental de Penacova enquanto destino turístico; aumentar a notoriedade e visibilidade nacional e internacional.”

A composição do CMTP é a seguinte:

Presidente da Câmara Municipal ou em quem este delegar; representante do pelouro ou divisão de turismo; representante do Turismo do Centro de Portugal; representante da empresa municipal Penaparque; representante das agências de viagem; representante dos empresários do alojamento/hotelaria; representante das empresas de animação turística; representante dos empresários da restauração e bebidas; representante do agrupamento de escolas; representante do ensino profissional; representante do movimento associativo e cultural sediado em Penacova; representante de cada partido ou grupo com assento na Assembleia Municipal; representante de cada Junta e União de freguesias; representante dos artesãos.

O regulamento ressalva ainda que o referido Conselho “pode, sempre que assim o entender e a temática o exigir, convidar a estar presentes nas reuniões, sem direito a voto, outras entidades ou personalidades com conhecimentos e competências relevantes para emissão de pareceres ou prestação de esclarecimentos ou que sejam consideradas úteis para os trabalhos.”

domingo, janeiro 19, 2025

Coral Divo Canto na Sé Catedral de Lisboa




O Coral Divo Canto actuou hoje na Sé Catedral de Lisboa. O grupo participou na Missa Dominical das 11:30 h e, de seguida, apresentou um CONCERTO especial. Acompanharam o evento o Presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, bem como outros penacovenses, entre eles Luís Pais Amante que organizou, junto do Patriarcado e do Coral, esta iniciativa. A Casa do Concelho esteve igualmente presente, tendo feito a gravação em vídeo desta memorável actuação: https://www.facebook.com/CasaConcelhoPenacova

De acordo com a organização tratou-se de um "momento único de espiritualidade e música, num dos cenários mais emblemáticos de Lisboa."

VÍDEOS

𝐎𝐁𝐒: 𝐎𝐒 𝐕Í𝐃𝐄𝐎𝐒 𝐐𝐔𝐄 𝐒𝐄 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐄𝐌 𝐅𝐎𝐑𝐀𝐌 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔𝐙𝐈𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐂𝐀𝐒𝐀 𝐃𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐄𝐋𝐇𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐄𝐍𝐀𝐂𝐎𝐕𝐀, 𝐒𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄 𝐀𝐓𝐄𝐍𝐓𝐀 𝐄 𝐀𝐏𝐎𝐈𝐀𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐓𝐈𝐕𝐀𝐒 𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐈𝐆𝐍𝐈𝐅𝐈𝐂𝐀𝐌 𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐄𝐋𝐇𝐎.

 https://fb.watch/xd6XE9thTz/

Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa

                                            Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa


                                             Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa


                                            Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa


                                           Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa

Vídeo: Casa do Concelho de Penacova em Lisboa



sábado, janeiro 11, 2025

Que é feito dos arquivos do antigo concelho de Farinha Podre?

 


Farinha Podre, Carvalho, Sanguinheda… terras que foram cabeça de concelho e - que saibamos – das quais não ficou qualquer registo escrito da actividade político-administrativa desses tempos.

Sobre Farinha Podre, hoje S. Pedro de Alva, recordemos que a Reforma Administrativa de 1836, se por um lado suprimiu muitos concelhos que pelas suas pequenas dimensões não se tornavam viáveis, por outro lado, criou alguns, não muitos, atendendo a factores naturais e humanos e, obviamente, políticos. Foi assim que, num momento em que o número de concelhos levava uma forte machadada, Farinha Podre teve o privilégio de ascender a concelho. No distrito de Coimbra igual sorte teve S. Miguel de Poiares. Apesar de passado pouco tempo ter sido extinto, conseguiu recuperar mantendo-se até hoje, o que não se verificou com Farinha Podre.

A fragilidade do concelho de Farinha Podre revelou-se muito cedo. Logo no ano a seguir à sua criação, perdeu a freguesia de Carapinha para o concelho de Tábua. Passados apenas dezassete anos, com os ventos centralizadores da Regeneração, acabou por ser extinto por Decreto de 31 de Dezembro de 1853. No distrito de Coimbra igual destino tiveram os concelhos de Coja, Midões, Ançã e Tentúgal.

Foram poucos anos, mas sempre foram dezassete... Quem foram os titulares dos cargos políticos? Como se desenvolveu a administração do novo concelho?

Apenas temos conhecimento das Posturas publicadas muitos anos depois num periódico local. Nada mais, que tenhamos conhecimento, existe em arquivo. Lamentável…

Há dias, ao consultar um livro publicado em 1899 tendo como autor Sanches de Frias e intitulado Pombeiro da Beira: memória histórica e descriptiva tropeçámos com uma passagem, que apesar de relacionada com a Sanguinheda (que em tempos idos foi sede de concelho) nos faz pensar que algo parecido se terá passado com Farinha Podre.

Escreve Sanches de Frias:

[…] Dos arquivos da Sanguinheda, que foi cabeça de concelho, nada existe, que conheçamos. Disse-nos ali o sr. Soares da Costa, modesto proprietário, filho do último escrivão e tabelião da Sanguinheda e sofrível e sozinho sabedor das velharias da sua terra que ao passar o Cartório em 1836 para a jurisdição de Farinha Podre, hoje S. Pedro do Alva, desapareceram os papéis desse e outros arquivos, indo seu próprio pai vender a Coimbra uma carrada deles para embrulho! […] Quando, há pouco ainda, se procurou entre os livros velhos de um negociante de Coimbra uma obra, que nos foi prometida, um ínfolio manuscrito, encadernado em pergaminho, referente às antiguidades de Pombeiro e saído outrora do arquivo dos condes respectivos, viu-se que fôra destruído por um caixeiro, que, folha a folha, o reduzira a papel de embrulho.”

Perante esta “barbaridade”, Sanches de Frias, faz o seguinte comentário:

“Ainda este é um caixeiro, cujas untuosidades de espírito não passam além da manteiga que mercadeja e embrulha; mas .. escrivães e outras superiores e mais conspícuas autoridades, ao consentir na venda, às carradas, de manuscritos antigos, únicos documentos históricos, pelo menos, até o meado do século XV... precisavam, Deus nos perdoe, de um auto de fé, que os purificasse do atroz vandalismo. “

Terá sido por estas e por outras que hoje nada sabemos da história do concelho de Farinha Podre…

Igualmente, de Penacova muita coisa se perdeu. Segundo consta, o próprio Foral andou “ao Deus dará” durante muitos anos, o que nos dá uma triste imagem do cuidado que se tinha com os documentos, muitos deles preciosos, que hoje seriam úteis para se saber um pouco mais sobre o passado do nosso concelho e da nossa região.

quinta-feira, janeiro 09, 2025

Da minha janela: A Caminho

 


𝕬 𝕮𝖆𝖒𝖎𝖓𝖍𝖔


Devagar, de mansinho e “coração cheio”

Lá vamos nós a caminhar para a Catedral

De Lisboa

Sabendo bem que lá se reza a cantar

E, também, se poderá cantar a rezar

Ou fazer tudo isso em silêncio

Concentrados na Fé

Sincronizados na Sé

Nós todos, todos juntos

A “Divo Canto Família”

[associados, coralistas, maestro e directores]

Os Divulgadores

E outros que são Doadores

Também Facilitadores

Ou, somente, Admiradores

!… Quiçá Penacova em esplendor …!

Vamos agradecer ao Nosso Senhor

O dom bom que tivemos

Ao dignificar, alto, o tom

O percurso que fizemos

Refinando o nosso som

E, sobretudo, o significado

Que essa Porta Aberta tem

Enquanto marca do Além

Na alma pequena d’alguém

Como nós

Oriundos de uma terra beirã

De gente humilde

Trabalhadora, honesta, até sã

Com bons cantadores

Mulheres e homens sonhadores

… Muitos crentes, mas também Pecadores!


Luís Pais Amante

Casa Azul


Ansioso pela actuação do Coral Divo Canto, na Sé Catedral de Lisboa (na Missa de Domingo, 19/1, pelas 11h30) a que se seguirá um Concerto.


quarta-feira, janeiro 08, 2025

Os palitos de Lorvão num livro americano



O palito: tecnologia e cultura, no original em inglês The toothpick: technology and culture, é o nome de um dos muitos livros de Henry Petroski (1942-2023), autor do "best-seller" O Lápis e professor de engenharia civil e história na Universidade de Duke, Estados Unidos da América. Os seus ensaios "desmistificaram" a engenharia, analisando projectos e falhas de grandes estruturas, como edifícios e pontes, mas Petroski escreveu também sobre muitos artefactos do quotidiano, como o lápis e o palito de dentes.

Na obra The toothpick, publicada em 2007, em que se fala, por exemplo, da indústria americana de palitos, desenvolvida por Charles Forster, faz referência, no sexto capítulo, intitulado “Made in Portugal” à história dos palitos de Lorvão.

Aí podemos ler o seguinte:

Possivelmente, a mais antiga e orgulhosa tradição sobrevivente de palitos de dente de madeira artesanais, conhecida e admirada em todo o mundo, exista em Portugal, no distrito de Coimbra, por onde corre o Rio Mondego. Aqui, não muito longe [...] de Penacova, fica o pequeno lugar de Lorvão, onde fica o mosteiro de Lorvão. É um dos mais antigos mosteiros de Portugal, tendo sido fundado pelos beneditinos antes da invasão moura. No final do século XII foi ocupado pela Ordem de São Bernardo.

As freiras faziam "um doce especial, que evidentemente era pegajoso para os dedos e pegajoso para os dentes”. Foi assim que “no século XVI, as freiras tiveram a ideia de fazer palitos de dentes para pegar nas iguarias e para limpar os dentes depois de comer.

Refere-se de seguida que “os famosos palitos de dentes” passaram a ser manufacturados, enquanto “indústria caseira” pelos habitantes de Lorvão e terras vizinhas.

Salienta o autor que “esses palitos de dentes, lindamente cinzelados, eram considerados os melhores palitos de dentes feitos em qualquer parte do mundo".

Petrosky introduz agora uma nota que habitualmente não é referida e, quanto a nós, carece de confirmação. Diz ele que “no final do século XIX, os palitos de dentes portugueses continuavam a ser esculpidos à mão a partir de lascas de pau-laranjeira por camponesas, sendo a única ferramenta usada um canivete comum" sublinhando que “o palito português de dentes, de laranjeira, era o preferido pela aristocracia da Europa".

Mais à frente: 

“[..] A fabricação portuguesa de palitos de dentes continuou a florescer, à sua escala, e em meados do século XX havia cerca de nove mil pessoas ocupadas no comércio […] Argentina e Brasil eram os principais consumidores dos palitos portugueses artesanais" - podemos ler igualmente.

O livro fala ainda da história de um ”curador de um museu odontológico holandês que visitou Lorvão no final da década de 1970 para ver se os palitos de dentes ainda eram feitos da maneira tradicional” concluindo que “o processo havia mudado pouco ou nada, apesar dos caprichos dos mercados e tratados. Ele descobriu que os palitos de dentes portugueses simples também eram feitos de salgueiro e choupo, madeiras que crescem nas margens dos rios Mondego e Tejo. Na preparação para fazer palitos de dentes, os homens cortavam os troncos de árvores derrubadas em comprimentos de vinte polegadas, que eram então despojados de sua casca e divididos em pedaços triangulares, parecendo não muito diferentes de lenha. Os pedaços eram amarrados em feixes e etiquetados com um nome”. […]

Sendo “o trabalho de fazer palitos de dentes assumido por mulheres e crianças”, o referido curador registou a demonstração da manufactura, feita pela mulher de um dos "lenhadores":

Uma tira de cerca de 2 cm de largura e da espessura de um palito de dentes foi cortada do pedaço de madeira e três incisões paralelas foram feitas nela, chegando quase até o final. A mulher então colocou um cinto de couro no colo apertando-o com um pedaço de barbante sob seus pés. Com uma faca comum de descascar batatas, ela apontou as pontas das, agora quatro tiras paralelas, girando as tiras cerca de 30° para a direita e depois 30° para a esquerda, um lado de cada uma foi arredondado. As tiras foram então giradas em 180° e o processo foi repetido. Por um corte horizontal, quatro pedaços foram cortados da tira. Quatro palitos de dentes nasceram! A mulher repetiu o processo na tira encurtada até que estivesse terminada. Os palitos de dente assim esculpidos eram todos do mesmo comprimento e se encaixavam exatamente nas caixas que estavam ali à mão.”

Este excerto, tendo como autor F.E.R. de Maar, encontra-se no artigo “The Toothpick Carvers of Lorvão”, publicado no Bulletin of the History of Dentistry (Abril de 1980).

Prosseguindo com a leitura do capítulo VI:

Os paliteiros de Lorvão foram, em certa época, os únicos que produziam dessa forma os palitos comuns do dia a dia, geralmente chamados simplesmente de palitos, parecem semelhantes, mas são mais longos, mais largos e mais grossos - além de serem consideravelmente mais pontiagudos, mais irregulares e mais individuais - do que os palitos de dentes cónicos e planos feitos à máquina que podem ser comprados hoje em supermercados americanos.”

Henry Petrosky invoca mesmo um autor português, escrevendo que “os artesanais também são mais suaves e geralmente mais flexíveis e de cor mais clara. De acordo com o historiador odontológico José de Paiva Boleo, a escolha da madeira e o método de produção garantem a boa qualidade dos palitos. Eles são flexíveis, dão resistência suficiente, a madeira não tem gosto nem cheiro e o trabalho manual tem um alto grau de perfeição."

É também referido “outro tipo de palito de dentes português, que geralmente é mais longo e bem mais elaboradamente esculpido e decorado” que “não eram feitos em Lorvão, mas nas proximidades de Penacova e em Poiares, e também na ilha portuguesa da Madeira e em Laranja, Brasil. […] Esses palitos de dentes elaboradamente trabalhados eram considerados muito caros para o comércio comum, mas ocasionalmente pequenas quantidades deles eram importadas "para uso em banquetes notáveis". Fora de Portugal e do Brasil, eles são admirados como peças únicas de artesanato.“

[Tradução livre do original:  Penacova Online)